Alunos da ETI Almirante Tamandaré participam de festival internacional no RJ com curta-metragem de sua autoria

Alunos da ETI Almirante Tamandaré participam de festival internacional no RJ com curta-metragem de sua autoria

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Texto: Semed

A produção cinematográfica ‘Ivy, seu tempo, suas prioridades’ produzida por alunos da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1306 Sul), conquista mais uma participação em festivais de cinema. Desta vez, o curta-metragem foi selecionado para participar do Festival Internacional Pequeno Cineasta (Fipc), no Rio de Janeiro (RJ). A Mostra Competitiva que está em sua 10ª edição, acontece no período de 1º a 19 de maio no Centro Cultura Banco do Brasil (CCBB) e conta com exibição de curtas de todos os gêneros produzidos por crianças e adolescentes de diferentes países e estados do Brasil.


A produção fictícia dos pequenos cineastas da ETI Almirante Tamandaré concorre nas categorias Júri Oficial e Júri Popular da Mostra Competitiva Nacional Criança, com exibição de filmes feitos por crianças com idades entre 8 e 12 anos. O curta-metragem tocantinense concorre com outras sete produções dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. A equipe produtora do filme, composta por cinco alunos, já está na cidade do Rio Janeiro para participar do festival de cinema. Segundo a diretora da ETI, Idelma Bastos, a viagem dos estudantes, bem como dos dois professores responsáveis por acompanhá-los, foi custeada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed).

Para o professor Deyvid Carvalho, responsável por viabilizar o desenvolvimento do projeto junto aos alunos, esta é uma oportunidade maravilhosa para os alunos se desenvolverem e abrirem seus horizontes. “Uma oportunidade única para ampliarem seus conhecimentos em relação às artes digitais, ao audiovisual e também para expandirem suas potencialidades”, afirmou. O professor destaca ainda que o festival abre para os alunos um novo leque de possibilidades. “isso mostra para eles o quanto são capazes, que são, de fato, protagonistas e que, quando você acredita em algo, isso pode ser realizado, basta acreditar e perseverar”, conclui, acrescentando que todos estão muito motivados e esperançosos de que ‘Ivy, seu tempo, suas prioridades’ possa conquistar mais esse prêmio.


Durante o período que estiverem no Rio de Janeiro, os alunos e seus professores terão a oportunidade de participar de diversas atividades dentre as quais se destacam oficinas de cinema para crianças e jovens, mesa-redondinha, workshop para professores, dentre outras. A cerimônia de encerramento da Fipc está marcada para o dia 19 maio, às 16 horas, com sessão-homenagem, entrega da premiação das mostras competitivas e exibição dos filmes premiados. Os curtas vencedores serão premiados com o Troféu Pequeno Cineasta e uma Claquete Profissional Kodak.

O filme

‘Ivy, seu tempo, suas prioridades’ aborda a história de três meninas, que mantêm uma grande amizade. No entanto, tudo muda quando uma delas ganha um celular de última geração, mudando suas prioridades. Nessa perspectiva, o filme faz uma reflexão sobre a vida e o tempo, mostrando que cada escolha gera uma história diferente e que é necessário saber o que é mais importante, pois o tempo não espera. A produção foi realizada inteiramente pelos alunos ETI Almirante Tamandaré, com orientação e capacitação do professor Deyvid Carvalho e participação das alunas da Universidade da Maturidade (UMA/UFT). O curta teve como trilha sonora a música ‘O tempo’, do músico e compositor Youssef Carvalho, que autorizou o uso da canção na produção.

 

 

Hayla

Hayla

Comente

Relacionadas

Outras postagens