Search
quarta-feira 22 novembro 2017
  • :
  • :

1º Festival de Monólogos de Palmas é aberto pelas Histórias de Dona Passa

Por Ian Teixeira (estudante de jornalismo-UFT)

O 1º Festival de Monólogos de Palmas acontece entre os dias 11 e 17 de junho, no teatro de bolso do Memorial Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis. Com curadoria do grupo Três Marias Teatro, a iniciativa oportuniza a atuação de artistas residentes no Tocantins bem como a apresentação de seus espetáculos solos ao público, promovendo o exame e prática político-pedagógica de expressões artísticas e fomentando atividades culturais no Estado.

Em seu primeiro dia de apresentação, o Festival trouxe o monólogo Engenho de Histórias de Dona Passa, apresentado por Renata Ferreira. Nos surpreendendo, Renata ganha aproximadamente 30 anos diante de nossos olhos, se valendo de uma rápida caracterização e, sobretudo, da sua capacidade artística de dramatização. Dona Passa é uma velhinha que carrega sinais constitutivos marcantes trazidos da região Sul do Brasil. De modo simbólico, está sempre contando causos, segundo as histórias e percepções dos antigos; “os antigos diziam que…”.

Em demonstração de deferência para com o seu público, ao final da sua apresentação, Renata falou um pouco de si, sobre a composição da personagem e se propôs a responder questionamentos da plateia. Catarinense de Florianópolis, contou que Dona Passa é resultado de um trabalho de inspiração etnográfica. Diz ser um arranjo feito a partir da observação de atributos que caracterizam um povo; “é um trabalho de construção poética em cima dessas marcas [características]”, completa. Ela conta também que, ao longo das mais de 300 apresentações já realizadas em diversos lugares, houve algumas mudanças na personagem e na forma de encenar o espetáculo.

Não somos feitos de átomos, somos feitos de histórias’; são as palavras de Renata parafraseando nosso caríssimo jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano. Foi compartilhando desse pensamento que acredito termos saído acrescidos humanamente de seu monólogo, reavivando em nosso imaginário a importância sociocultural destes eventos. Esperançosamente, aguardamos a história depois das histórias.

Os espetáculos acontecem sempre às 20h até o dia 17. Renata se apresentará novamente em outro monólogo intitulado Mimagens, na próxima quarta-feira (15). Os ingressos custam 20 reais e podem ser adquiridos no local, na revistaria Come Comics (Quadra 103 Norte, Avenida JK).