Do cinema para o podcast, projeto cultural “Te Aitua” debate abuso infantil

O tema abuso infantil é essência para a produção do filme “Te Aitua: A Retomada da Essência”, dirigido pelo cineasta Thiago Omena, que finalizou as gravações recentemente. O tema acaba de ganhar mais um espaço de debate e extensão com o lançamento da primeira edição do podcast do projeto. Intitulado “Abuso Cast”, a produção fonográfica foi lançada nesta terça-feira, 1º, na plataforma Spotify.

Em “Abuso Cast”, o apresentador Thiago Omena entrevista a escritora Joilene Lima de Abreu e o diretor, roteirista e cineasta Kaká Nogueira sobre os dados de violência sexual infantil no Brasil. Com muita pesquisa envolvida e, também, com uma linguagem leve e cotidiana, o programa discute o mapa do abuso infantil no Brasil, fala sobre mitos e verdades sobre este tema de saúde pública, além de apresentar os casos reais e defender a atuação da psicologia, psicanálise e psiquiatria como ferramentas necessárias à transposição do trauma.

Os participantes, que também fazem parte da produção do filme homônimo ao nome do projeto, discorrem sobre como os dados oficiais do governo são subnotificados, onde diversos autores afirmam que apenas 10% acabam virando denúncia, o que leva ao número exorbitante de mais de 600 casos de abuso de crianças e adolescentes a cada 24 horas no Brasil.

Eles trazem ainda um mapa de como as vítimas podem receber auxílio e buscar transpor a violência que sofreram, além de levar informação e luz sobre este tema pouco discutido no País. “Tentamos auxiliar as pessoas que possam ter sido vítimas de casos de abuso a entenderem que a história delas, podem e devem ser muito maior que os traumas vividos”, declara Thiago Omena.

Episódios

A proposta é ofertar dois episódios: o primeiro sobre a violência sexual infantil no Brasil e, o segundo, sobre inspiração, poesia e roteiro, visto que usa como pano de fundo o trabalho dos entrevistados, já citados, na roteirização e produção cinematográfica embasada pela pesquisa realizada.

Omena se diz muito feliz com o resultado do projeto, e que não descarta a ideia de buscar novos patrocínios para dar continuidade ao “Abuso Cast”, entrevistando outras pessoas e abordando assuntos atuais permeados de muita arte e bom-humor. “Nunca me imaginei produzindo um podcast. Em um primeiro momento era apenas uma estratégia de mídia e divulgação proposto pela minha assessoria de mídia digitais, mas depois dessa produção de estilo ‘cinema de guerrilha’, me senti inspirado e renovado, disposto a enveredar por este caminho tão clássico e atual que são os podcasts.

Oficina

Além das gravações do filme, o projeto “Te Aitua: A Retomada da Essência” também já realizou encontros em colégios públicos de Palmas, levando palestra e oficinas de arte relacionadas ao tema. O filme, considerado média-metragem, foi gravado no mês de setembro de 2021 e trata das consequências do abuso infantil na vida adulta, contando a história de Juliano, um homem que vive uma espiral silenciosa e perigosa como resultado dos abusos que sofreu. Este será o primeiro trabalho como roteirista e diretor de Thiago Omena, que já trabalhou em outras áreas técnicas da sétima arte.

Ainda de acordo com o diretor, inicialmente, o projeto tinha o intuito de ser uma pesquisa aprofundada sobre o tema. Contudo, com o patrocínio público, ele evoluiu para a roteirização e produção do média-metragem, além da criação do Abuso Cast.

Projeto

“Te Aitua: A Retomada da Essência” é uma realização da Cenafilmes e Cenaberta. O projeto foi contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic 2019), da Fundação Cultural de Palmas, e pelo prêmio Aldir Blanc Tocantins Emergencial do Tocantins, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

Ficha técnica

Roteiro, pesquisa e apresentação: Thiago Henrique Omena (@thomena)

Direção: Paulo Oliveira (@pauloedmoliveira) e Thiago Omena

Divulgação, produção, projeto gráfico e capas: Paulo Oliveira

Edição de áudio: Cielfafingh (@fafingh) e Thiago Omena

Edição de vídeo e edição técnica: CielFafingh

Trilha sonora: Heitor Oliveira

Convidados: Joilene Lima de Abreu (@joilene.lima) Kaká Nogueira (@kakanogueira.oficial)

Link Abuso Cast: https://open.spotify.com/episode/5oZFGcViCcs2AtzPZTwg0n?si=izji0iMzSpSUgxject7osA&utm_source=whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *