Search
sexta-feira 24 maio 2019
  • :
  • :

Conflitos sobre o amor e doença em cartaz com novo espetáculo teatral em Araguaína

Apresentado pelo grupo de teatro Artpalco, “Um Minuto para Dizer que Te Amo”

Uma reflexão sobre amor, amizade, dedicação e companheirismo em uma aventura lúdica para buscar as melhores lembranças esquecidas pela doença. Esta é a sinopse do espetáculo teatral “Um minuto para dizer que te Amo”, que será apresenta na próxima sexta, sábado e domingo, 17, 18 e 19, a partir das 21 horas, no Espaço Cultural Artpalco, na cidade de Araguaína, no Norte do Estado.

A classificação do espetáculo é livre. Interpretada e escrita pelo dramaturgo pernambucano, Luiz Navarro, a peça será apresentada pela primeira vez no Tocantins. O ator pernambucano Fell Silva, radicado em Belo Horizonte (MG), completa o elenco, vindo ao Estado especialmente para apresentação. Os músicos Nice Albano e Zé Caetano, de Recife (PE), assinam a direção musical, com execução das canções ao vivo durante o espetáculo.

“Um minuto pra dizer que te amo” conta uma história através de um universo lúdico criado pelo filho, onde um quintal é o cenário e uma carroça de madeira é o veículo para transportar seu velho pai através de suas memórias, fazendo-o revisitar e reviver histórias ou simplesmente inventar causos, numa relação de profunda entrega. No decorrer da narrativa, os personagens mergulham em uma aventura lúdica em busca das melhores lembranças e se deparam com conflitos e a certeza de que só o amor transforma a adversidade da doença.

A peça tematiza uma doença incurável, o Alzheimer, que atinge 15 milhões de pessoas em todo mundo, porém, a doença não é o elemento principal da produção. “Definitivamente, não vamos com este espetáculo falar da doença, tampouco falaremos de tristeza, mas contaremos uma história de um grande amor, que nos mostra que muitas vezes nos resta apenas um minuto para dizer… eu te amo”, adianta Luiz Navarro.

Ainda de acordo com o dramaturgo, o texto não fala simplesmente do mal de Alzheimer e de suas consequências físicas e psicológicas inerentes ao processo que envolve o paciente, seus familiares e cuidadores, e sim do quanto o ser humano pode ser capaz de se reinventar, buscando experimentar sentimentos jamais pensados ou vividos. “Foi pensando naquele momento onde estamos diante do desconhecido e não sabemos que rumo tomar, mas que precisamos nos despir da vaidade, do orgulho, olhar para dentro de nós mesmos e sentir a necessidade pura de olhar generosamente para o outro, sem medo, sem pestanejar, pois cada minuto deste momento em diante será precioso e urgente.”

“Um minuto pra dizer que te amo” já conquistou diversos prêmios como melhor espetáculo com produções pelo Brasil afora, como a indicação a seis títulos e vencedor de três do Prêmio Cenym, maior referência na linguagem no Brasil, com o grupo pernambucano Matraca de Teatro. No ano passado, os atores Luiz Navarro e Fell Silva conquistaram com o espetáculo três prêmios e ainda cinco indicações no 19º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí – ES. Na ocasião, o Artpalco conquistou os prêmios de Melhor Espetáculo pelo Júri Popular, Melhor Ator Coadjuvante para Fell Silva e Melhor Trilha Sonora para Nice Albano e Zé Caetano. E mais as indicações pelo júri técnico de Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Texto, Melhor Cenário e Melhor Ator para Luiz Navarro.

Ficha Técnica

Texto – Luiz Navarro

Direção – Jaílson Vidigal

Direção Musical – Nice Albano e Zé Caetano.

Atores – Fell Silva e Luiz Navarro

Serviço

O quê – “Um minuto pra dizer que te amo”

Quando – Sexta, sábado e domingo, 17, 18 e 19 de maio

Onde – Espaço Cultural Artpalco, em Araguaína

Ingressos – R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Pontos de venda – Lojas Supermoda ou no Espaço Cultural Artpalco

Informações – (63) 3421-4022 ou 9 8128-0444

Crédito da foto: Eder Gaioski/Divulgação