Atriz leva universo lúdico da literatura para famílias de autistas em Palmas no próximo sábado, 07

Atriz leva universo lúdico da literatura para famílias de autistas em Palmas no próximo sábado, 07

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Cinthia Abreu

Com a proposta de utilizar o universo lúdico da literatura para levar à reflexão sobre a importância da inclusão de pessoas com necessidades especiais, especialmente o autismo, a atriz e arte educadora Ana Kamila Castaño vai levar uma roda de leitura para familiares de crianças com autismo em Palmas no próximo sábado, 07, na sede da ONG Associação Anjo Azul, às 15 horas.


A entrada é franca e a ação integra vasta programação da instituição beneficente em referência ao Dia das Crianças. A roda de leitura apresentada por Ana Kamila Castaño recebe o nome de “A Menina que Descobriu e Poesia”, em referência a produção literária homônima de sua autoria.

O livro conta a história de Ana, uma menina com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que, ao chegar em uma nova escola, através da companhia da bibliotecária Amora, descobrirá o universo da poesia. “A menina que descobriu a poesia  é a realização de um sonho, resultado das histórias que minha avó e minha mãe contava pra mim quando criança e também fruto das minhas vivências dentro de uma biblioteca escolar”, declarou Ana Kamila.

A atriz explica ainda que a proposta é de unir a poesia, a educação e a reflexão sobre inclusão social compõem o projeto homônimo voltado para mediação. “De forma lúdica, o projeto leva a magia da poesia e a busca por compreensão e para promover a reflexão e sensibilização sobre o autismo. É uma forma de utilizar a contação de histórias como ferramenta poderosa para construir pontes de entendimento e empatia em relação ao autismo”, afirma a arte educadora.

Esta é a terceira apresentação do projeto, que já passou pela Escola Municipal Francisca Brandão e Escola Municipal Anjo Azul. Realizado por Ana Kamila Castaño, o projeto tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Perfil
Ana Kamila Castaño, pedagoga, pós-graduada em Educação Artística, contadora de histórias, escritora, atriz do grupo teatral Um Ponto Dois e Da Barraca Cia Experimental, acadêmica do curso de licenciatura em teatro da Universidade Federal do Tocantins e criadora do @poesias.comigo. Natural de Fortaleza (CE), a escritora mora em Palmas há 12 anos.

Crédito das fotos: Flaviana OX/ Divulgação
Hayla

Hayla

Comente

Relacionadas

Outras postagens