Search
quarta-feira 18 julho 2018
  • :
  • :

Dia da Literatura Brasileira – Recorde-se de alguns clássicos de nossa literatura

O mês de maio começa bem! Neste domingo, 01, comemora-se o dia da Literatura Brasileira e, claro, o TOCult não iria ficar de fora da comemoração. A data foi escolhida em homenagem ao aniversario do romancista José de Alencar, que é um dos maiores representantes do romantismo no Brasil e um dos principais nomes da literatura nacional.

Listaremos quatro livros de Alencar, que todos deveriam ler.  Ao longo do dia, listaremos ainda, outros autores e obras brasileiras que acreditamos que todos  deveriam ler. Aproveite!

 

Diva

20160315-diva

É um romance urbano. Nele a heroína Emília, bela e rica filha mimada de um capitalista carioca fica dividida e confusa frente ao amor de Augusto.

 

A Viuvinha

a-viuvinha(1)

É uma estória de um jovem casal, Carolina e Jorge. Jorge é um jovem que foi criado por Sr. Almeida, mas para viver com Carolina precisa superar alguns percalços.

 

Senhora

Capa-do-Livro-Senhora

Senhora – Soberba e autoritária, a herdeira órfã Aurélia Camargo compra o amor do jovem burocrata Seixas. A luta de classes é encenada como luta de sexos no clássico do escritor cearense.

 

O Guarani

images (1)

A obra que lhe granjeou popularidade ao ser lançado em folhetim, era lido avidamente, até nas ruas, à luz dos lampiões. O romance conta a história de amor entre o índio Peri e a moça branca Ceci, tendo como cenário o Brasil do século XVII.

É importante ressaltar que nas suas obras, Alencar demonstra uma preocupação com a cultura nacional. Buscando retratar o Brasil através de diferentes temáticas: indianistas, regionalistas, históricas e urbanas. Nas narrativas urbanas, costuma fazer críticas à sociedade da época, em especial à desigualdade social. Boa leitura!