Cineasta tocantinense participa de debate sobre mulheres no audiovisual no Festival de Cinema de Cannes

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

A convite do Cinema do Brasil, a cineasta tocantinense Eva Pereira participou na segunda, 20, de debate sobre o protagonismo feminino no audiovisual brasileiro, durante o Festival Internacional de Cinema de Cannes, na França. O painel que integrou a programação do Cinema do Brasil, foi organizado pelo Marche du Film, braço empresarial do evento.

O debate também reuniu a atriz Ingrid Guimarães, a cineasta Yael Steiner, a produtora Veronica Stumpf (Paris Filmes), a cineasta Luiza Shelling, e contou com a mediação da jornalista e crítica de cinema, Flavia Guerra.

A cineasta tocantinense ressaltou a importância de ocupar espaços de discussões para apresentar as inquietações e desafios de realizadores de cinema que estão distantes dos grandes eixos de produção audiovisual do Brasil. “Como mulher Nortista, Amazônica e negra, represento um dos muitos Brasis invisíveis que anseiam para serem vistos, reconhecidos e abraçados. Eu sou fruto das políticas públicas do nosso país que estão sendo retomadas e sou a prova viva de que elas transformam vidas e sonhos”, disse.

Eva Pereira está participando pela segunda vez do Festival de Cannes. Este ano, o seu filme “O Barulho da Noite”, coproduzido pela Cunhã Porã Filmes, foi incluído no catálogo do Cinema Brasil, disponível na sala de agentes para comercialização internacional.

Projetos

A diretora Internacional de Conteúdos da Cunhã Porã Filmes, Mariana Freitas, revelou que outros projetos de autoria da cineasta Eva Pereira estão sendo submetidos ao crivo de parceiros para coprodução e desenvolvimento. É o caso de “Luziléia – O Serão em Meus Olhos” e “Tkai Kra”.

Tem sido uma experiência incrível apresentar nossos projetos e ampliar nosso leque de parcerias. Estamos marcando presença com projetos da Cunhã em todas as etapas, desde o desenvolvimento até a comercialização”, avaliou Mariana Freitas.

Cinema do Brasil

Criado e gerido pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP) em 2006, em parceria com a Apex Brasil, o Cinema do Brasil é o Programa de Promoção e Internacionalização do Cinema Nacional. O objetivo do programa é ampliar a inserção internacional do cinema brasileiro e estimular a coprodução e distribuição de filmes em territórios estrangeiros.

Festival de Cannes

Cannes é um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo, realizado anualmente em maio na cidade francesa de Cannes. A 77ª edição acontece entre os dias 14 e 25 de maio de 2024.

Hayla

Hayla

Comente

Relacionadas