Com apresentação da Orquestra Viva Música e Lucimar, “Portal Amazônico” oferecerá concertos gratuitos em Palmas

Com apresentação da Orquestra Viva Música e Lucimar, “Portal Amazônico” oferecerá concertos gratuitos em Palmas

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Cinthia Abreu

Adoro a paçoca de Arraias / A carne seca de Miranorte / A dança alegre da Jiquitaia / E o canto da galinha Capote/ Mandalas são de capim dourado / Esteiras feitas de buriti/ Eu acho tão bonito o cerrado / Almoço bom é arroz com pequi/ Eu sou daqui do toca! Tocantins / Aqui me toca! O Toca, Toca em mim.” O trecho musical refere-se à canção “Portal Amazônico”, do músico Lucimar, que dá título ao próximo projeto da Orquestra Viva Música.

O concerto musical é interpretado pelos artistas da Orquestra no instrumental e Lucimar no vocal, sob a batuta do maestro Bruno Barreto. As apresentações de estreia acontecem na próxima quinta e sexta-feira, 2 e 3, às 20 horas, no Teatro Sesc Palmas, com entrada franca e interpretação em Libras. Assim como a canção que dá título a ele, o concerto “Portal Amazônico” vai entoar repertório que trata da rica cultura e das belezas naturais do Tocantins. Para isso, integram o repertório outras músicas autorais de Lucimar como Flauta de Taboca, Por Entre os Dedos, Meu Tocantins, Quintal, Alumia, Sou Tocantinense, Gonzagão não Morreu, Brasilidade e Diamante Negro.

De acordo com o responsável pelo projeto, o maestro Bruno Barreto, a iniciativa busca promover a música regional do Tocantins. “O objetivo é celebrar a autenticidade da música regional, preservar sua essência e enriquecer a cultura do Estado”, afirmou. O músico Lucimar complementa que o repertório é repleto de sons que exaltam o orgulho de ser tocantinense e celebram a vibrante cultura regional. “São composições que refletem as raízes e os valores do povo tocantinense. Carregadas de emoção e autenticidade, elas transportam o público para uma jornada através das paisagens deslumbrantes e da rica herança cultural do Tocantins”, adianta o artista.

Projeto

O projeto “Portal Amazônico” tem a realização da Associação Viva Música e é patrocinado pelo edital Artes Tocantins, da Lei Paulo Gustavo, via Secretaria Estadual de Cultura. A orquestração do repertório é de Willames S. da Costa, a produção executiva de Eduardo Andrade e a regência e direção geral do maestro Bruno Barreto.

Orquestra Viva Música

A Orquestra Viva Música é um corpo artístico vinculado à Associação Viva Música, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Tocantins, através do Programa Oficina de Criação, Performance e Difusão Musical – OCA Musical, que surgiu da necessidade do fomento da prática e, consequentemente, da fruição da música instrumental de concerto. O Grupo tem participado de diversos atividades culturais, com impacto no Estado do Tocantins, dentre as quais: Sesc Partituras (parceria com o Sesc Tocantins); Sexta cultural (parceria com ADTUR); Quarta Clássica (parceria com a Fundação Cultural de Palmas); Músicos da Alegria (parceria com a Fundação Cultural de Palmas e Hospital Geral de Palmas); e projeto Orquestra Viva Música: Tocantins em Concerto, com patrocínio da Energisa, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Lucimar

Natural de Filadélfia (TO), nascido na Fazenda Mariquinha, residiu em São Paulo (SP) e também em Portugal. É reconhecido nacionalmente através de suas canções, que já somam um acervo de mais de 300 títulos, que ficaram conhecidas na interpretação de renomados artistas em todo o mundo, como Leonardo, Chitãozinho e Xororó,  Daniel, Zezé Di Camargo e Luciano, Padre Marcelo Rossi, Rick e Renner, Peninha, Milionário e José Rico, Luan Santana, Targino Gondim e muito mais, além de trilhas sonoras para novelas e filmes.

Ficha Técnica

Direção artística – Bruno Barreto

Realização – Associação Viva Música

Cantor convidado – Lucimar

Orquestração – Willames Costa

Coordenação Geral – Fábio Bruniel

Produção executiva – Eduardo Andrade

Coordenação Administrativa – Maxley Morato

Coordenação de Comunicação – Cinthia Abreu

Técnico de Som – Daniel Mangaba

Técnico de luz – Charles Nunes

Filmmaker – Rafael Motta

Designer Gráfico – Ana Bernhard

Interprete de Libras – Thallyta Teixeira Silva / Luan Crispim de Andrade

Orquestra Viva Música

Maestro e saxofone tenor – Bruno Barreto

Saxofone alto – Lucas Fernandes

Saxofone alto e clarineta – Gutenberg Nicácio

Saxofone tenor e flauta transversal – Wallas Alves

Saxofone barítono – Gilberto Gonzaga

Trombone – Emmanoel Cruz

Trombone – Kayo Bruno

Trombone – Willian Del Sarto

Trompete – Sidney Victor

Trompete – Wedison Monteiro

Trompete e trompa – Wilton Monteiro

Contrabaixo elétrico – Felipe Araújo

Guitarra e violão – Iogo Landinho

Bateria/percussão – Matheus Les

Piano – Dênnys S. Santos Dourado

Serviço

O quê – Concerto “Portal Amazônico” com Orquestra Viva Música e Lucimar

Quando – Quinta e sexta-feira, 2 e 03/05

Onde – Teatro Sesc Palmas

Horário – A partir das 19h30

Entrada franca

Informações – Instagram @orquestravivamusica e @associacaovivamusica

 —

Crédito das fotos: Marcelo Les/ Divulgação
Hayla

Hayla

Comente

Relacionadas

Outras postagens