Search
segunda-feira 24 setembro 2018
  • :
  • :

Projeto de troca espontânea de livros e gibis será lançado em Palmas

Incentivar o gosto pelo livro e pela leitura. É com essa intenção que o escritor e jornalista Ronaldo Coelho Teixeira reinicia o projeto “Livro que te quero ler”, desta vez em Palmas, capital do Tocantins. A primeira ação acontecerá das 17h às 19h no Parque Cesamar. Para participar, basta que a pessoa leve seu(s) livro(s) e gibi(s) já lido(s) e o(s) troque por outro(s). Informações pelo telefone (63) 99212-8523.

O “Livro que te quero ler” foi idealizado e realizado inicialmente em Gurupi, em 2011 e 2012 pelo escritor e jornalista Ronaldo Coelho Teixeira. Sua funcionalidade é simples e participativa. Consiste em levar, uma vez a cada mês, por um determinado período de tempo, um tecido medindo 4x2m estendido no chão e, ao lado, um banner sinalizador do Projeto, nas principais praças e áreas públicas da cidade. Incentivando a troca espontânea e gratuita de livros e gibis. Para participar, basta que a pessoa leve seu livro ou gibi já lido, deixe-o no pano e pegue outro de seu interesse.

Sabedor de que o livro, infelizmente, ainda é um item caro e, de certa forma, intelectualizado, o que já o distancia da maioria dos brasileiros, é que idealizei esse Projeto. E ainda devido às poucas livrarias e nenhum sebo existente em nossa capital. A intenção é favorecer a troca espontânea de livros e gibis entre as pessoas de todos os gêneros e de todas as idades”, destaca Teixeira.

Teixeira chama a atenção ainda para a situação social e política insustentável que hoje o país atravessa. “Tudo isso que vivemos hoje, um país rico, mas que só goteja miséria, é resultado da alienação do povo. E a escola ainda, tragicamente, faz parte disso, apesar dos avanços, continuam empurrando livros fora de hora para a garotada. Parece-me que é para que a criança ou o adolescente pegue terror da leitura. E isso é que os (maus) políticos querem, uma sociedade alienada e sem rumo. Um povo que lê sabe de si, dos seus direitos e deveres, sabe onde está e para onde quer ir”, reforça.

Ronaldo Teixeira ressalta que a ideia de se fazer o Projeto em Palmas deve envolver quantas pessoas possíveis, no sentido de que, a cada mês, uma pessoa diferente fique responsável pela agenda da sua próxima edição. “Para isso, estou aberto – inclusive já tive algumas adesões. E para a divulgação, temos uma página no facebook”, finaliza.

O projeto “Livro que te quero ler”, terá sua primeira edição em Palmas, capital do Tocantins, das 17h às 19h no Parque Cesamar. Para participar, basta que a pessoa leve seu(s) livro(s) e gibi(s) já lido(s) e o(s) troque por outro(s). Informações pelo telefone (63) 99212-8523 (whatsapp).

Serviço

O que: realização do Livro que te quero ler

Como: troca espontânea de livros e gibis

Quando: 15 de setembro de 2018

Horário: 17h às 19h

Onde: Parque Cesamar (Avenida NS 04, s/n – Plano Diretor Sul, Palmas-TO)