Search
sábado 18 novembro 2017
  • :
  • :

8ª Semana Cultural do Jalapão acontece a partir de sexta

A comunidade de Brejo Fundo, povoado da zona rural de Rio Sono a 160 km de Palmas, já tem compromisso, 16 a 18 de junho, com a 8ª Semana Cultural do Jalapão, que traz em sua essência a valorização da cultura rural numa região escassa de manifestações artístico-culturais.

Com o propósito de popularizar as expressões culturais e artísticas, a chegada da semana cultural do Jalapão em Brejo Fundo este ano, é resultado de uma reivindicação da própria comunidade que se preocupou em se inserir nesse espaço de inclusão, convivência, expressão e crescimento.

Dinâmico, o evento organizado pela Associação Comunitária Terra Dourada, e coordenado pela cantora tocantinense Núbia Dourado, tem parceria com a comunidade escolar com o intuito de incentivar o interesse dos alunos pela arte e cultura tocantinense numa programação rica em oficinas culturais, apresentações musicais, palestras, exibição de filmes, entre outros.

A associação comunitária acredita ainda que, a cultura sustentável abre novos horizontes para a formação da juventude.

Segundo a cantora Núbia Dourado, a Semana Cultural do Jalapão visa se consolidar como um evento de resgate de bens culturais imateriais, valores humanos e sociais, capazes de fortalecer as manifestações artístico-culturais, e arte popular na região do Jalapão, além de promover intercâmbio regional.

O evento possui o formato que privilegia os espetáculos artísticos totalmente gratuitos e abertos ao público em geral, numa região onde o acesso aos bens culturais é restrito e escasso.

Existem muitos jovens em Brejo Fundo, esperando uma oportunidade para mostrar seus talentos. E nesta ação, o Sebrae que é parceiro da 8ª Semana Cultural do Jalapão, vai oferecer as mulheres artesãs e moradores do local, uma oficina de capacitação focada no cooperativismo. Todas as sugestões da programação foram discutidas de acordo com as necessidades da comunidade, constituída por mulheres artesãs que buscam se organizar e por talentos artísticos ainda desconhecidos na região.

Oficina de viola de buriti, amostra da cultura quilombola com participação da Companhia de Dança Tradicional do Grupo Quilombola Barra da Aroeira, apresentação da Companhia de Circo de Taquaruçu Trupe-Açu, apresentação de música popular regional, apresentações de grupos folclóricos, oficinas e palestras são algumas das atrações previstas para ocorrer nesses três dias na zona rural de Brejo Fundo.

Nesse sentido, faz se jus ao tema do evento “Valorização da cultura rural e seus reflexos”, que traz também em sua programação tocadores de viola de buriti e grupos de músicas que se apresentam pelas festas rurais.

Essa semana cultural do Jalapão que já está na sua oitava edição é um projeto de inclusão sociocultural, transformação e desenvolvimento do potencial humano idealizado pela Associação Comunitária Terra Dourada que surge voltado para os anseios de uma comunidade, buscando resgatar a cultura e cidadania, direcionando assim um trabalho de conscientização, tendo em vista a carência do local.

A cantora Núbia, idealizadora e coordenadora da 8ª Semana Cultural do Jalapão destaca também que o projeto tem como finalidade através do evento criar não somente um espaço de cultura e lazer, mas sim um momento reflexivo entre agentes culturais e comunidade, com foco nas políticas públicas que valorizam e incentivam esse resgate cultural, buscando também valorizar o artista, na expressão de seu trabalho.

O evento cultural tem patrocínio e apoio cultural do deputado estadual Wanderlei Barbosa e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura.

Semana Cultural_Brejo Fundo_Flyer2