Search
segunda-feira 19 novembro 2018
  • :
  • :

Curso de Bioconstrução em Palmas

Arte de divulgação

Em tempos de desafios ambientais, torna-se cada vez mais importante repensarmos cada atividade em nosso cotidiano, buscando a transição para hábitos de vida com menor impacto ambiental na busca da satisfação das nossas necessidades básicas de alimento, água, moradia, saneamento e energia.

Nesse contexto, o Ecocentro Sabiá (TO) realiza o Curso de Bioconstrução com duração de dois dias, composto de atividades teóricas e práticas, onde serão abordadas técnicas de construção natural com terra crua.

No próximo final de semana, nos dias 28 e 29 de abril, o Ecocentro Sabiá de Permacultura e Decrescimento promove o Curso de Bioconstrução, com o intuito de despertar reflexões sobre os impactos ambientais das ocupações humanas, composto de atividades teóricas e práticas, onde serão abordadas técnicas de construção natural com terra crua.
Atualmente, no Brasil, 80% da população vive nas cidades, gerando assim um impacto ambiental imensurável, no que diz respeito aos recursos empregados na construção civil, no consumo de água, emissão de esgoto, produção de lixo e gasto de energia.
Levando ainda em consideração que a construção civil é uma das cadeias produtivas que mais cresce e que nela estão envolvidos processos industriais que consomem muitos recursos naturais, demandam muita energia e geram muitos resíduos, é cada vez mais importante a busca por métodos construtivos e ocupações humanas mais sustentáveis.
A terra crua é um recurso natural abundante em todas as regiões do planeta, cujo uso na construção constitui um saber tradicional milenar desenvolvido simultaneamente em várias partes do mundo, sendo assim, um material eficiente do ponto de vista energético e bioclimático.
Contudo, com o processo de industrialização da construção civil, as técnicas de construção com terra foram sendo desvalorizadas, construindo um pensamento coletivo que associa essas técnicas com situações de pobreza, que com o passar do tempo tem resultado na perda desses saberes.
Com o intuito de gerar autonomia e de promover o resgate desses conhecimentos tradicionais de construção, que usam recursos naturais renováveis e de também revalorizar e construir uma identificação comunitária com essas técnicas, o Ecocentro Sabiá, desenvolve cursos e vivências na área de construção natural, saneamento ecológico e gestão hídrica sustentável.
SERVIÇO:
 
Data: 28 e 29 de abril (sábado e domingo)
Horário: 8h às 17h
Investimento: r$ 250 (incluso almoço) | r$ 200 (sem almoço)
Endereço: Zona Rural de Palmas, as margens da TO 050, próximo a Avenida JK.
Conteúdo programático: técnicas de construção natural com terra crua (adobe; reboco natural; fundação de pedra; tinta natural)
IMG_4999 IMG-5789