Search
sexta-feira 26 fevereiro 2021
  • :
  • :

Curta Metragem

claquete

Curta-metragem, ou simplesmente curta, é o nome que se dá a um filme de pequena duração, embora não haja um padrão consensual para o tempo máximo de um curta-metragem, a maioria dos festivais internacionais de curtas utiliza como referência filmes de até 30 ou 40 minutos. Alguns festivais pedem curtas de até 15 minutos. Pode ser um filminho de 30 segundos feito com uma câmera de celular, pode ser um filme feito em película de 20 minutos com um monte de figurantes e uma grandiosa equipe, pode ser ficção, documentário, animação, enfim é um pequeno filme que muitas vezes conta uma grande história.

Muitos cineastas iniciaram suas carreiras produzindo curtas metragens, o genial Pedro Almodóvar antes de se arriscar no cinema comercial, produziu uma série de curtas autorais, no Brasil só um foi lançado “Salomé” mas entre 1974 até 1978 ele lançou em torno de 11 curtas metragens.

O cineasta brasileiro Jorge Furtado produziu, dirigiu e roteirizou em torno de 15 curtas metragens, e em 1989 lançou o curta documentário “Ilha das Flores” premiadíssimo e muito elogiado mundo afora o filme foi eleito pela crítica européia como um dos 100 mais importantes curtas-metragens do século.

Um segmento que ganhou o mundo são coletâneas de curtas metragens de autoria de diferentes diretores. Começou sobre a cidade de Paris, foram 21 curtas que formaram o “Paris, je t’aime” (2006), depois veio o New York, I Love You” (2008) 10 diretores falam em pequenos curtas da metrópole que nunca dorme, misturando histórias de amor, humor e medo, e a cidade maravilhosa também entrou nessa, “Rio, eu te amo” (2013) reúne dez curtas de dez diretores brasileiros e internacionais. Cada uma das histórias revela um bairro e uma característica marcante da cidade maravilhosa.

Palmas também teve um filme nesta linha, o “Palmas, eu gosto de tu” (2014) rodado e produzido todo na capital do Tocantins, o longa é composto por seis diretores e seis histórias que se passam em diversos pontos conhecidos do palmense, como a Praia da Graciosa, Praça dos Girassóis e Taquaruçu. Realizado pela SuperOito Produções tem os diretores: André Araújo; Hélio Brito; Roberto Giovanetti, Wertem Nunes; Marcelo Silva e Eva Pereira.

Olha o trailer: