Search
quarta-feira 13 dezembro 2017
  • :
  • :

O artista escocês Jephson Robb desembarca em Palmas para palestra sobre “A Engenharia da Arte” no IFTO

O artista plastico escocês Jephson Robb, desembarca em Palmas com a palestra sobre a ‘Engenharia da Arte” para os alunos do curso de Engenharia Civil do IFTO.

O evento é uma iniciativa do PET – Programa de Educação Tutorial do IFTO, programa de comprovada excelência, o qual compromete-se fundamentalmente em aprimorar os cursos de graduação. Trabalha com quatro vertentes principais que são: Ensino, Cultura, Pesquisa e Extensão . É o único programa institucional voltado para graduação que trabalha no formato de grupo interdisciplinar, ancorado em alunos e professores e que recebe avaliação institucional e não individual. É coordenado pelo professor Dr. Flávio Roldão de Carvalho Lelisàs.

O evento será na próxima terça feira dia 24/10, às 8h30 no Mini auditório 09 da Instituição e a entrada é 1 Kl de alimento não perecível que será doado para o ONG Meninas de Deus.

flyer_jephson-robb

Jephson Robb

Jephson Robb é um artista escocês, mais conhecido por suas obras públicas de arte em grande escala.

Robb criou esculturas e instalações de referência em toda a Escócia. Ele também produziu obras que fizeram turnês em exposições internacionais e tem uma peça, Cries ad Whispers, na coleção permanente Musuem of Modern Art em Nova York.

Ele recebeu sua primeira comissão pública do Scottish Arts Council em 2005 para entregar Golden Age, pelo qual ele criou um disco de sete metros de diâmetro de folha de ouro puro aplicado ao antigo porto de Pittenweem. Seus trabalhos mais recentes incluem duas esculturas encomendadas pelo NHS para ficar no terreno do Hospital Royal Gartnavel de Glasgow, e conhecido e desconhecido, um memorial internacional para as vítimas do amianto.

Suas ambiciosas obras empurram os limites de materiais e processos; Ele lançou bronze em uma escala enorme, aço inoxidável polido para um acabamento de espelho e tinha folha de ouro aplicada à mão para uma grande superfície de concreto exterior. Meticuloso em sua escolha de materiais, ele combina as habilidades e os conceitos de uma prática de arte com a tecnologia do design contemporâneo.

O resultado é uma série de obras de arte sofisticadas em larga escala, que são muitas vezes derivadas de algumas das formas geométricas mais básicas. Ao usar essas formas universalmente reconhecidas, Robb cria esculturas que são acessíveis, mas que também são baseadas em inquéritos complexos sobre a condição humana e a natureza das relações humanas. Eles têm a capacidade de fazer as pessoas pausar e olhar novamente, e se beneficiar de um olhar prolongado.

As esculturas de Robb se centram em torno do coração e do círculo, explorando os espaços liminos entre celestial e terrestre, celestial e terrestre, contemplando o espiritual em um mundo material.

Ele está envolvido com todas as etapas de um projeto, desde as idéias criativas iniciais até o trabalho direto com engenheiros, fundições e fabricantes para produzir o trabalho, além de estar presente quando a obra final está sendo instalada em seu site específico.

Robb lê economia e história econômica na Universidade de Glasgow. O legado desta educação pode ser visto em suas esculturas, que muitas vezes se baseiam em idéias econômicas. Mais tarde, ele passou a estudar design no Royal College of Art, em Londres, sob Ron Arad, um pioneiro do movimento de arte de design. Desde que se formou em 2003, ele se concentrou no desenvolvimento de sua prática escultural.