Search
segunda-feira 20 novembro 2017
  • :
  • :

Abertas as inscrições para curso gratuito de Formação de Gestores e Conselheiros de Cultura

Estão abertas​, até o dia 31 deste mês, as inscrições para o Curso de Formação de Gestores e Conselheiros de Cultura​. O curso é oferecido pelo Ministério da Cultura​ (MinC)​, ​ através da Universidade Federal do Tocantins​ (UFT)​​,​  que conta ​ ainda​  com o apoio do governo do estado​.​ ​São  300 vagas para gestores, conselheiros e agentes promotores de cultura ​em todo o​  estado​. O curso tem duração de um semestre, é gratuito e semipresencial, sendo que a ​maioria das atividades serão realizadas através de uma plataforma digital.

O curso surge como instrumento de promoção de cultura no Tocantins e incentivo para a elaboração dos planos de cultura municipai​s​​, a fim de promover a​ integração ​ao​ Sistema Nacional de Cultura (SNC). Isso significa também a possibilidade de inserir o município em linhas de financiamento promovidas pelo Ministério da Cultura.

Conforme Luisa Galiza, coordenadora de Apoio aos Entes Federados e Formação de Gestores Culturais do MinC​,  os cursos de qualificação são fomentados desde 2009, a partir de então, diversos projetos já foram realizados no âmbito do Programa Nacional de Formação de Gestores e Conselheiros Culturais. O intuito é  que essas ações estejam coadunadas entre si e alinhadas ao SNC, compondo um trabalho colaborativo, contínuo e que esteja em constante acompanhamento”.

A UFT é a quarta universidade da região norte a receber o curso, que dentre as particularidades, oferta uma turma que será dedicada exclusivamente aos indígenas e quilombolas com abertura de chamada prevista para fevereiro e, seguindo regulamentação já existente na universidade, conta com a possibilidade de uso do nome social já no formulário de inscrição.

De acordo com a coordenadora do curso no Tocantins, Sandra Rodrigues, “Estabelecemos algumas metas a serem alcançadas, como representatividade dos municípios e aumento do número de adesão ao SNC, utilizando mecanismos específicos que caminhem ao encontro da diversidade tão característica do estado e que possibilitem uma integração dos gestores, conselheiros e agentes de cultura e necessidades reais da área.” considera​.

A assessora Técnica e de Planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Luara Aquino destaca que “a inclusão do Tocantins no Programa Nacional de Formação de Gestores e Conselheiros Culturais para o desenvolvimento do SNC,  é uma forma de dirigir o olhar das políticas públicas para região norte do país”.

Serviço

O quê: Curso de Formação de Gestores e Conselheiros de Cultura para o Desenvolvimento do SNC

Edital: http://docs.uft.edu.br/share/s/dU6Lm4fcSTKVl0vPDFH9HQ

Formulário de inscrição: https://sistemas.uft.edu.br/forms/239727