Search
quinta-feira 19 outubro 2017
  • :
  • :

As várias facetas do maestro, compositor e instrumentista Paulo Moura chegam ao Curta! em documentário exclusivo

A Segunda da Música, 5, às 22h30, conta um pouco da vida de um dos mais importantes instrumentistas do país, o músico Paulo Moura, através do documentário “Paulo Moura – Alma brasileira”. Morto em julho de 2010, o compositor e arranjador de choro, samba e jazz se consagrou no cenário musical brasileiro, tendo tocado com Ary Barroso, Dalva de Oliveira, Elis Regina, Milton Nascimento e Sérgio Mendes. Com trechos de entrevistas, registros filmados e escritos, a produção constrói um retrato completo do artista. O longa apresenta 25 canções do repertório de Paulo Moura, enquanto ele próprio dá mais detalhes sobre sua história no cenário musical brasileiro.

No novo inédito da segunda temporada da série “Incertezas Críticas”, na Quinta do Pensamento, 8, às 22h30, o crítico de arte, escritor e professor da Universidade de Columbia Jonathan Crary explica o poder destrutivo na economia atual e fala, também, sobre a internet e a alta velocidade característica do mundo contemporâneo.

SEGUNDA DA MÚSICA

Paulo Moura – Alma brasileira (Documentário)

O documentário apresenta uma trajetória musical e biográfica do músico Paulo Moura. O compositor e instrumentista está associado à história do choro brasileiro. Para captar a essência da sua obra, o diretor Eduardo Escorel economiza nos depoimentos e lança mão da música e do sentimento – presente, especialmente, na voz da viúva Halina Grynberg. Trechos “rejeitados” de entrevistas e momentos silenciosos gravados em turnês internacionais ajudam a trazer à tona o lado menos conhecido do artista e formar um retrato mais completo do artista. A produção reúne mais de 40 anos de registros filmados e escritos. O longa apresenta 25 canções do repertório do músico, enquanto o próprio Paulo Moura dá mais detalhes sobre sua história pessoal e no cenário musical brasileiro.

Diretor: Eduardo Escorel

Duração: 86 min.

Estreia: 05 de junho, segunda-feira, às 22h30.

Classificação: Livre

Horários alternativos:

Dia 06 de junho, terça-feira, às 2h30 e às 16h30;

Dia 07 de junho, quarta-feira, às 10h30;

Dia 10 de junho, sábado, 22h.