Abertas as inscrições para o 1º Festival Estadual de Música de Rádio na Unitins FM – Femurau

Abertas as inscrições para o 1º Festival Estadual de Música de Rádio na Unitins FM – Femurau

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Essas terras tocantinas desde sua colonização têm assistido, ouvido e perpetuado sua maior riqueza: sua cultura. Através de ancestrais indígenas, africanos e europeus a cultura se mantém viva ao mesmo tempo em que se renova a cada geração, porém muitos saberes estão se perdendo pela falta de registro para veiculação. A música produzida no Tocantins, principalmente a interiorana, é de uma pureza e riqueza tal que, ao invés de chamá-la de “música raiz” podemos chamá-la de “música semente”.

Essa tradição acaba de ganhar um espaço especial para difusão com a realização do 1º Festival Estadual de Música de Rádio na Unitins FM (1º Femurau). Artistas do Tocantins podem inscrever suas músicas originais até dia 28 de novembro.

O Femurau propõe o mapeamento de artistas (intérpretes, musicistas e compositores) das várias partes do Estado, ainda desconhecidos do público tocantinense; através das parcerias entre a UNITINS, Assembleia Legislativa e Governo do Estado do Tocantins com a Secretaria da Cultura e Turismo (SECTUR), a rádio da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS FM) e o Instituto Cidadania Amazônia.

O evento é composto de duas fases. A fase Estadual que será realizada de novembro/2022 a março/2023 e a fase Nacional em 2023.

Festival Nacional de Música de Rádio

Com o intuito da divulgação da música regional, regionalista ou não, de todo país, a Associação de Rádios Públicas do Brasil – ARPUB vem promovendo o Festival de Música de Rádio há 14 anos. Sempre em parceria com as Rádios Públicas, Sistemas S, Universidades, Institutos Federais etc.

ARPUB
A Associação das Rádios Públicas do Brasil – ARPUB, ligada diretamente à Empresa Brasileira de Comunicação – EBC; incentiva anualmente a produção musical de artistas brasileiros, ainda desconhecidos do grande público nacional, através de festivais de música de rádio, nas Rádios MEC AM/FM e Nacional AM/FM: https://radios.ebc.com.br/festivalradiomec

O Festival de Música de Rádio (ARPUB) é definido em duas etapas: Estadual e Nacional.

a) Fase Estadual: as inscrições são feitas com músicas, já gravadas, em suas rádios públicas ou comunitárias e, entram em concorrência para que sejam escolhidas, através de voto popular, as melhores músicas, da categoria.

b) Fase Nacional: as vencedoras da fase Estadual seguem para as rádios MEC AM/FM e Nacional AM/FM, para concorrência nacional, em Voto Popular.

O Tocantins em edições anteriores foi premiado em 2012 com a cantora e compositora Quésia Carvalho, com a música “MULHER DE NEGÓCIO” levando o 2º lugar na concorrência nacional, Voto Popular.

https://www.youtube.com/watch?v=w2w93AP1C5s

Outro artista que representou o Tocantins foi Lucimar Santos, em 2013, com a música “AMOR DE AMORA”, ganhando em 1º lugar, Voto Popular, no Estado e na concorrência nacional.

Hayla

Hayla

Comente

Relacionadas

Outras postagens