Cinthia Abreu
Com jogos teatrais, dinâmicas e muito compartilhamento de experiências, o lançamento do projeto “Em Cena: Oficina Teatral e Distribuição de Livro” aconteceu na segunda-feira, 08, para professores e estudantes da região Sul de Palmas, sendo a Escola Estadual Santa Rita de Cássia, localizada no Jardim Aureny I, e a Escola Estadual Liberdade, no Aureny III.
Apenas no primeiro dia de atividade, mais de 50 pessoas foram capacitadas, dentre professores, coordenadores pedagógicos e estudantes, inclusive com interpretação em Libras para maior acessibilidade de todas as pessoas. As oficinas oferecem uma combinação única de teatro e literatura, com atividades para estimular a criatividade, a expressão artística e o desenvolvimento pessoal.
A diretora da Escola Estadual Santa Rita de Cássia, Merian Lopes de Sousa, afirmou que a oficina foi extremamente relevante para incentivar novas formas de aprendizagem. “Foi uma grande contribuição para a nossa comunidade, professores e estudantes, pois o projeto faz jus aos seus objetivos, aliando o teatro à educação e oportunizando um conhecimento diversificado e lúdico. As atividades favorecem um clima muito bacana, onde os professores puderam levar propostas utilizando o Livro e, desse modo, proporcionar e liberar as competências diversas dos educandos como expressar seus sentimentos, emoções, aflições, sensações e também escrita e a oralidade”, declarou a diretora.
Circulação
O projeto vai atender um total de 10 escolas com oficinas e distribuição do livro e a próxima etapa do projeto ocorrerá na segunda-feira, 15, em atendimento às unidades estaduais de ensino das regiões Norte e Central, sendo o Colégio Estadual Criança Esperança, na Quadra 303 Norte, e Escola Estadual São José, na 1106 Sul.
Também integram o projeto a Escola Estadual Duque de Caxias, Escola Estadual Dom Alano, Escola Estadual Professora Elisângela Gloria Cardoso, Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, Escola Estadual Cívico Militar Vila União e Centro de Ensino Médio Castro Alves.
Segundo a idealizadora do “Em Cena”, a arte-educadora Magna Carneiro, a proposta é de explorar o mundo do teatro nas salas de aula para torná-las mais dinâmicas e envolventes e ofertar aos alunos um mergulho em histórias fascinantes através da leitura. “Buscamos levar novas ideias e estratégias para potencializar as aulas de arte de forma lúdica e promover o incentivo à leitura, por meio de uma abordagem dinâmica e interativa”, declarou.
Livro
O livro “Em Cena”, assim como as oficinas, aborda estratégias de dinâmicas como jogos de improvisação, leituras dramáticas e construção de personagens, ao mesmo tempo em que são incentivados a explorar diferentes gêneros literários e descobrir novos universos através da leitura. Para adquirir o livro, basta solicitar pelo instagram @magnacarneiro.
Reconhecida por sua experiência e paixão pelo ensino artístico, Magna Carneiro é arte-educadora, professora, atriz, produtora cultural, cantora, escritora e diretora de teatro. Iniciou sua carreira artística como atriz e produtora há mais de 25 anos no Tocantins e é uma das fundadoras da Companhia A Barraca, criada em 2022, e participou de um dos primeiros grupos teatrais do Tocantins – a Cia Chama Viva.
Projeto
Idealizado e proposto por Magna Carneiro, o projeto “Em Cena: Oficina Teatral e Distribuição de Livro” foi contemplado pelo edital 019/2023 – Artes Tocantins pela Lei Paulo Gustavo (LPG), via Ministério da Cultura (MinC) e Secretaria Estadual de Cultura (Secult).
Ficha Técnica
Direção-geral e Oficinas: Magna Carneiro
Produção Executiva: Sheyla Virginio
Interpretação em Libras: Francisco da Paz
Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu
Apoio: Companhia A Barraca