Search
terça-feira 17 outubro 2017
  • :
  • :

“Elegias I”: Nasce o primeiro projeto autoral de Metal Atmospheric do Tocantins

Ana Franco

Acaba de ser lançada a primeira gravação do projeto Elegias, parceria dos músicos tocantinenses Arthur Dunck e Thiago Tubarão. O EP disponibilizado no youtube traz uma pequena amostra do trabalho identificado como metal atmospheric e caracterizado como o primeiro projeto autoral fortemente influenciado pelo black metal atmospheric no Tocantins.

O primeiro EP do Elegias traz duas músicas inéditas (Cry of the great heart e The spectacular flight of darkness) envoltas em uma concepção temática com a reapresentação de uma arte antiga e popular, a xilogravura. As letras são em inglês, uma vez que se pretende comunicar com uma comunidade internacional. Cada elegia transcende à um estado de contemplação oportuno para a sombrosidade destes tempos.

 Há uma sonorização extrema, gritos, lamúrias e uma melancolia. Duas elegias para um mundo que podia ser, mas não foi, onde abriu-se espaço pra monstruosidade, ressentimento, vilania e desprezo pela vida. Há algo para explodir, que vem de um conhecimento antigo que nos era apresentado como trevas e martelado como tal – mas martelamos de volta, a expressão de um espírito selvagem e primordial.

Segundo os músicos, “Elegias I” nasceu e foi desenvolvido dentro de um processo de vivência e experiência individuais: “Buscamos dar sentido expressando uma atmosfera densa e particular. Esse EP não saiu rápido ou fácil, nossa dificuldade financeira, nossas limitações pessoais, problemas de saúde, nosso quotidiano corrido, nosso amadurecimento artístico e conceitual, foi uma caminhada e tanto. Estamos satisfeitos.”.

Sobre os músicos:

Arthur Dunck, 28 anos, é psicólogo e músico.

Trabalhos anteriores:  Eppilepsia (2006-2008) – rapcore

Thiago Ruiz Garcia (Thiago Tubarão), 28 anos, é matemático e músico com um vasto histórico de produção no cenário undergroud do Tocantins desde 2006.

Trabalhos anteriores: Eppilepsia (2006-2008) – rapcore; Mata-Burro (2008-2014) – hardcore; Fast 4 Thrashers (2009-2011) – thrash; Indögma (2014-) – hardcore/grind

Informações Técnicas:

Capa: Carlos Henrique Pereira https://www.facebook.com/CHXilogravura/

Vocal e guitarra: Arthur Dunck

Guitarra: Thiago Tubarão