Search
segunda-feira 24 setembro 2018
  • :
  • :

Comédia Casos Insanos ganha remontagem sob a direção do humorista Paulo Vieira

Após 13 anos em cartaz, espetáculo do Grupo Artpalco está de volta, com previsão de circulação nacional em mais de dez cidades brasileiras no ano de 2019

Treze anos em cartaz, mais de 200 apresentações e 70 mil espectadores. Sucesso por onde passou, a comédia Casos Insanos, apresentada pelo grupo de teatro Artpalco, está de volta. Considerada uma terapia contra o mau-humor, a comédia será repaginada e, desta vez, quem assume a direção é o humorista Paulo Vieira, artista tocantinense que integra atualmente o elenco do Programa do Porchat, da Rede Record.

O projeto foi aprovado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, para circulação em mais de 10 cidades brasileiras ao longo do ano de 2019. A montagem, porém, já se inicia no mês de setembro. “As expectativas são as melhores e já estou cheio de ideias para contribuir com esta nova fase do Casos Insanos. Creio que será um divertido desafio e o público pode esperar para se divertir muito”, conta Paulo Vieira.

Coordenador do Artpalco, o ator George Henrique Silva adianta que a parceria garante credibilidade ao espetáculo. “O Paulo Vieira é referência quando se trata de comédia. Tenho a certeza de que o resultado será incrível”, almeja.

A remontagem terá parte dos textos adaptados por Paulo Vieira, que também assinará a direção. A estreia está prevista para o primeiro semestre de 2019 e a turnê circulará por Fortaleza (CE), Vitória (ES), João Pessoa (PB), Salvador (BA), Goiânia (GO), Brasília (DF), Patos de Minas (MG), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Niterói (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo e Ribeirão Preto (SP). No Tocantins, o espetáculo será apresentado nas cidades de Araguaína, Gurupi, Guaraí, Colinas do Tocantins, Porto Nacional e Palmas.

WhatsApp Image 2018-08-28 at 08.32.53(1)

Espetáculo

Na nova montagem, as cinco freiras pra lá de insanas continuam a comandar a terapia de humor, que reúne as melhores cenas e os melhores personagens dos treze anos em cartaz, trazendo ao palco ainda os personagens O Pregador, Xirley, Personal, Joselaine e Trupe Ica, dentre outros.

Atriz do grupo Artpalco, Tatiane Breve integra o elenco de Casos Insanos desde a primeira montagem. Ela lembra que a peça propõe um combate ao mau-humor. “Casos Insanos traz uma história não-linear com cenas de humor com diversos personagens, vivendo as mais variadas situações”, explica a atriz, que interpreta personagem Xirley e também uma das freiras. Para Tatiane Breve, o segredo do sucesso da peça está na interatividade com o público. “O público pode se preparar para cair na gargalhada com uma terapia contra o mau-humor que promete tirar o público do sério.

História

A comédia nasceu no ano de 2005 na cidade de Uberlândia (MG), alcançando recorde de bilheteria na cidade, nos dez anos em que esteve em cartaz. Em 2012, Tatiane Cristina Silva e George Henrique Silva se mudaram para Araguaína e iniciaram a segunda geração do espetáculo, onde a dupla convidou atores locais para nova montagem dos bons e velhos personagens. A comédia foi apresentada no Tocantins no período de 2012 a 2015, alcançando mais de 7 mil fãs, apenas na cidade de Araguaína, sede do grupo atualmente.

A nova montagem de Casos Insanos une no elenco atores de Uberlândia, que participaram das primeiras montagens, com atores do Tocantins. O ator e humorista Wagner Bárbara, de Uberlândia, considera que a remontagem de Casos Insanos não é uma volta, mas uma continuação. “Quando a gente se despediu do Casos Insanos ficou para todos nós, nos nossos corações, a certeza de que a gente voltaria”, declara.

Ele acrescenta ainda que a remontagem vem cercada de grande expectativa, não só pelo reencontro entre os atores que passaram pelo Casos Insanos, mas principalmente pela direção do humorista Paulo Vieira. “O Paulo vieira é um comediante incrível e a gente espera que ele consiga imprimir esse talento, essa veia de comédia que ele tem na direção do Casos Insanos. Uma direção que, com certeza, é muito parecida com Casos Insanos, no sentido de que o humor que ele produz tem tudo a ver com a nossa proposta, que é uma terapia contra o mau-humor”, considera o ator, que está no elenco de Casos Insanos desde o ano de 2005, interpretando personagens como a Xoxa, Dr. Lexotânus e o mais famoso, a “Kátia Fá” (2008), com o qual ganhou o “Olim-Piadas” no programa da Ana Hickmann, na TV Record.

Reconhecimento

Nos treze anos de trajetória, o espetáculo acumulou 70 mil espectadores, feito destacado no livro “Nau à Deriva”, do produtor cultural Carlos Guimarães Coelho como “um dos maiores sucessos de público do Brasil montado no interior”. O ator George Henrique lembra ainda que Casos Insanos “foi a peça que impulsionou outros espetáculos de humor em Uberlândia.” Em 2010, o espetáculo foi premiado como Melhor Espetáculo pelo júri popular no Festival de Comédia de Uberlândia e em 2014 suas esquetes tiveram três premiações no Festival de Esquetes do Sesc Tocantins.

Grupo

O Grupo Artpalco nasceu na cidade de Uberlândia (MG), em 2001, mas atualmente tem sede na cidade de Araguaína, Norte do Tocantins. Diversas produções do grupo já garantiram pelo Brasil afora recordes de público e bilheteria. Hoje o currículo do grupo conta com cerca de 20 montagens, entre elas grandes sucessos como, “Adolescência”, “Apocalipse – Entre o bem e o mal”, “A Poção do Amor”, “Salada Insana”, “Divas Insanas”, “A namorada dos três porquinhos”, “Geringonça”, ” E se a gente se conhecesse outra vez?”, “O rei do lixo”, “As Malditas”, “Outra história de Francisco” e o mega sucesso de público, “Casos Insanos”.

Recentemente, o grupo circulou com o espetáculo “Outra História de Francisco” (aprovado pela Lei Rouanet e patrocinado pelo Atacadão) em 25 cidades brasileiras, nas regiões Norte, Norte e Sudeste do País, para mais de 3 mil pessoas. O grupo garantiu também premiações em importantes mostras e festivais, como o Festival Nacional de Teatro de Guaçui, FIT Bahia e Sesc Aldeia Jiquitaia, dentre outros.