Curta-metragem “O Segredo de João” inicia as gravações na Capital

Filme de ficção trata sobre relações familiares e foi idealizado pela Fábrica Produções

Com elenco e produção formados essencialmente por profissionais da produção audiovisual do Tocantins, o filme curta-metragem “O Segredo de João” iniciou as gravações na última segunda-feira, 19, que seguem até o final do mês de julho, em Palmas. Para a produção foram gerados cerca de 30 empregos diretos, dentre produtores, técnicos, direção e elenco. As gravações acontecem cumprindo todos os protocolos e orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), inclusive, a quantidade de atores nas escalas por dia no set e o corpo técnico foram reduzidos com o intuito de evitar aglomerações.

O projeto foi idealizado pela Fábrica Produções em parceria com o Ponto de Cultura Itinerante Um Ponto Dois, com o objetivo de lançar novos talentos no cenário do cinema tocantinense. Para a direção, foi escolhida Elisângela Dantas, que já atua há muitos anos na produção e curadoria do cinema em Palmas, mas assume com “O Segredo de João” a sua primeira direção. “Gravar este filme, com dramaturgia, elenco e equipe palmense nos enche de orgulho”, afirma ela.

O filme de ficção vai enaltecer a importância do audiovisual em sala de aula e o fortalecimento das relações familiares.  A sinopse mostra que João é um garoto que vive em um ambiente de grandes tradições culturais, sempre acompanhado por seu avô Seu Bira, que dedicou grande parte de sua vida à arte e cultura. Junto com sua melhor amiga Maria Eduarda e sua nova professora Juliana, vão transformar o mundo de um garoto triste, o Pedro, e descobrirão também “O Segredo de João”.

O elenco foi escolhido por meio de seleção aberta e também convidados, com crianças, jovens e adultos, com ou sem experiência na área. O protagonista é o esportista Gustavo Borges, que encara o desafio de ser ator no cinema, pela 1ª vez. “Está sendo uma experiência muito nova para mim. Estou ansioso em conseguir atender às expectativas da equipe e vejo essa estreia no cinema como um momento de transformação pessoal, pois o que já estou vivenciando neste momento já é para mim um grande desafio que merece ser celebrado”, expressa.

Ainda de acordo com a diretora, a obra tem como referência o clássico de Giuseppe Tornatore, “Cinema Paradiso” de 1988. “A amizade e deslumbre que o garoto Totó tem pelo projecionista Alfredo torna uma inspiração para relação de Seu Bira com seu neto, protagonistas do nosso curta. É a partir desta amizade de Bira e João e inspirada em Alfredo e Totó, que iremos trabalhar os conflitos vividos pelas crianças do filme”, ressalta Elisângela.

Cenário

As gravações acontecem em uma residência em Palmas, especialmente escolhida de acordo com o conceito do curta-metragem. Diretor de arte do projeto, Rogo afirma que as aventuras que passam na imaginação do universo infantil o inspirou a desvendar os mistérios criativos para o cenário. “Afetuoso, os cenários das cenas internas são regados de momentos de carinho, memória e cultura. Buscamos uma narrativa cromática que permeia em uma palheta naturalmente primária com pontos de cores que são disparadores da brasilidade inserida no cotidiano dessa família”, declarou.

Projeto

O projeto “O Segredo de João” é fruto de uma parceria da Fábrica Produções e o Grupo Um Ponto Dois de Teatro, foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc Tocantins do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura”.  “Estamos tirando este sonho do papel graças à Lei Aldir Blanc e mais uma vez mostrando que temos potencial no nosso Estado e que precisamos investir nestes talentos. O cinema brasileiro é resistência”, conclui a diretora.

Ficha Técnica

Diretora: Elisângela Dantas

Produtor Geral: Justino Vettore

Diretor de fotografia: Pablo Pereira

Produtora Executiva: Bianca Melo

Operador de câmera: Celso Rezende

Captação de som: Alex Rocha

Assistente de som: Marquinhos Rocha

Direção de Arte: Ronan Gonçalves

Assistente de Arte/ produtor de objetos: Leandro Teodoro

Preparador de elenco: Cícero Belém

Figurinista: Vivian Oliveira

Assistente de figurino: Rubi Melo

Maquiagem: Jô Gonzaga

Platô: Carlos Gontijo

Still: Flaviana OX

Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu

Assessora Jurídica: Hamanda Almeida

Elenco: Davi de Oliveira Carvalho, Maria Eduarda Benmuyal, João Vinicius Martins, Milne Freitas, Ana Kamila Castaño, Gustavo Borges, Bell Gama, Patrícia de Sá, Cleuda Milhomem, Renata Patrícia da Silva, Marquinhos Rocha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agenda Cultural