Search
terça-feira 12 dezembro 2017
  • :
  • :

Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura lançam livros em São Paulo

Em cerimônia no Sesc Belenzinho, Franklin Carvalho e Mário Rodrigues, autores que tiveram as obras selecionadas nas categorias Romance e Conto, participam de bate-papo com escritores e apresentam os livros publicados pela editora Record.

No dia 29 de novembro, Franklin Carvalho e Mário Rodrigues, vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2016, lançam seus livros em cerimônia no Sesc Belenzinho, em São Paulo. Ganhadores nas categorias Romance e Conto, respectivamente, os escritores apresentam os livros “Céus e Terra” e “Receita Para se Fazer um Monstro”, publicados pela Editora Record com tiragem inicial de 2.000 exemplares.

Durante a cerimônia de premiação, João Carrascoza, integrante da comissão julgadora na categoria conto, e Assis Brasil, integrante da comissão julgadora na categoria romance, participam de bate-papo sobre a criação literária no Brasil. A conversa será mediada pela jornalista Adriana Couto.  Em seguida, os ganhadores de 2016 participam de debate com Marta Barcellos e Sheila Smanyoto, vencedoras do ano passado. O evento contará ainda com leitura dramatizada de trechos dos livros vencedores.

O jornalista baiano Franklin Carvalho, 47 anos, vencedor na categoria Romance com “Céus e Terra”, é pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho e assessor de imprensa do Tribunal do Regional do Trabalho. O livro conta a história do menino Galego, que aos doze anos é convocado para salvar um cigano crucificado e acaba morrendo. Transcendendo a morte, Galego acompanhará uma família de pessoas bastante simples do sertão baiano, observando seus momentos de alegria e de dor, bem como o comportamento geral da cidade no que tange à religião e à morte.

O pernambucano de Garanhuns, Mário Rodrigues, 38 anos, é pós-graduado em língua portuguesa, professor de português, literatura e redação. Sua obra, “Receita para se fazer um monstro”, é uma coletânea de contos curtos que tem como inspiração inicial cenas da infância – em um recorte temporal bem específico dos anos 1980. A narração das brincadeiras, das descobertas, das personalidades e dos amores compõe um pano de fundo sentimental para quem viveu no início da década.

Sobre o Prêmio Sesc
Lançado pelo Sesc em 2003, o concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Até agora já foram revelados 23 novos autores. Além de inclui-los em programações literárias do Sesc, o Prêmio também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: os livros vencedores são publicados e distribuídos pela editora Record. Mais do que oferecer uma oportunidade aos novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro.

SERVIÇO:
Apresentação dos ganhadores do Prêmio Sesc de Literatura 2016
Dia:
29 de novembro de 2016
Local:
Sesc Belenzinho
Endereço:
R. Padre Adelino, 1000 – Belenzinho, São Paulo – SP

Programação:

19h: Abertura com o Diretor-Geral do Departamento Nacional, o Diretor Regional de São Paulo e o Editor Executivo da Record.

19h30: Bate-Papo com dois julgadores da Comissão Final da seleção do Prêmio Sesc de Literatura 2016.
Convidados: João Anzanello Carrascoza (SP) e Assis Brasil (RS)

20h30: Leitura de trechos dos livros dos vencedores.

20h40: Mesa composta pelos vencedores de 2016 e 2015.
21h30 às 22h30: coquetel (venda de livros e autógrafos).