Search
terça-feira 20 novembro 2018
  • :
  • :

Artpalco conquista três prêmios no Festival Nacional de Teatro de Guaçuí

A mala do Artpalco após a participação no 19º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí – ES está de volta ao Tocantins cheia de troféus e títulos.  O grupo que tem sede na cidade de Araguaína, no Norte do Estado, conquistou três prêmios e ainda cinco indicações no Festival, que aconteceu na cidade de Guaçuí (ES). O espetáculo “Um minuto para dizer que te amo” foi apresentado, na sexta-feira, 17, pelos atores Fell Silva e Luiz Navarro, que também assina a dramaturgia, e pelos músicos Nice Albano e Zé Caetano.

Na ocasião, o Artpalco conquistou os prêmios de Melhor Espetáculo pelo Júri Popular, Melhor Ator Coadjuvante para Fell Silva e Melhor Trilha Sonora para Nice Albano e Zé Caetano. E mais as indicações pelo júri técnico de Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Texto, Melhor Cenário e Melhor Ator para Luiz Navarro.

A cerimônia de premiação aconteceu no sábado, 18. “O reconhecimento através dos prêmios, de certa forma, mostra que o trabalho do Artpalco está no caminho certo, contribuindo principalmente para o desenvolvimento das artes cênicas em Araguaína”, considera Luiz Navarro. Para ele, receber o prêmio de Melhor Espetáculo pelo júri popular, reafirma o compromisso do grupo com o público. “Que é o de levar espetáculos que possam promover um debate sobre assuntos inerentes ao ser humano, levando em consideração a qualidade artística de nossas produções”, ressalta.

Espetáculo

A peça tematiza a doença do Alzheimer, que atinge 15 milhões de pessoas em todo mundo. “Não quis falar simplesmente do mal de Alzheimer e de suas consequências físicas e psicológicas inerente ao o processo que envolve o paciente, seus familiares e cuidadores, mas foi, sobretudo para falar do quanto o ser humano pode ser capaz de se reinventar, de se redescobrir, buscando experimentar sentimentos jamais pensados ou vividos”, explica Navarro.

Seleção

O Artpalco representou o Tocantins e também a região Norte do País, sendo o único da região selecionado dentre mais de 150 inscrições de companhias e grupos participantes de todo o País e da América Latina, concorrentes a premiações em diversas categorias. Um total de 18 espetáculos concorreram ao festival nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Espetáculo (júri popular), Melhor Direção, Melhor Texto, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Iluminação, Melhor Sonoplastia, Melhor Figurino e Melhor Cenário.

Festival

O Festival Nacional de Teatro de Guaçuí é realizado desde o ano 2000 e, este ano, recebeu seis trabalhos adultos, seis para a infância e juventude e seis espetáculos de rua, além de uma performance e três oficinas. Estiveram reunidas peças do sul do Estado do Espírito Santo, da Grande Vitória e também de outros estados do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Ceará, Paraná e Minas Gerais.

No ano de 2016, o grupo Artpalco participou do festival com o espetáculo “E Se a Gente se Conhecesse outra Vez”, faturando os prêmios de Melhor Espetáculo pelo júri popular e Melhor Atriz para Tatiane Breve.