Search
terça-feira 12 dezembro 2017
  • :
  • :

Orquestra Sanfônica de Palmas homenageia Targino Gondim na próxima quinta feira

Assessoria Imprensa

foto TarginoQuando você ouve o trecho da música “Por isso eu vou na casa dela, ai, ai; Falar do meu amor pra ela, vai; Tá me esperando na janela, ai, ai; Não sei se vou me segurar”, logo vem à cabeça o cantor Gilberto Gil, né!?! Pois bem, essa música chama-se Esperando na Janela e é de autoria do talentoso e consagrado músico Targino Gondim. Esse grande clássico do forró  premiou o artista em 2001 com o Grammy e o primeiro lugar do Prêmio da Música Brasileira do mesmo ano.

Dentro da programação de sua turnê está a cidade de Palmas. O show comemorativo acontecerá no dia 13 de maio, na casa de eventos Villa Country e para tanto, a Orquestra Sinfônica de Palmas irá realizar uma homenagem ao artista no dia 12, às 14h, no auditório do Sebrae Tocantins.

De acordo com a diretora do projeto Orquestra Sânfonica de Palmas, Cleizenir Santos, a filarmônica é formada por 30 crianças tocando sanfona, triangulo e zabumba, todos alunos da escola municipal Beatriz Rodrigues. “Quando soubemos da presença do Targino Gondim em Palmas, ficamos muito emocionados, pois junto com Luiz Gonzaga e Dominguinhos ele é uma grande referência musical para nós, sendo assim não poderíamos perder a oportunidade de homenageá-lo e o Sebrae abraçou a nossa ideia abrindo as portas de sua Unidade para nossa apresentação”, explicou a coordenadora.

O superintendente do Sebrae, Omar Hennemann, explica que Targino Gondim além de sanfoneiro também é cantor, compositor, curador e criador, em parceria com Celso Carvalho, do Festival Internacional da Sanfona. “O Sebrae dentro de sua política de responsabilidade social abraçou esse projeto da Orquestra Sanfônica de Palmas, pois o forró é um ritmo popular e sua temática está ligada aos aspectos culturais e cotidianos da região Nordeste do Brasil, principalmente”, completou Omar.

A apresentação da Orquestra Sanfônica de Palmas terá entrada gratuita e mais informações podem ser obtidas pela Central de Relacionamento do Sebrae, através do 08005700800.

20 anos de Carreira e parcerias

A história de Targino Gondim iniciou na cidade de Juazeiro da Bahia, 500km da capital Salvador, lá ele  aprendeu a tocar sanfona e muito inspirado no maior ícone da sanfona, Luiz Gonzaga , já dedilhava acordes das suas músicas preferidas do Rei do Baião “A Vida do Viajante” e “Numa Sala de Rebôco”, além do clássico “Eu Só Quero Um Xodó” de Dominguinhos, mestre que tocou junto com Gondim em várias ocasiões.

Elba Ramalho ao conhecer o trabalho de Targino Gondim gravou a música “Pra se Aninhar”, que fez a cantora paraibana vender mais de 50 mil cópias de albúm. Venceu o Grammy 2001 com a canção “Esperando na Janela”, que também ganhou a voz de Gilberto Gil e deu ao artista espaço no longa brasileiro, “Eu, Tu, Eles”.

Durante turnê em Portugal, em novembro de 2007, Targino Gondim gravou especial para o canal – Música Brasil, exibido pela TVTEL da Rede Brasileira de Televisão Internacional (RBTI), para toda Europa. Em 2009 lançou o projeto Canções de Luiz, trabalho que lhe rendeu o prêmio de Melhor Cantor no 21º Prêmio da Música Brasileira 2010 (antigo Prêmio Tim de Música).

Durante o III Festival Internacional da Sanfona, lançou o seu primeiro CD instrumental Chorando Mais Eu, onde foram apresentadas aos participantes do festival as músicas: Adios Nonino, Libertango, Princesinha do Choro, Wave entre outras. Na oportunidade acompanharam Targino Gondim  os acordeonistas Hector Del Curto (Argentina), Oswaldinho do Acordeon e Renato Borghetti (Brasil).