Search
segunda-feira 11 dezembro 2017
  • :
  • :

Começa amanhã festival independente de monólogos

Começa neste sábado o 1º Festival de Monólogos de Palmas, trazendo para a cidade a apresentação de sete espetáculos teatrais de Palmas e Gurupi, além de oficinas e mesa-redonda com os artistas. A programação acontece em dois locais: o Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis e no espaço PorTão, localizado na 104 Sul, Rua 11.

A realização do Festival tem por objetivo suprir a necessidade de livre expressão do artista de teatro, criando um espaço de experimentação plena para o atuante, aprofundando sua autonomia de expressão. Toda programação pode ser conferida mais abaixo. Na programação, os espetáculos discutem o papel da mulher, a arte do ator, o empoderamento feminino e o papel do professor.

Para os artistas envolvidos no festival, trazer suas obras para o grande público de forma independente tende a criar um novo espaço de discussão sobre o fazer cênico. Brenno Jadvas, ator do monólogo A última gravação de Krapp, “o público poderá ter uma melhor compreensão de uma forma específica de construção cênica, a meu ver, pouco apresentada nos teatros do Tocantins.” Ainda segundo ele, é o primeiro festival de monólogos que vê acontecer no estado desde a sua chegada em 2009. Para Fernando França, diretor do grupo Motirõ de Gurupi, o festival propicia ao artista local uma “oportunidade de compartilhar obras da nova geração de artistas regionais e de artistas que a pouco tempo chegaram no estado que se veem exclusos mediante apoios governamentais e a supervalorização dos artistas pioneiros.”.

O Festival oferece várias atrações ao público. As apresentações serão realizadas diariamente às 20h no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes. Os ingressos (R$ 20) podem ser adquiridos na Revistaria Come Comics, na 103 Norte, Av. J.K., ao lado da Kia Motors. No domingo, na terça e na quinta pela manhã acontecerão oficinas para iniciantes, atores amadores e atores profissionais de teatro, o valor de inscrição é de R$ 5,00 e todas elas acontecem no PorTão (104 Sul, Rua 11, Lote 28). Na segunda-feira dia 13 acontecerá também, mas durante a tarde, uma mesa-redonda aberta ao público sobre dramaturgias pessoais. Nela, os artistas envolvidos no festival falarão mais profundamente sobre suas criações e discutirão a arte do ator.

Programação de espetáculos (sempre às 20h):

11/06 – Engenho de Histórias de Dona Passa

12/06 – A última gravação de Krapp

13/06 – A mais forte

14/06 – Tragédias de nossas vidas

15/06 – Mimagens

16/06 – O decote de Vênus

17/06 – Um ator

Sinopses, indicação etária e ficha técnica podem ser conferidas em www.tresmariasteatro.wordpress.com