Search
domingo 24 setembro 2017
  • :
  • :

Inscrições para o Edital Rumos 2017-2018 do Itaú Cultural começam hoje

O programa completa 20 anos de fomento à produção e difusão de artistas, produtores e pesquisadores no Brasil com novo edital.

A partir de terça-feira (29/8) estarão abertas as inscrições para o edital do programa Rumos 2017-2018. A iniciativa é promovida Itaú Cultural há 20 anos, com objetivo de fomentar à produção e difusão de artistas, produtores e pesquisadores do país. A inscrição é gratuita e será feita exclusivamente pelo site oficial rumositaucultural.org.br até 3 de novembro. O resultado será divulgado em 28 de maio de 2018.

Podem se inscrever projetos ou trabalhos sobre arte e cultura brasileira em qualquer expressão artística. Os inscritos serão avaliados por uma comissão formada por 40 profissionais do instituto com atuação em diferentes regiões do país. Além disso, há a comissão de seleção formada por profissionais externos ao Itaú Cultural: Amir Labaki (jornalista e crítico de cinema), Arthur de Faria (músico e escritor), Fabiana Moraes (jornalista e professora), Felipe de Assis (artista cênico, produtora cultural, pesquisador e curador), Felipe Scovino (professor, crítica de arte e curador independente), Janaina Melo (gerente de educação do Museu de Arte do Rio), Karla Martins (atriz, produtora, gestora pública e contadora de histórias), Kil Abreu (jornalista, crítico e pesquisador de teatro), Marcelino Freire (escritor), Maurício Pereira (músico), Paula Gomes (cineasta) e Rui Moreira (bailarino e coreógrafo).

A edição deste ano terá como novidade ferramentas de acessibilidade para ampliar o alcance do edital chegando a pessoas com deficiência, com ícones em libras e site compatível. Outra novidade anunciada é a Caminhada Rumos, que ocorrerá de 4 de setembro a 26 de outubro, quando uma equipe do Itaú Cultural percorrerá 27 capitais para explicar o projeto.

De 31 de agosto a 5 de novembro, o Itaú Cultural, em São Paulo, começa a exibir uma mostra com os contemplados no edital do Rumos 2015-2016. Sob o nome de Narrativas do invisível – Mostra Rumos 2015-2016, a mostra apresentará 24 trabalhos dos 117 selecionados pelo projeto.