Uma experiência estética na pandemia, Agulha Cenas estreia o videodança “Casulo”

O concreto se torna abstrato quando o físico se torna apenas registros do que foi um dia. Do Coletivo ao individual e a concretude abstrata… / É tempo de voltar pra dentro.” Esta é a sinopse do Videodança Casulo, apresentado pelo Coletivo Agulha Cenas, que estreia próxima sexta-feira, 06, às 19 horas, no canal do YouTube do Agulha Cenas. A classificação é livre e a exibição é gratuita.

A sinopse do videodança relata ainda que o tempo onde o isolamento social faz parte do cotidiano, a composição retrata a realidade vista pelo olhar de quem vive esse ponto de vista. “O que antes pareceu ser uma ou duas semanas de folga, passa a ser o cativeiro de seus próprios pensamentos, anseios, esperanças e descobertas de si. Esses questionamentos alimentam a investigação nos campos da linguagem cênica e da narratividade, para gerar um produto artístico que ressignifique o cotidiano como experiência estética, fator que a pandemia do covid-19 e as medidas de isolamento adotadas, contribuem para o aprofundamento da vivência humana e o surgimento de discussões e iniciativas em outro formatos, como por exemplo o intercâmbio entre dança e audiovisual”, complementa a sinopse.

Com a suspensão das atividades presenciais na pandemia, cresceu a produção de videodanças. Neste contexto, bailarinos e companhias de dança recorreram ao palco virtual para continuarem na ativa, bom para o público que ganha uma alternativa de entretenimento e para os artistas que seguem com produção mantendo as medidas de segurança.

De acordo com a diretora do Coletivo, a bailarina Renata Souza, Casulo é um videodança que transporta o público para uma experiência onde a imagem é o norteador de suas ações. O videodança é interpretado por ela e pelo bailarino Elton Fialho.

Projeto
O projeto Vídeodança Casulo foi contemplado pelo prêmio Aldir Blanc, da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (ADETUC) e Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura e Fundo nacional da Cultura.

FICHA TÉCNICA:

Produção e Realização: Agulha Cenas

Direção artística: Renata Souza

Criação coreográfica colaborativa: Renata Souza e Elton Fialho

Elenco: Renata Souza e Elton Fialho

Captação e edição: LookUpfilms

Fotografia e Contrarregragem: Daniel Mangaba

Assessoria de imprensa: Cinthia Abreu/ A Barraca Comunicação e Arte

Serviço
O quê- Vídeodança Casulo

Quando – Sexta-feira, 06/08

Horário – Às 19h

Onde – Canal do YouTube Agulha Cenas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agenda Cultural