Por: Ingrid Assis
A Oficina de Cinema, Educação e Direitos Humanos será realizada nos dias 10, 12 e 14 de setembro, na sala 9 (auditório) do bloco C, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A oficina faz parte da programação da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos e nasce da metodologia do projeto “Inventar com a Diferença”, desenvolvido pelo Laboratório Kumã, da Universidade Federal Fluminense (UFF).
As inscrições podem ser realizadas por meio do seguinte link: https://forms.gle/
Nos dias 10 e 12, a oficina ocorrerá a partir das 19h e no dia 14 (sábado) começará às 9h. manhã. Quem ministrará a oficina será o Marco Túlio Pena Câmara, que é doutor em Linguística Aplicada pena Unicamp, com tese sobre midiativismo no YouTube, e Jornalista pela UFV. Ele é um dos coordenadores do Projeto de Extensão Cinedebate do Jornalismo, da UFT, que ganhou o Prêmio de Transformação Social no Intercom Norte, é ator e escritor, já atuou em curtas-metragens experimentais e ganhou prêmio de melhor ator em festivais nacionais de teatro, além de prêmios de Jornalismo no Tocantins.
Metodologia inovadora
A Oficina Cinema, Educação e Direitos Humanos é um espaço para criação e experimentação de ferramentas práticas para o trabalho com cinema em contextos educacionais, seja em escolas, comunidades, coletivos. A partir da experiência e da metodologia do projeto Inventar com a Diferença: cinema, educação e direitos humanos, serão compartilhados com os participantes dispositivos de criação com imagens e sons, enquanto exercícios do olhar e da escuta e como forma de se relacionar com o outro, com o território e com o mundo de um modo prático e sensível.
A atividade é voltada para trabalhadores da educação, da saúde mental e da arte que tenham interesse nas relações entre cinema, educação e direitos humanos. “Sem dúvida será uma oficina enriquecedora e que despertará a criatividade nos educadores, tanto por meio do conteúdo exposto quanto pelas atividades práticas que serão desenvolvidas”, destacou Marco Túlio.
As oficinas terão carga horária total de 9 horas distribuídas em três encontros. Os participantes que completarem a carga horária mínima receberão certificado emitido pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
A 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos é promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos, e executada pela UFF, em parceria com universidades das 26 capitais e DF. Na UFT, a parceria se deu por meio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCOM), tendo como produtora a professora Dra. Ingrid Assis e, como apoio/estagiário, a estudante do curso de Jornalismo, Lúcia Moraes.