Chefs Ruth Almeida e Mônica Rangel realizam imersão gastronômica em projeto de incentivo ao turismo e gastronomia do Sebrae Piauí

Chefs Ruth Almeida e Mônica Rangel realizam imersão gastronômica em projeto de incentivo ao turismo e gastronomia do Sebrae Piauí

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cinthia Abreu

A chef de cozinha Ruth Almeida, da empresa Raízes Gastronômicas, está na cidade de Teresina (PI) para realizar projeto de uma imersão gastronômica de sete dias para empresários do ramo no município. Ela está no município a convite da chef Mônica Rangel, do restaurante Gosto com Gosto, do Rio de Janeiro (RJ), para o projeto Turismo e Gastronomia, uma iniciativa do Sebrae Piauí.

A comitiva analisou a rota gastronômica de Teresina e apresentou novidades e sugestões aos empresários. “Sem mudar a cultura da gastronomia local, apresentamos ideias de inovação para crescimento dos negócios, fortalecendo o trabalho já desenvolvido por eles”, afirmou a chef.  O projeto leva em consideração a retomada de negócios em gastronomia, após a pandemia, levando em consideração o potencial do setor para a geração de emprego e renda.

Ruth Almeida e Mônica Rangel se conheceram no ano de 2017, quando Ruth foi vencedora do prêmio Dolmã na categoria estadual e Mônica do título nacional. A admiração mútua selou ali uma grande amizade. “Eu era muito fã da Mônica, desde que comecei a pesquisar sobre gastronomia. Depois que acabou o programa, me aproximei, falei dos meus sonhos e projetos e ela se identificou, foi quando nasceu aí mais do que uma amizade – mas uma verdadeira parceria. De lá pra cá, desenvolvemos muitos projetos juntas e tenho me tornado cada vez mais admiradora dela como profissional e também como ser humano”, declarou Ruth Almeida.

Ruth Almeida

É chef de cozinha, consultora e pesquisadora da culinária afroindígena. É proprietária da empresa Raízes Gastronômicas, que oferece palestras, oficinas, cursos e eventos nas áreas de gastronomia e empoderamento feminino.  Vencedora dos títulos de Melhor Chef de Cozinha do Brasil pelo Prêmio Dolmã 2021, de Melhor Chef de Cozinha do Tocantins pelo Prêmio Dolmã 2017, ambos considerados o Oscar da gastronomia brasileira, e recebeu o Prêmio Bertha Luz do Senado, em 2021. Em 2017, Ruth foi escolhida como chef de cozinha representante da região Norte na 2ª edição do “Fórum Tourist Brasil”, considerado um dos mais consagrados eventos de turismo da América Latina. Em 2016, participou do reality “Cozinhei. O chef francês e apresentador do programa, Olivier Anquier, definiu a comida de Ruth como “uma cozinha de amor”. Já foi quebradeira de coco, doméstica, merendeira em escolas públicas e cozinheiras em hotéis.

Mônica Rangel

Mineira de Juiz de Fora, Mônica comanda há 20 anos, com sucesso, os fogões do restaurante Gosto com Gosto, em Visconde de Mauá- RJ. Considerado o Melhor Restaurante Mineiro pelo Guia 4 Rodas desde 2003. Além disso, Mônica, como grande defensora da gastronomia brasileira, participa e promove diversos eventos nacionais e internacionais, levando seu conhecimento e falando sobre a necessidade de valorizar a cultura e a gastronomia. Já esteve em diversos eventos, realizando palestras, demonstrações culinárias e, até mesmo, cozinhando para a Copa do Mundo da Alemanha. Coordenou por nove anos um cruzeiro gastronômico levando nossa cozinha para fora do País,  em parceria com Costa Cruzeiros e a Royal Caribbean. Foi jurada do programa “Cozinheiros em Ação” no canal GNT com Olivier Anquier. Começou ainda criança na cozinha, ao lado de sua mãe a avó.

Hayla

Hayla

Comente

Relacionadas

Outras postagens