Fetac realiza lançamento de Circuito Estadual de Artes Cênicas no próximo sábado, 14

Cinthia Abreu

Oficinas, palestras, cursos e workshops nas áreas de teatro, dança, circo e demais trabalhadores da cena estarão disponíveis de Norte a Sul do Estado nos próximos quatro meses. A boa notícia é fruto do Projeto Circuito Fetac 2021 – Circuito Estadual de Formações Cênicas da Fetac, da Federação Tocantinense de Artes Cênicas, que será lançado no próximo sábado, 14, com programação cultural no Memorial Coluna Prestes. O evento será online com transmissão pelo canal do Youtube da Fetac, às 20 horas, e contará com apresentações culturais como dos músicos Mello Júnior e Pietro D’Marque e apresentação circense de Kadú Olivier, do circo Os Kaco. O evento contará também com apresentação geral do projeto, os oficineiros selecionados e a programação completa de oficinas, além do lançamento oficial do site da Federação

De acordo com o presidente da Fetac, o ator Kaká Nogueira, o Circuito FETAC 2021 buscou oportunizar a todos os filiados da Federação a participação no projeto, por meio de um processo transparente e democrático de seleção de propostas pedagógicas. “Unificamos os processos e maximizamos o uso dos patrocínio recebidos, a fim de buscar um amplo resultado de acesso às formações, pois é dever de qualquer instituição séria o bom gerenciamento de seus recursos sempre na busca por melhores resultados, e no campo da cultura também temos, agregado a isso, uma constante busca por retorno social e cultural” e continua “O Tocantins terá formações cênicas de Norte a Sul e centenas de jovens atores serão beneficiados, graças a um forte trabalho em equipe”, concluiu Kaká.

Circuito

O Circuito Fetac 2021 – Circuito Estadual de Formações Cênicas da Fetac oferecerá 60 formações cênicas, atendendo diretamente mais de 40 municípios e gerando emprego e renda direto a mais de 80 profissionais, entre esses, cerca de 30 instrutores de teatro, dança, circo e técnica. As capacitações ocorrerão em modalidades presenciais, e também, totalmente gratuitas e aberta para participação, quando virtuais, aos 139 municípios tocantinenses. As formações acontecerão a partir deste mês de agosto até novembro. Cada ministrante das ações formativas foi escolhido por meio de seleção aberta, realizada no mês de julho. Além disso, outros profissionais com larga experiências curriculares foram convidados estrategicamente para levar formações previstas no planejamento anual da FETAC. Ao todo, o projeto atenderá, com formações, um público estimado de mais de 1.200 pessoas.

Capacitações

Os prestadores de serviço vão ministrar capacitações, formações, oficinas, palestras, debates e afins nas áreas de teatro, dança, circo, produção cultural, cenografia, iluminação cênica, sonoplastia cênica, fotografia cênica, dramaturgia, performance cênica, figurino cênico, organização jurídica para grupos cênicos, dentre outros.

Fetac

A Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac) é composta, atualmente, por mais de 200 profissionais das áreas de teatro, dança, stand up comedy e circo no Tocantins (grupos, companhias, coletivos, artistas individuais, técnicos e criadores profissionais da cena), representantes de cerca de 20 grupos de Palmas, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional. A formação se deu por uma necessidade da criação de uma instituição que represente as artes cênicas no Tocantins, do fortalecimento da cadeia produtiva local e busca por representatividade estadual do segmento.

A Diretoria Executiva da Fetac é composta pelo ator Kaká Nogueira (presidente), a bailarina Renata Souza (vice-presidente), a atriz Bell Gama (secretária), o ator George Henrique Silva (diretor regional Norte), o ator Fernando França (diretor regional Sul-Sudeste), o ator Lucas Justino (diretor regional Central), o ator e produtor Nival Correia (diretor de projetos), o ator e produtor Valdeir Santanna (diretor financeiro e a jornalista e atriz Cinthia Abreu (diretora de comunicação). O Conselho Fiscal da Fetac é composto pelo ator Guilherme Vieira  (Norte), pela artista circense Marcela Pultrini (Central) e pelo artista circense Vinícius Martins (Sul).

Projeto

O projeto “Circuito Fetac 2021 – Circuito Estadual de Formações Cênicas da Fetac” foi contemplado pelo Prêmio Emergencial do Tocantins – nas categorias: Teatro (edital 022/2020), Dança (edital 016/2020) e Circo (edital 015/2020), – promovido pelo Governo do Tocantins,  Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), com apoio do Governo Federal, Ministério do Turismo e Fundo Nacional de Cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agenda Cultural