Carnaval do Circo os Kaco encanta foliões de Taquaruçu

Carnaval do Circo os Kaco encanta foliões de Taquaruçu

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Por Ana Elisa Martins

Após dois anos de Pandemia, as ruas de Taquaruçu receberam novamente o colorido da folia do Carnaval, com o tradicional cortejo dos blocos de rua, entre eles, o Bloco Socapino do Circo os Kaco, que trouxe de volta ao distrito a alegria dos batuques, brilhos, fantasias, pernas de paus e palhaçadas. O Bloco, que teve o apoio da Prefeitura de Palmas, através da Agência Municipal de Turismo – Agetur, saiu as ruas nos dias 18 e 19, respectivamente sábado e domingo de carnaval, marcando presença com sua bateria percussiva seguido de um trio elétrico onde a banda animava os foliões. Foram dois dias de muita festa, encerrando no dia 19 com o bloco subindo no palco oficial do Carnaval de Taquaruçu e, juntos com a cantora Sabrina Fittipaldi, agitaram o início da programação noturna da noite do domingo de carnaval com muito samba, baião, ciranda e samba reggae.

Foto: Gabriela Gramont

O Bloco Socapino é composto por 26 artistas, entre a bateria, a banda e os artistas circenses que se preparam para os cortejos desde o dia 04 de fevereiro, com ensaios e oficinas de perna de pau, onde formaram 10 pernaltas que saíram como abre alas do bloco. O Cortejo do domingo de carnaval, contou com um trio elétrico onde a banda composta por Cavaquinho, Violão de 7 cordas e as cantoras Amanda Ricoldi e Sabrina Fittipaldi, acompanharam o bloco pelas ruas de Taquaruçu, cantando o samba enredo composto em 2020 pelo artista Kadu Olivê e que já está na boca do povo. A música retrata toda a diversidade de Taquaruçu com suas belezas naturais e sua cultura popular exaltada em seus eventos tradicionais.

O Bloco também contou com a participação de outros artistas, como as bailarinas Sara de Almeida e Sônia Brito e do artista circense Gerônimo Campanello que abrilhantaram ainda mais o carnaval de rua de Taquaruçu. A Bailarina Sara de Almeida conta um pouco como foi essa experiência, “foi a minha primeira vez no carnaval de Taquaruçu, contribuindo com o Bloco Socapino e achei muito lindo o envolvimento da comunidade, principalmente das crianças tanto nos ensaios como nos dias dos cortejos. Me encantei com o envolvimento delas com o circo, com o apoio e prestígio de toda a comunidade de Taquaruçu”. A bailarina ressalta ainda que pretende voltar nos próximos carnavais, “Foi muito bom, foi muito tranquilo, uma energia incrível partilhada lá entre todo mundo, cada um exercendo uma função diferente no bloco, seja na percussão ou na perna de pau, foi uma experiência muito legal e espero participar mais vezes. Ano que vem estamos aí”, finalizou a artista empolgada.

Programação do Centro Cultural Circo Os Kaco

Foto: Gabriela Gramont

Além do cortejo, o Circo Os Kaco Também realizou matinês para a comunidade no seu espaço, recebendo um público de mais de 400 pessoas durante os dois dias de programação, que contaram com apresentações circenses, concursos de fantasia e brincadeiras para o público de todas as idades.

Para a coordenadora e gestora do Centro Cultural Circo Os Kaco, Marcela Pultrini, os maiores sucessos das matinês foram os concursos de fantasia, contando com mais de 30 crianças participando por dia, onde os prêmios foram os kits educativos compostos por malabares, revista Picadeiros e uma cartilha de pintura. “O concurso de fantasia foi um sucesso e foi mais uma brincadeira que uma competição, onde a criançada se divertiu à beça com os Palhaços Kadulino e Xico Tripa”, contou a coordenadora.

Foto: Gabriela Gramont

A bióloga Patrícia Malves, que esteve presente na programação do circo e acompanhou o bloco Socapino com suas duas sobrinhas pequenas, destacou a tranquilidade do carnaval do circo e de Taquaruçu, “Depois de muitos anos a gente pôde voltar as ruas em um carnaval bem tranquilo onde todos puderam participar, crianças, idosos, pessoas com dificuldades de locomoção, todos puderam curtir o carnaval e isso foi lindo”. A bióloga ainda ressalta o movimento da união dos blocos do distrito, “O carnaval de Taquaruçu mostra como a união das pessoas pode fazer um movimento lindo, porque há anos que o pessoal do Circo Os Kaco, do Canto das Artes, e outros grupos de Taquaruçu, vem construindo esse movimento que se consolidou nesse carnaval com o apoio da prefeitura”, concluiu patrícia.

Foto: Gabriela Gramont

A coordenadora Marcela Pultrini, também destacou a importância do apoio da prefeitura, segundo ela, “Após dois anos parados por conta da pandemia o apoio da prefeitura de Palmas ao nosso carnaval fez com que o evento ganhasse outras proporções, gerando empregos e movimentando a economia local do distrito, e isso é resultado do reconhecimento do trabalho que desenvolvemos aqui em Taquaruçu há mais de 10 anos”.

O Circo os Kaco promove seu carnaval no distrito de Taquaruçu desde 2013, tanto com matinês, como com o cortejo do seu bloco, o Socapino, regido pelo artista circense e músico Zeck Mutamba, através da parceria com a cia Boca do Lixo de Anápolis/GO.

Hayla

Hayla

Comente

Relacionadas

Outras postagens