Pontão de Cultura Tambores do Tocantins inicia atividades na cidade de Porto Nacional

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Cinthia Abreu

A sede da Comsaúde, na cidade de Porto Nacional (TO), foi palco da primeira atividade do Pontão de Cultura Tambores do Tocantins. O evento foi realizado no dia 16 de agosto e contou com as presenças de dirigentes de movimentos sociais, representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, membros do Conselho Municipal de Cultura e do Conselho de Política Cultural do Tocantins, além de integrantes dos Pontos de Cultura que fazem parte da rede de articulação e mobilização do Pontão.

A diretora presidente da Comsaúde, entidade responsável juridicamente pelo Pontão de Cultura, Luciana Pereira, destacou a importância desse momento para a aproximação entre a comunidade local e a rede de Pontos de Cultura. “Damos início agora a uma série de muitos encontros que irão nos aproximar através de um trabalho coletivo e de fortalecimento da Cultura Viva“, afirmou.

O início das atividades do Pontão de Cultura de Tocantins marca também a retomada da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV) no estado. A Cultura Viva é coordenada pela Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC) e reconhece a diversidade cultural brasileira, especialmente a que emerge das bases comunitárias.

Durante o evento de abertura, o coordenador do Escritório Estadual do MinC em Tocantins, Cícero Belém, falou sobre o papel simbólico da instituição, que a partir de agora funciona como Pontão de Cultura.

A Comsaúde é uma entidade que trabalha com cultura, educação, saúde e direitos humanos desde 1969. É uma instituição importante para a cultura do Tocantins. E a Cultura Viva reforça a importância de valorizar e dar visibilidade às expressões culturais que nascem e se desenvolvem nas comunidades e territórios, promovendo um verdadeiro intercâmbio cultural e fortalecendo a identidade nacional”, explicou.

Já o coordenador estadual do Pontão de Cultura Tambores do Tocantins, mestre Márcio Bello dos Santos, destacou a importância de contar com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). “É muito significativo porque inicia um novo ciclo de valorização e apoio às manifestações culturais locais. A parceria entre os entes federativos, incluindo os governos federal, estadual e municipais, será essencial para o reconhecimento e o desenvolvimento de uma Rede Estadual Cultura Viva a partir de agora, que conta com a PNAB“. Até 2027, 10% dos recursos do estado e 25% dos recursos dos municípios que recebem pelo menos R$ 360 mil da PNAB são direcionados para a Política Nacional de Cultura Viva.

Atividades

O Pontão Estadual de Cultura Tambores do Tocantins/Comsaúde faz parte da rede de 41 Pontões de Cultura selecionados por meio do Edital nº 09/2023, publicado pelo MinC em agosto de 2023. Pelos próximos 12 meses, deverá fazer diagnóstico, mapeamento, mobilização e articulação da rede de Pontos de Cultura Viva que está se estabelecendo no estado:

Tambores do Tocantins – Porto Nacional

Casa do Artesão Ponto de Cultura – Taquaruçu/Palmas

Coletivo Cidade Perifa – Taquaruçu/Palmas

Canto das Artes – Taquaruçu/Palmas

A Barraca Cia Experimental de Artes – Palmas

Engenho Cultural Orquestra Ukulele – Miranorte

Artesanato Tudo Daqui – Taquaruçu/Palmas

Meninos de Luzes – Luzimangues/ Porto Nacional

Estação Cultural – Guaraí

Chapada dos Negros – Arraias

Artefato – Palmas

Casa de Caboclo – Taquaruçu/Palmas

Associação Portuense de Hip Hop – Porto Nacional

Ponto de Cultura LGS Carlos Mariguella – Palmas

Ponto de Cultura Bola de Meia- São José dos Campos/ SP

Hayla

Hayla

Comente

Relacionadas