Search
quarta-feira 18 julho 2018
  • :
  • :

Ação social e atividades lúdicas no Mês da Criança da DPE-TO

Fonte: DPE-TO (Cinthia Abreu)

O dia 12 de outubro – Dia das Crianças – está chegando, mas a comemoração especial para o público infantil na DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins acontece durante o mês todo. Diversas atividades voltadas para as crianças vão rechear a programação deste mês de outubro nas diversas unidades da Instituição. As atividades se iniciam nesta sexta-feira, 7, e seguem até o final do mês. Haverá Sexta Cultural, atividades lúdicas nas brinquedotecas com o projeto “Fazendo arte – Faça um Criança Sorrir”, doação de brinquedos em comunidades carentes da cidade, visita à Apae – Associação de Pais e Amigos do Excepcional e muito mais.

O foco da programação deste mês são os filhos dos Assistidos, por isso, a ação social é o principal elemento das atividades, através da atuação do Nudeca – Núcleo Especializado de Defesa da Criança e do Adolescente e das diretorias regionais. Neste, haverá programação nas brinquedotecas, doação de brinquedos para filhos de Assistidos, na Apae e, além disso, o Coral Canto Nobre (formado por Servidores da Instituição) visitará crianças em hospitais da Capital.

De acordo com a defensora pública Maria do Carmo Cota, as atividades foram desenvolvidas no intuito de resgatar a pureza das crianças, aliviando o sofrimento a que se sujeitam por circunstâncias alheias as suas vontades. “Crianças precisam viver a infância na plenitude, com estudos e brincadeiras para o seu desenvolvimento e a nossa ação pretende oportunizar um momento de descontração para elas”, defende Maria do Carmo.

Adote uma criança

A doação de brinquedos será possível graças ao projeto “Adote uma Criança”, realizado pelo Nudeca e equipe da brinquedoteca, nele a arrecadação de brinquedos é feita dentre os Servidores da Instituição e estudantes da Universidade Federal do Tocantins e Faculdade Católica do Tocantins para entregar às crianças filhos de Assistidos e em bairros carentes da Capital. Neste ano, serão beneficiadas as crianças do Instituto Restauração e Paz na Vila União, com ação no dia 8 de outubro; e no abrigo São Vicente de Paula no Setor Taquari e na Apae de Palmas, dia 11 de outubro.

As regionais do interior do Estado também contarão com atividades lúdicas nas atividades até o final de mês e em algumas unidades a doação de brinquedos. É o caso da diretoria regional de Gurupi, a unidade está arrecadando brinquedos para doações, até o dia 11 de outubro, na sede da Defensoria Pública em Gurupi. Os brinquedos serão doados para a Casa de Passagem de Gurupi.

Brinquedotecas

As brinquedotecas de Norte a Sul do Estado estarão especialmente decoradas para receber as crianças durante toda a semana com atividades lúdicas. Serão oferecidas oficina de pintura, contação de histórias, apresentações artísticas, cinema e muitas brincadeiras, através do projeto “Fazendo arte – Faça um Criança Sorrir”. O público alvo é formado por filhos de Assistidos e crianças do Abrigos Raio de Sol e Creche Sementinhas do Amor.  “Queremos proporcionar aos pequenos assistidos momentos de muita alegria e aprendizagem para contribuir com o desenvolvimento de diversas habilidades, além de fazer as crianças sorrirem”, define a gerente do projeto, Franceli Cavalcante. Além disso, haverá doação de brinquedos para os filhos dos Assistidos, doados por Servidores da Instituição.