Oficina de Luthieria, aprovada no Edital da Lei Paulo Gustavo no TO, terá início agora em maio em Palmas

Oficina de Luthieria, aprovada no Edital da Lei Paulo Gustavo no TO, terá início agora em maio em Palmas

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Ronaldo Teixeira

Com inscrições gratuitas, oficina será em escola pública da Capital

O luthier e artista visual, Pedro Bartolomeu, mais conhecido popularmente como Peu, está bem motivado e não é pra menos. Seu projeto Oficina de Luthieria Convencional, abrirá inscrição gratuita e online, agora em maio. O projeto resultará numa cerimônia de entrega dos certificados, com participação de um músico e doação do instrumento confeccionado à escola parceira, em Palmas, capital. E será realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 no Edital Artes Tocantins da Lei Paulo Gustavo no Tocantins, na categoria linguagens artísticas – Música, módulo III. Mais informações podem ser obtidas via e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (63) 9 9230-3182.

O Projeto Oficina de Luthieria Convencional prevê a realização de uma (01) oficina em uma escola pública de Palmas (TO), durante cerca de dois (02) meses, mas sempre em horário escolar, ou seja, em um dos períodos matutino, vespertino ou noturno, objetivando a confecção de instrumento musical de cordas, sendo, nesse caso, um violão.

Poderão participar estudantes de qualquer orientação sexual, com idade entre 12 e 18 anos regularmente matriculados em escolas públicas de Palmas. Ao final da oficina, haverá uma cerimônia de encerramento com a participação de músico de renome estadual, utilizando o instrumento confeccionado na oficina, e ainda haverá a entrega de certificados aos participantes da oficina, quando o instrumento confeccionado será doado à escola-sede e parceira do Projeto.

Medidas de acessibilidade

O Projeto prevê como medida de acessibilidade a contratação de um tradutor de Libras para atuar na cerimônia de encerramento da oficina. Além disso, o local do lançamento terá todas as medidas de acessibilidade, como corrimões, rampas, e banheiros adaptados.

Contrapartida social

O Projeto Oficina de Luthieria Convencional por ser um produto cultural já é, em si, uma contrapartida social, e ainda possivelmente auxiliará na formação de futuros profissionais da arte da luthieria no Tocantins e, por fim, o instrumento confeccionado na oficina não será comercializado, mas será doado à escola pública parceira e sede do Projeto que poderá leiloá-lo ou rifá-lo e assim obter recursos financeiros para melhoria da escola.

Segundo o artista, essa oficina garantirá uma iniciação para a formação de especialistas luthieres no Estado. “O importante em todo o conhecimento que a gente adquire ao longo da vida, seja de forma empírica ou acadêmica, é repassar o que se aprendeu. E essa oficina será uma ótima oportunidade para ajudar, talvez, a descobrir futuros profissionais nessa área”, destacou Pedro Bartolomeu.

Ficha técnica

Pedro Bartolomeu – Idealizador, proponente e oficineiro; Ronaldo Coelho Teixeira – Assessor de Imprensa; A definir (1 aluno de escola parceira) – Assistente de Produção*; Lucimar – Lucimar Pereira dos Santos Músico e instrumentista – apresentação musical ao violão; Luan Crispim – Tradutor de Libras. *Aluno a ser escolhido da rede pública de ensino de Palmas.

Cronograma

Período de inscrições na oficina: 15/05/2024 à 20/06/2024; Oficina: 01/08/2024 à 15/09/2024 (julho não conta – mês de férias escolares); Cerimônia de encerramento, com entrega dos certificados e doação do instrumento à escola parceira: 20/09/2024 à 15/10/2024 (data exata a definir); Prestação de contas: 16/10/2024 à 30/12/2024.

Sobre o artista

Pedro Bartolomeu Jacinto Lima, brasileiro, natural de Pedro Afonso (TO), 66 anos, reside em Palmas (TO). Estudou um período de Gestão Ambiental na Ulbra, Palmas (TO) em 2017; estudou três períodos de Artes Cênicas e Plásticas na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, Brasília (DF) entre 2007 e 2008; concluiu o antigo Segundo Grau na Escola Sesc, em Palmas (TO), em 2005; cursou Base Holística na Universidade da Paz (Unipaz), Brasília (DF), em 2000. Como qualificações e atividades profissionais, participou de atividades e cursos diversos ligados à Cultura, precisamente voltados para a arte da luthieria.

Redes sociais do artista na internet

INSTAGRAM – @pedro_bartolomeu_luthier

FACEBOOK – Pedrobartolomeujacintolima

TELEGRAM – Piano Yoga

Serviço

O quê: Oficina de Luthieria Convencional, de Pedro Bartolomeu, será realizada em Palmas por meio da Lei Paulo Gustavo no Tocantins

Como: Oficina gratuita, cerimônia de encerramento e entrega de certificados

Quando: entre maio e setembro de 2024

Horário: a definir

Onde: a definir (escola pública em Palmas-TO)

Informações: (63) 9 9230-3182 / [email protected]

Hayla

Hayla

Comente

Relacionadas

Outras postagens