Meu lixo é um Circo aborda gestão de resíduos sólidos de maneira lúdica e divertida e ganha coração e sorrisos de crianças de Palmas.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Fabiana Barbosa

O projeto “Meu lixo é um Circo” trata-se de um espetáculo circense, idealizado por Artistas da equipe do Circo os Kaco, Kadu Olivie e Marco Saraiva, que perceberam a necessidade de sensibilizar o público infanto-juvenil sobre cidadania no que tange a responsabilidade coletiva diante à gestão de resíduos sólidos.

O conceito da criação da dramaturgia, além de sua cenografia, contam com aparelhos circenses e até os figurinos são embasado na reutilização e ressignificação de resíduos sólidos descartados pela comunidade local.

O espetáculo foi construído em torno de uma narrativa envolvente utilizando de técnicas como malabares, acrobacias cômicas, palhaçaria e outras linguagens que consigam transmitir uma abordagem lúdica de educação ambiental para crianças e adolescentes.

Os números são clássicos do circo, como o número da disputa de aviõezinhos de papel. Onde da lixeira azul, um dos palhaços tira um aviãozinho de papel e brinca com ele. O outro palhaço chega com um aviãozinho melhor e maior. Então, o primeiro palhaço faz outro aviãozinho melhor e maior. E assim, os palhaços ficaram nessa disputa divertida de quem tem ou consegue fazer o melhor aviãozinho. O intuito desse número é divertir o público com uma brincadeira simples e criativa, que usa apenas papel como material. E também conscientizar o público sobre a importância de reutilizar o papel e evitar o desperdício.

Outro número que ganha o coração e as gargalhadas das crianças é o que trata sobre alimentação sustentável, feito com banana. Um dos palhaços convida o outro a segurar uma banana e promete parti-la com um facão sem machuca-lo, mas o palhaço que segura a banana acaba por come-la, e até esse momento, muita trapalhada acontece, ao final ele joga a casca na lixeira marrom e aborda sobre a conscientização dos lixos orgânicos. Seguindo para um número em que tem até a participação de um Jaraguá, ave que faz parte do cerrado e acaba por mexer no lixo quando deixamos as lixeiras abertas.

E dentro desse espaço lúdico a reciclagem se torna pauta e ganha o coração de todos os presentes.

Para encerrar, os protagonistas realizam uma oficina como forma de contrapartida e possibilitam as crianças a criarem, participarem e se divertirem com brincadeiras com itens recicláveis.

O intuito do projeto é ter esse início com o incentivo da Lei Paulo Gustavo, mas posteriormente ter sua continuidade, para levar conscientização e educação ambiental para mais pessoas, principalmente crianças e adolescentes em idade escolares.

A  idealização, criação, montagem e circulação desse projeto é de Kadu Olivie e Marcos Saraiva (Proponente do Projeto na Lei Paulo Gustavo), sobre produção da equipe do Circo os Kaco, apoio da Prefeitura de Palmas através da Fundação Cultural de Palmas e Realização do Ministerio da Cultura através da Lei Paulo Gustavo.

Hayla

Hayla

Comente

Relacionadas