Search
terça-feira 20 novembro 2018
  • :
  • :

FCP Big Band in concert é o espetáculo desta sexta-feira, 22, no Theatro Fernanda Montenegro

BIGBAND

A energia contagiante das grandes orquestras musicais chega ao palco do Theatro Fernanda Montenegro, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, no espetáculo “FCP Big Band in Concert”,  que acontece nesta sexta-feira, 22, às 20 horas. O concerto, que fecha as atividades do grupo no semestre, contará com repertório variado que vai de  clássicos do Jazz  a temas de filmes, como Missão Impossível.

Orquestra fixa da Fundação Cultural de Palmas, a FCP Big Band é composta por alguns jovens talentos da música de Palmas, e por músicos já consagrados no cenário musical da Capital. “A FCP Big Band é um espaço de aperfeiçoamento técnico para músicos, a partir da formação de repertorio, e estudo de técnicas interpretativas”, explica o regente Thiago Oliveira.

“O concerto e muito animado, com um repertório variado, de jazz a temas de clássicos do cinema, que com certeza, será um momento de alegria para o público”, reforça Thiago Oliveira.

FCP Big Band

A FCP Big Band é uma orquestra de Música Popular formada no curso de Prática de Conjunto do Centro de Ensino e Treinamento Artístico (Ceta) da Fundação Cultural de Palmas. Atualmente é formada por sete saxofones, três trombones, três trompetes e uma base harmônica (baixo, bateria, piano, guitarra e violão).  A regência é de Thiago Oliveira e a coordenação artística é de Diego Brito.

Big Band´s

As Big band´s são formações que agregam um grande grupo instrumental associado ao jazz e se tornaram muito populares dos anos 20 aos anos 50, período que conhecido como a Era do Swing.

As grandes orquestras comandaram o ritmo em centenas de salões de bailes de todo o planeta, consagraram junto ao grande público uma música nascida nos guetos negros norte-americanos no final do século XIX e proporcionaram a centenas de artistas suas primeiras experiências profissionais. Dos palcos dos grandes clubes e dos shows das rádios nasceram estrelas como Duke Ellington, Glenn Miller, Bemny Goodman, Tommy Dorsey, Artie Shaw e Frank Sinatra – estrelas maiores de uma época de ouro do jazz, conhecida como a era do swing.

Fonte: Fundação Cultural de Palmas