Mestres e grupos tradicionais se reúnem em Porto Nacional para encontro de celebração da arte e cultura

Pela primeira vez na história do Tocantins, grupos tradicionais, indígenas, mestres e mestras dos saberes estarão reunidos em um grande encontro de celebração da arte e cultura. O Encontro de Culturas Tradicionais do Tocantins acontecerá na próxima sexta e sábado, 12 e 13, ao longo de todo o dia, na Comsaúde e no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT Centro), em Porto Nacional, com evento presencial e online para o público em geral.

A programação contará com vivências, oficinas, rodas de prosa, espetáculos teatrais, shows musicais, feira de artesanato e produtos típicos, roda de capoeira e muito mais, apresentados por mestres, grupos culturais, brincantes foliões, dançarinos, palhaços, tamborzeiros, catireiros, suçeiros e comunidade em geral.

Estão confirmadas as presenças do Grupo de Suça Tia Benvinda, Catireiros de Natividade, as palhaças da Trupe-Açu, Grupo de Suça Mãe Ana, Projeto Vereda, Dança Maculelê da Comunidade de Barra da Aroeira, Grupo Batucanto, Turma que Faz, Os Outros e Grupo Tambor de Monte do Carmo. Haverá também feira de artesanato Krahô e Karajá, exposição fotográfica de Emerson Silva e Tharson Lopes e apresentações musiciais com Everton dos Andes, Braguinha Barroso, Dorivã, Genésio Tocantins, Relmivan Milhomem e Tambores do Tocantins, dentre outros.

Tradição

De acordo com o organizador do evento, o músico Marcio Bello, do grupo Tambores do Tocantins, o encontro de cultura tradicionais é uma inspiração do famoso Encontro Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. “É a realização de um sonho que lutamos há mais de dez anos. Sempre sonhamos em ter um projeto como esse que, anualmente, participamos na Chapada. Essa primeira edição é apenas uma embrião e tenho a certeza de que ficará para a história e memória da cultura no Tocantins”, relatou o artista.

Segundo ele, a ideia surge como uma ferramenta de fomento e principalmente como espaço de conhecimento, reconhecimento, inclusão, valorização, divulgação, apoio e permanências das culturas tradicionais do Tocantins. “Conciliamos isso tudo como um espaço de diálogo, formação, transformação e construção de proposta de políticas públicas que contribuam com o segmento de forma efetiva”, declarou.

Ele destaca ainda que o projeto é uma forma de valorizar o imenso legado cultural, material e imaterial do Tocantins que vão, dos tambores da suça aos casarões de cidades históricas como nas cidades de Porto Nacional e Natividade. “Apesar de sermos o estado mais novo da Federação, temos um legado histórico de mais de 300 anos, do antigo Norte de Goiás, com muitas relíquias, que sobrevivem preservadas, ou muitas vezes só na memória das pessoas mais idosas. É importante que se crie espaços para a valorização, divulgação afirmação e repasse dessas tradições e desses saberes”, complementa.

Projeto

A realização é do Grupo Tambores do Tocantins e o projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc Tocantins, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura, com apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Secretaria Municipal de Cultura de Porto Nacional e Comsaúde.

A transmissão do evento e outras informações podem ser conferidos no site https://tamboresdotocantins.com.br/.

Sexta, 12

07:30 – Acolhimento aos mestres, grupos tradicionais e convidados + Exposição fotográfica Emerson Silva + Projeção expográfica Tharson Lopes

09:00 – Apresentação Grupo de Sussa Tia Bem Vinda 

10:00 – Roda dos Mestres 

17:00 às 22:00 – Exposição e venda de artesanato

14:00 – Vivência Felizberta 

15:00 – Parada pro café 

16:00 – Vivência com catireiros de Natividade

17:00 – Pouso da Folia do Divino

19:30 – Abertura com representantes da Adetuc, Prefeitura Municipal e Comsaude

20:00 – Show grupo de Sussa Mãe Ana

21:30 – Show Catireiros de Natividade

22:00 –  Apresentação Capoeira Raízes Porto Nacional

22:00 – Apresentação Capoeira Raízes Porto Nacional

22:00 – Apresentação Capoeira Raízes Porto Nacional

22:30 – Show Tambores do Tocantins

22:30 – Show Tambores do Tocantins convidam/ Braguinha Barroso, Dorivã, Genésio Tocantins e Relmivan Milhomem

Sábado, 13

09:00 – Oficina Tambores do Tocantins

10:00 – Oficina Artesanato Iconografia com Marcio Bello

14:00 – Oficina Vivência Caçada da Rainha e dança do Tambor de Monte do Carmo

15:00 – Oficina Doroti Marques e Turma que faz

16:00 – Concentração Cortejo

17:00 – Caçada da Rainha de Monte do Carmo e Cortejo pelo centro histórico de Porto Nacional.

20:00 – Apresentação do Maculelê – Barra da Aroeira

21:05 – Apresentação Diego Brito e Projeto Veredas

21:20 – Espetáculo Cia Os Zoutros – Palmas

21:40 – Show Doroti Marques e Turma que Faz

22:00 – Show Everton dos Andes

17:00 – Projeção e Exposição Fotográfica por Emerson Silva Águas Ancestrais

17:00 – Projeção e Exposição Fotográfica por Tharson Lopes

08:00 – Exposição e Venda de Artesanato Tradicional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agenda Cultural