Search
quarta-feira 17 outubro 2018
  • :
  • :

Maturando traz lançamento de livro e exposição fotográfica

Em comemoração aos seis anos da Lamira Artes Cênicas, a companhia realiza neste mês, o projeto “Maturando”. A iniciativa tem como proposta mostrar um pouco do universo do grupo, que em todo esse tempo vem trabalhando para disseminar sua arte no Tocantins e no Brasil. A programação, recheada de novidades culturais, conta com a exibição de um documentário sobre o processo de criação do “Olhai Por Nós”, novo espetáculo; lançamento de um livro com fotos sobre a trajetória do grupo profissional; uma Instalação e ainda uma temporada com apresentações de quatro montagens da Cia.

O Maturando, que será realizado de 30 de junho a 15 de julho, no Teatro Sesc Palmas, foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014.

Ao todo serão seis apresentações dos espetáculos, sendo uma gratuita e as outras com preços populares (R$20,00 inteira e R$10,00 meia). Além disso, vai ser oferecida oficina sobre o processo de criação da Lamira, desde o funcionamento artístico do grupo, até os desafios para sua manutenção e existência no Estado. A proposta é expor também as dificuldades, os desafios e a gestão dentro de uma área pouco conhecida, proporcionando uma troca de experiência entre os lamirianos e o público. “A oficina é para mostrar como foi nossa caminhada nesses seis anos, para fortalecer e incentivar outras pessoas em suas diversas áreas”, comentou a diretora geral da Cia. Carolina Galgane.

Ainda seguindo a programação, a Instalação traz uma manifestação fotográfica e um misto da ambientação dos espetáculos, com exposição dos cenários, figurinos e bastidores da Cia. No intuito de permitir ao público, o contato e a vivência da ambientação dos espetáculos, com exposição do cenário, figurino e preparação técnica e artística. O público será convidado a interagir e conhecer os bastidores da Cia, possibilitando o conhecimento de outras formas de arte e da equipe que a Lamira tem ou produz.

Já o lançamento do livro, que leva o mesmo nome do projeto, é uma coletânea de imagens registradas pela fotógrafa Flaviana OX, que acompanhou a Lamira durante esses seis anos. As fotografias contam o processo de criação dos espetáculos e também o registro das apresentações, bem como do publico presente e suas histórias.

Quanto ao documentário, o curta realizado pelos diretores André Araújo e Roberto Giovanetti expõem, poeticamente, parte do processo de montagem do espetáculo “Olhai Por Nós”. Além dos comentários dos artistas da Lamira, o filme expõe a percepção dos quatro diretores envolvidos no trabalho.

 Maturando

Carolina Galgane explica que o projeto surgiu com a vontade de comemorar seis anos de tudo que a Lamira fez. Não que a Cia. considere esse tempo uma quantidade extraordinária, mas esses anos foram importantes para o grupo em sua formação artística e fortalecimento de sua estrutura. “É muito difícil para nós existirmos, por isso esse tempo, mesmo relativamente curto, merece ser comemorado. O projeto veio para deixar evidente tudo que foi feito e o que ainda poderemos fazer”, frisou a diretora.

A Lamira acredita que reapresentar os espetáculos é também uma forma das pessoas verem novamente as montagens que foram pensadas com tanto zelo e preocupação, sempre em levar o melhor da arte ao público. Todos os espetáculos da Cia, já circularam por todo o País, mas foram poucas as oportunidades que a Lamira teve de se apresentar em Palmas.

Quanto à Instalação e o Livro, o grupo ressalta que foi uma maneira de mostrar o carinho recebido das pessoas e todo o trabalho artístico e fotográfico desses seis anos. “Nós queríamos muito registrar tudo isso que fizemos, que ouvimos, que despertamos, que emocionamos. Até mesmo para daqui a alguns anos, sob novas avaliações, referenciarmos o andamento de nosso trabalho. Sonhamos em chegar pra lá de 30, ou 50 anos de existência, mas para isso precisamos ultrapassar e comemorar nossos seis anos”, pondera Carolina.

 Programação:

 Dias 30 de junho ao dia 15 de julho:

Exposição aberta e gratuita no Foyer do Teatro Sesc Palmas (durante todo o horário de funcionamento do Sesc) e Exibição do Documentário, também aberto ao público e gratuito, no cine Sesc.

Dia 30 de junho

Neste dia haverá:

– Lançamento do Livro “Maturando”

– Abertura da Exposição: InterSeções,

– Lançamento e exibição do Documentário: Olhai Por Nós

– Oficina/Debate: Os (des)caminhos da Lamira: Manutenção de Grupos.

Dias 03, 04 e 05 de Julho

Espetáculo “Olhai por Nós”.

Horário: às 20h Domingo, Segunda e Terça-feira

Dia 06 de julho

Espetáculo “Do repente”. Abertura oficial do festival Mosca da UFT.

Local: UFT.

Horário 20h30.

Dia 07 de julho

Espetáculo “Fela da Gaita”

Local SESC TO

Horário 20h.

Dia 14 de julho

Espetáculo “Gibi”

Local SESC TO

Horário 20h.