O longa ficcional de comédia “Apoio Cultural” será filmado nesse mês de outubro em Taquaruçu, distrito de Palmas. Com incentivo do Governo do Estado, Secretaria da Cultura do Tocantins e Ministério da Cultura do Brasil através da Lei Paulo Gustavo, o filme é uma produção do Estúdio Estiagem em coprodução com Círculo Filmes e JubalinaProduções.
Com roteiro e direção de Juliane Almeida, a obra é produzida com toda a equipe técnica e o elenco do Tocantins, gerando 40 postos de trabalho no setor audiovisual e dezenas de postos em setores integrados de assessorias, apoio e logística.
“Apoio Cultural” conta a história do primeiro concurso cultural da cidade de Pouso Raso, organizado pela SECTMEJUPECU – Secretaria de Comércio, Turismo, Meio-ambiente, Juventude, Praças e Cultura. Entre a audição de seleção do projeto que receberia o apoio cultural e o início da realização do projeto apoiado, muitos anos se passaram – e sequer houve as devidas correções de inflação sobre o prêmio. É então por conta da produção do evento cultural que os artistas voltam a se reunir, antes por necessidade que por afinidade. Ao longo de dois meses, eles convivem no sítio, que é tanto a base de produção quanto o local de realização do evento.
A obra é derivada do curta de mesmo título, o qual teve incentivo de arranjo regional de co-investimento entre Agência Nacional do Cinema e Fundo Setorial do Audiovisual junto à Prefeitura de Palmas e Fundação Cultural. O roteiro do longa, por sua vez, contou com incentivo do Governo do Estado do Tocantins e Ministério da Cultura através do Programa Nacional Aldir Blanc. A produção é assim um notório exemplo de como a integração de políticas públicas é capaz de fomentar o desenvolvimento técnico e artístico e viabilizar o amadurecimento de projetos.
Sobre a Diretora:
Juliane Almeida é autora-produtora e diretora, liderando a Jubalina Produções desde 2013. É diretora dos curtas “Suça no Tocantins” (doc, 18’, 2012) e “Apoio Cultural” (fic, 15’, 2017), e da série “Criança de Raiz” (doc, 13×13’, Brasil/Cabo Verde), selecionada no PRODAV TVS Públicas 2018 por Ancine/FSA/BRDE/EBC, que estreia em 2024 na TV Brasil. Está coproduzindo e dirigindo comédias de ficção de sua autoria, os longas “Apoio Cultural”, selecionado em edital da Lei Paulo Gustavo pelo Governo do Tocantins, e “A Quermesse”, selecionado no edital Ruth de Souza pelo Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.
Ficha técnica principal:
Produção: Estúdio Estiagem, Círculo Filmes, Jubalina Produções.
Apoios: Água Santa Clara, Porquitos, Site TOCult, Big Marias, Móia Cumbia, Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Centro de Imagem e Som – CIM.
Direção e roteiro: Juliane Almeida
1ª Assistente de direção: Letícia Bonato
Estagiária de direção: Perla Maria
Produtor executivo: Ricardo Nogueira
Diretora de produção: Raquel Etges
1ª Assistente de produção: Raiane Oliveira
Produção de platô: Caio Bretas
Direção de arte: Érika Mariano
1º Assistente de arte: Rogo
Contra regra: Matheus Siqueira
Figurinista: Barbara de Almeida
Maquiadora: Isabela Bernardes
Assistente make e cabelo: Faby
Diretor de fotografia e câmera: Ernesto Duarte
Operador de câmera e logger: Paulo Costa
1º Assistente de câmera: André Rodrigues
2º Assistente de câmera: Victoria Pesan
Gaffer: Breno Vargas
Eletricista: Leandro Teodoro
Video assist: Gabriela Maia
Diretor e técnico de som direto: Diogo Goltara
2º técnico de som e microfonista: Iury Grooveman
Assessoria jurídica: Natanry Bastos
Assessoria contábil: Núcleo Contábil
Elenco principal:
Cinthia Abreu
Cleuda Milhomen
Fernanda Rodrigues
Hitalon Bastos
Iva de Oliveira
Júnior Foppa
Piettro Lamonnier
Sabrina Fittipaldi
Tchelly Paixão