Search
quarta-feira 18 outubro 2017
  • :
  • :

Cia Cenaberta ministra oficina de teatro na Capital

O ator Kaká Nogueira, presidente da Cia Cenaberta, ministra oficina de iniciação teatral nesta quinta-feira, 1º, para alunos do Ponto de Cultura Arte-Fato Centro de Criatividade, às 19h30. A iniciativa é mais uma ação da circulação nacional da Companhia de Pesquisas e Produções Artísticas – Cia. Cenaberta de Teatro, que oferece oficinas e apresentações teatrais em circulação por todo o País, com patrocínio do Ministério da Cultura e da empresa Gelnex, através da Lei Rouanet.

Conforme o artista, na oficina são abordadas questões como interpretação de texto, leitura dramática, projeção vocal, colocação do texto em cena e partituração cênica. A primeira etapa da oficina aconteceu na segunda-feira, 29, e a turma conta com 20 alunos. Em cada cidade onde o grupo passar, serão ministradas as oficinas de iniciação teatral. A circulação leva apresentação dos espetáculos “Dias Difíceis” – com Kaká Nogueira, Bell Gama e Thiago Omena, e “Torrenegra” – com Kaká Nogueira, Paulo Vieira e Thiago Omena. A apresentação em Palmas aconteceu no início do mês de agosto e o grupo ainda circulará por Araguaína (TO), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Goiânia (GO), sendo duas apresentações de cada espetáculo em cada cidade.

14203569_1038012586315087_251829665_o

Turnê

Conforme o presidente da Cia, Kaká Nogueira, com a turnê nacional, almeja-se o alcance de ao menos seis mil espectadores, bem como outros participantes diretos e indiretos, sendo que este conjunto de ações se vincula à necessidade de formação de plateia para o teatro brasileiro, compreendendo como espaço de convívio social e lazer, bem como instrumento de inclusão cultural.

Perfil

Natural de Miranorte, Tocantins, Kaká tem formação técnica-livre em teatro, tendo iniciado as atividades culturais em 1988 em Goiânia-GO, e posteriormente em 1995 em Miracema do Tocantins, quando integrou o elenco do Grupo Gente de Teatro, contudo é a partir de 2002 que tem como marco sua trajetória profissional no teatro, a partir da montagem do espetáculo Tupy or not tupy, do diretor goiano Maurí de Castro. É fundador e presidente da Cia. Cenaberta de Teatro, uma organização civil focada na pesquisa e na produção de espetáculos de artes cênicas. É especialista em Gestão de Políticas Culturais pela Universidade de Girona/Espanha, produtor, diretor teatral e dramaturgo. Atualmente dedica-se exclusivamente ao teatro e ao cinema.