Lamira Artes Cênicas estreia hoje, 6, documentário artístico sobre as Mulheres diretoras e fundadoras de cia e grupos cênicos em Palmas/TO.

O documentário Mulheres da Cena é uma ação da Lamira Artes Cênicas que consiste na valorização e reconhecimento das personalidades Femininas das Artes Cênicas (Dança, Circo, Teatro) da cidade de Palmas, capital do Tocantins, por meio da difusão do conhecimento do reconhecimento e o registro da trajetória das Mulheres que constituem a memória viva das Artes Cênicas no Estado.

O documentário versa sobre quem são essas Mulheres, sua história, trajetória, feitos, conquistas, dificuldades, realidades, impactos na comunidade e sonhos. Segunda a idealizadora, diretora do documentário e também artista Carolina Galgane “a realização do documentário é a concretização de um sonho antigo. Falar das Mulheres que fazem as Artes Cênicas da capital, quem são, como se vêem, como veem sua arte; é fortalecer vozes e fazeres femininos reais em um universo que ainda privilegia a figura masculina do diretor, do produtor, do fundador de grupos e coletivos em artes. O documentário poderá trazer à tona as personalidadas femininas, que creio que são bem significativas, diversas e atuantes na capital”.

Todas as Mulheres que são Dirigentes/Fundadoras/Mantenedoras dos Grupos/Coletivos/afins de Artes Cênicas em Palmas foram convidadas a participar do documentário. Nesse primeiro momento, as artistas independentes não serão incluídas, uma vez que, o projeto não teve recurso financeiro e estrutural limitado.

Este documentário é uma produção da Lamira Artes Cênicas em parceria com a produtora Vanguarda e a agência Real Imagem. O doc terá lançamento, exibição presencial e gratuita hoje, dia 06, as 20h no Cine Cultura. A entrada no Cinema está condicionada ao limite máximo estabelecido segundo critério das autoridades sanitárias, que são 80 pessoas.

Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Emergencial do Tocantins – Audiovisual, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

Lamira

A LAMIRA é um grupo de artes cênicas tocantinense que busca, na fisicalidade, o ponto de interseção entre dança, teatro, circo e música para a construção de sua estética. Suas produções partem da interação entre coreógrafos, diretores e pesquisadores das mais diversas áreas, fomentando, fortalecendo e desenvolvendo as artes cênicas como linguagem cultural.

Serviço

Estreia e Lançamento do Documentário

Dia: 06 de agosto

Horário: 20h

Local: Cine Cultura_Fundação Cultural de Palmas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agenda Cultural