Hayla Menares
A cidade de Palmas será palco de um projeto cultural diferenciado e inovador: o espetáculo da Orquestra Batucajón no dia 9 de agosto, às 20h no Colégio Ulbra.
Para quem ainda não conhece, a Batucajón é composta por alunos das oficinas presenciais de cajón ministradas semanalmente pelo professor Ruiter Castro em Palmas.
A orquestra vem crescendo a cada apresentação e acaba recebendo sempre novos integrantes após as oficinas, uma dinâmica que garante a contínua evolução e o fortalecimento do projeto, que se torna cada vez mais representativo e engajado pela cidade de Palmas.
Com a criação do espetáculo, a Orquestra Batucajón vai incluir artistas locais convidados e integrará outras vertentes artísticas como: canto, poesia e percussão sinfônica, proporcionando uma experiência cultural completa ao público.
Os ensaios iniciaram em maio, e a expectativa é alta. A dedicação e o talento de cada integrante prometem transformar cada apresentação em um momento inesquecível.
Palmas, prepare-se para vibrar ao som da Orquestra Batucajón!
PROJETO
O projeto está sendo realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo nº 19/2023 – Eixo 2 Artes Tocantins, geridos pela Prefeitura de Palmas – TO.
O projeto beneficiará os alunos remanescentes dos cursos presenciais, três artistas convidados e a equipe técnica envolvida. Com a conclusão do projeto, será realizada uma apresentação especial no Colégio Ulbra para a comunidade acadêmica, validando o espetáculo e celebrando o sucesso desta iniciativa cultural.
A “Orquestra Batucajón” promete ser um marco na cena cultural de Palmas, destacando-se pelo seu compromisso com a educação musical e a valorização da cultura regional. Fiquem atentos para as próximas apresentações e venham prestigiar este espetáculo que combina talento, diversidade e paixão pela música.
Ruiter Castro
Ruiter Castro é Luthier e coordenador do Instituto Madeira de Lei. Especialista em cajón, dedica-se ao estudo, fabricação e ensinar a tocar esse instrumento. Mestre de percussão da Orquestra de Cajón – Batucajón em Palmas – TO. Percussionista do Sertão de Cabo a Rabo e do grupo de música instrumental brasileira: Roda Canindé. Pesquisador constante de ritmos e timbres. Em 2017 participou do Festival Internacional de Cajón Peruano em Lima no Peru. Estudou na Escola de Música de Brasília no curso de Percussão Popular. Em 2018 lançou o livro “O Cajón Brasileiro” pela editora Musimed de Brasília. Em 2019 criou o curso online “O Cajón Brasileiro”. Como especialista no Cajón, Ruiter realiza oficinas constantemente. Com seu livro, já viajou para Portugal, Espanha, Argentina, Uruguai e Cuba, esteve também em diversos estados brasileiros realizando oficinas e workshops.
EQUIPE DO PROJETO
Elenco
Didia Cayres
Fátima Cabral
Felipe Amui
Manuela Bittencourt
Othon Pinheiro
Rodolfo Herculano.
Sergio Cirino
Tácio Pimenta
Artistas Convidados
Markelaine Batista – Canto
Leo Almeida – Percussão Sinfônica
Lucas de Jesus – Clarinete
Equipe técnica
Coordenação geral e professor: Ruiter Castro
Direção de arte: Heitor Oliveira
Assessoria de imprensa: Hayla Menares
Designer: Wellis Raik
Fotógrafo: Victoria Pesan
Videomaker: Karla Ferreira
Acessibilidade: Luan Crispim
Assessoria de prestação de contas: Carla Lisboa
———-