Search
sábado 22 setembro 2018
  • :
  • :

Cena Convite: uma memória resgatada

Por Zeus Bandeira (aluno de Jornalismo UFT – disciplina Jornalismo Cultural)

A 10ª edição da Mostra Semestral do curso de Teatro (Mosca) se iniciou na última quarta-feira (24/05), no Bloco B, do Campus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins. O ato de abertura contou com uma performance dinâmica do Prof. Maciel Azevedo que integrou todo o público presente. A programação do Mosca está sendo realizada nos turnos da tarde e da noite.

Entre as apresentações da primeira noite está a peça de teatro Cena Convite, que foi encenada pelas alunas e atrizes Bruna e Layanne. A peça narrava a história de duas amigas que brincavam no campo, dotadas de inocência e felicidade, após brincarem descansam e fazem um piquenique, e durante esse intervalo conversam sobre memórias de suas infâncias, fazendo o público indagar se são crianças ou o eu lírico retorna a infância.

A apresentação de Bruna e Layanne contém um bom humor regional, com muitas expressões e gírias conterrâneas tocantinenses. Isso trás uma boa identificação por parte do público, que se sentiu representado. No final, na parte do dialogo sobre memorias também são resgatados vários signos que retomam a infância, como o lanche que estavam comendo, as histórias que contam e as risadas estridentes que crianças dão.

A apresentação também remete à oficina que ambas as atrizes ministraram, no dia seguinte, no caso na ultima quinta, (25/05), no período da tarde no Bloco B, que trata da memória resgatada. A Mosca continua suas programações com oficinas, debates e outras apresentações e finaliza, hoje, com festa temática na Serreal.