Search
segunda-feira 20 novembro 2017
  • :
  • :

Curta! apresenta oportunidades de coproduções internacionais no Rio Content Market

O Curta! vai marcar presença no Rio Content Market, maior evento de mercado do audiovisual da América Latina, que começou ontem, dia 8, no Rio de Janeiro.

A equipe de curadores do canal vai realizar 28 rodadas de negócios individuais com produtoras de todo o país, nos três dias do evento.

Já Julio Worcman, fundador e diretor do Curta!, participa da mesa sobre produções internacionais, na quinta-feira 9, explicando sua visão sobre o interesse estratégico e econômico das coproduções internacionais de documentários, através de três coproduções contratadas que espera exibir no Curta! até meados de 2018.

Para Worcman, estimular a formação de coproduções internacionais entre produtoras independentes brasileiras e de outros países justifica-se por pelo menos três importantes motivos: “ajuda a inserir a produção independente brasileira no mercado mundial de televisão; potencializa a criação de uma receita nacional em royalties de documentários; e, por fim, ainda sai mais barato, pois o Fundo Setorial do Audiovisual e canais gastam o correspondente apenas à parte brasileira dos orçamentos (em alguns casos até 20% do total), mas os conteúdos inteiros serão levados ao publico nacional, em todas as janelas de exibição”, avalia.

Os projetos apresentados pelo Curta! serão:

Série documental “1968 – O Despertar”, uma coprodução entre a Grifa Filmes e produtores da Alemanha e da França, sobre os eventos acontecidos no mundo entre 1965 e 1975, do Brasil ao Japão, passando pela Europa e pelos Estados Unidos. A expectativa é que a produção estreie no Brasil simultaneamente com o prime-time da Arte France e ZDF Arte.

O documentário “Haydee e o peixe voador”, dirigido pela chilena Pachi Bustos, revela o drama de Haydee Oberreuter, uma mulher buscando se despedir de seu filho, morto em seu ventre, durante atrozes sessões de tortura, há 40 anos. A obra é uma coprodução entre a Giros e o Chile, país coprodutor.

Parceria da Grifa Filmes com a Espanha, a outra coprodução internacional  é o documentário biográfico “Carmen Balcells”. O filme conta a história da agente literária catalã que tornou mundialmente famosos os autores do realismo fantástico, como Gabriel García Marquez e Mario Vargas Llosa.

O Curta! será a primeira janela de exibição, no Brasil,  das três coproduções internacionais.