Search
terça-feira 22 maio 2018
  • :
  • :

Ponto de Cultura Meninos do São João apresenta espetáculo o Corpo Brinca nos dias 26 e 27

F20685F7-BA6A-4156-A27D-0B9C4F09CF43

O “Corpo Brinca”, espetáculo formado por alunos da Escola Municipal Anne Frank, realiza duas apresentações dias 26 e 27, às 20 horas, no Sesc Palmas. O espetáculo é resultado da residência artística realizada pelo Ponto de Cultura Meninos do São João e o Instituto de Arte Utambor, que receberam apoio financeiro do Prêmio Cultura Viva, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), através da Fundação Cultural de Palmas (FCP).

Iniciada em 2018, a residência artística na Escola Municipal Anne Frank é o segundo núcleo do Meninos do São João para criação formação e inserção de Banda Rítmica Percussiva dentro das escolas públicas, desse trabalho surge o espetáculo “Corpo-Brinca”. O objetivo é possibilitar às crianças e adolescentes acesso ao mundo da arte, por meio de um projeto que envolve música, dança, ginástica rítmica, percussão e a experiência do ato de brincar.

“É através do resgate das brincadeiras e brinquedos, que esse projeto busca promover a troca de conhecimento das técnicas artísticas com o universo lúdico e educacional. São diferentes formas de interação do aluno com o ato de brincar, transformando o corpo estático em corpos que brincam e tocam instrumentos”, explica um dos gestores e professor do Projeto, Dorivã Passarin.

 O professor acrescenta ainda que “a ideia é ir do ‘brincar-dançando e tocando’ para o ‘dançar- brincando e cantando’. Toda essa experiência é transformada em um grande espetáculo, que divide o universo das brincadeiras entre os quatro elementos da natureza: Terra, Ar, Água e Fogo”, concluiu.

 No palco o espetáculo apresenta o som de ritmos populares do Brasil, em específico do Tocantins, mesclados aos nacionais e internacionais que se fazem imersos em uma grande brincadeira.

 Cultura Viva

O Cultura Viva  é uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Prefeitura Municipal de Palmas / FCP, que visa à implementação da Política Nacional de Cultura Viva no município,  que tem por objetivo premiar iniciativas culturais para fomentar e desenvolver a Rede de Pontos de Cultura.

 Apresentação

 Terra

1 Banda Percussiva Meninos de Anne Prof. Dorivã Passarim e Prof. Márcio Bello 2- Filhas da Terra: Grupo de Ginástica Rítmica Juvenil Profª. Kelly Cristina Machado 3- Soldadinhas: Grupo de Ginástica Rítmica Infantil Profª. Kelly Cristina Machado.

Ar

4 – Banda Percussiva Meninos de Anne Prof. Dorivã Passarim e Prof. Márcio Bello 5- Pipas: Ballet I (vespertino) Profª. Liu Moreira 6- Valsa dos Balões.

 Água

7- Banda Percussiva Meninos de Anne Prof. Dorivã Passarim e Prof. Márcio Bello 8- Bolinha de Sabão: Baby-Class II (matutino) Profª. Liu Moreira 9- No balanço das Águas: Cia de Dança Anne Frank Profª. Liu Moreira 10- Sereia: Hayca Luiza Profª. Kelly Cristina Machado 11- No Batuque das Águas: Grupo de Ginástica Rítmica Profª. Kelly Cristina Machado.

 Fogo

12-  Banda Percussiva Meninos de Anne Prof. Dorivã Passarim e Prof. Márcio Bello 13- Incendiar: Grupo de Ginástica Rítmica Profª. Kelly Cristina Machado 14- Queimou Dançou: Dança Criativa II (Matutino e Vespertino) Profª. Liu Moreira 15- Fogo: Cia de Dança Anne Frank – Jazz Juvenil Profª. Liu Moreira.