No mês das mulheres, programa de entrevista valoriza o papel da mulher nas artes cênicas.

Nada mais nobre que no mês das mulheres relembrarmos os nomes de guerreiras que batalharam e começaram a abrir, no peito e no grito, espaço para que hoje pudéssemos ocupar o lugar que é nosso por direito!

E nas Artes Cénicas não é diferente. Por muito tempo atrizes, palhaças, produtoras, bailarinas e muitas outras profissionais que ocupam esse espaço foram ofuscadas pelo machismo e seus preconceitos. Mas graças aos legados deixados e a persistência de muitas mulheres, vêm ganhando protagonismo e se reinventando para ocupar espaços que antes eram ocupados apenas por homens. 

TrupeAçu

E é com a proposta de divulgar e fortalecer o universo feminino das artes cênicas, que nasce o Programa Boca de K Sapa. O Programa foi aprovado pela Lei Aldir Blanc e idealizado, produzido e dirigido por Ândrea Bangoim que em parceria com a atriz e produtora cultural Karla Oliveira, traz por meio de entrevistas e informações diversas reflexões relacionadas as produções de mulheres no Circo, no Teatro, na Dança e nas Políticas de Cultura.

O Programa conta com dois quadros, sendo um de entrevista chamado “Entre Elas”, que recebe mulheres do cenário das artes cênicas para contar sua história e compartilhar as dificuldades que mulheres da atualidade ainda enfrentam no cenário artístico. E o outro quadro tem um cunho histórico intitulado pelo nome “Tribuna, Voz da Vez”, onde é apresentado o cenário de mulheres das artes cênicas do século XVIII e XIX, que lutaram por seus espaços e muitas vezes foram subjugadas e até ofuscadas pela sociedade patriarcal.

Falar dessas mulheres e mostrar em entrevistas o quanto avançamos e quão longe ainda podemos chegar, é uma maneira que o projeto encontrou de fortalecer o fazer artístico feminino e mostrar que elas estão atuantes desde os primórdios, reivindicando igualdade, respeito e reconhecimento!

O Programa é exibido no canal do Youtube Programa Boka de K Sapa e compartilhado no canal do Gazeta do Cerrado, além de atualizações no perfil do programa no Instagram @programabokadeksapa.

O Programa Boca de K Sapa conta com a realização da  Tucum Produções e com a co-produção da Raka Comunicações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *