Search
terça-feira 12 dezembro 2017
  • :
  • :

Horóscopo Mensal – Abril de 2016

Áries:

ÁriesAmigo ariano, você tem sentido muita ansiedade, como não tem sentido há muito tempo. Tem sentido desde o último semestre de 2015 como se andasse sobre uma corda bamba sem pode recuar como se algo o puxasse e cada vez mais a corda está mais fina. E agora parece que está antando de pontas de dedos sobre um barbante. Isso tem sido agonizante. Sem drama algum, pode-se dizer que esta ansiedade tem tirado você de cena, arrasado com seu humor e lhe deixada a deriva num oceano de expectativas e divagações, onde cada ilha que você vislumbra é uma fata morgana (miragem no mar).

Você foi pego por dois eclipses que fizeram seu mundo tremer. O primeiro foi um eclipse total do Sol dia 08 de março. Ele foi o primeiro abalo sísmico. Ele aconteceu em Peixes, signo anterior ao seu e lhe obrigou a pensar no passado e no que fez até então. Essas reflexões foram ruins pois o eclipse aconteceu dentro de um stellium (conjunção de muito planetas). Juntos ao Sol e a Lua estavam Netuno (ilusões, fé), Mercúrio (mente, comunicação) Quíron (efeito placebo), Ceres (crítica e seletividade). E conjunto ao Eclipse estava o péssimo Nodo Sul. Assim um quadro de expectativas vagas, muita auto crítica, necessidade de fazer escolhas no escuro  e a sensação de que não dava mais para manter certas crenças ou comportamentos que não resolviam nada lhe pegaram em cheio. Após isso, o dia 23 houve outro ‘sacolejo’ só para aborrecer mais com o eclipse lunar que aconteceu no eixo exato de Áries e Libra. O Sol estava a 4° de Áries e a Lua a 4° de Libra. A situação foi particularmente tensa para você porque no eclipse, além de lançar a sombra da Terra sobre a Lua, o Sol também tornou Mercúrio combusto. Quais os efeitos? Bem, o Eixo Áries-Libra fala da relação Eu-Outro, sua vida e o mundo social ao redor. Estando a Lua (emoções e instinto) em Libra e sumindo sob a sombra da Terra, suas emoções foram toldadas e aquela oscilação entre conviver e ficar recluso que vinha acontecendo se agravou demasiadamente. Assim, se você pudesse fugir de casa só para se esconder debaixo de uma pedra, faria rapidinho. Este Sol em Áries naturalmente coloca você em evidência, pois reforça suas características: assertividade, pioneirismo, sinceridade, autoafirmação. Elas foram levadas a alta potência de modo que nem você se aguentou. O Mercúrio combusto confundiu o que você sente com o que deseja ou pensa, pois tais coisas podem ser bem distintas. E apesar de poucos dias atrás estar animado e com a mente tinindo essa virada o deixou desconcertado e com a sensação de que houve uma falha da sua parte ou você deixou algo escapar quando devia estar atento.

Tá mas e depois disso? Bem o momento das revelações e queda já aconteceu, contudo o retorno à luz não será fácil. O mês de abril começa com o Urano, iniciando uma conjunção temível com Éris, pois não se sabe o que pode acontecer ao certo. Éris é um planeta novo em nossos céus. Pelo que já se sabe, ele ocasiona situações de adequação e situações vexatórias. Urano por sua vez não é suave. Mercúrio começa o mês longe do Sol (graças à Deus) e entre Urano e Éris suscitando novamente um violento estímulo mental, mas ele não significa apenas vigor em prol de organização intelectiva. Evite discussões, elas correm o risco de ser ferozes como nunca. Por volta do dia 08 o Sol alcança Urano provocando sua combustão e uma sensação de que nada mudou ou adiantou. Como se as guinadas e medidas que você tomo não tivessem sortido efeito. Mas cuidado é apenas sensação! Aproveite-se de Urano, mesmo que ele esteja perdido na combustão entre o dia 08 e 09, este planeta fala de revoluções e coisas novas que vem como ondas de choque! Se disponha a fazer algo diferente do que tem feito, mas vá de coração aberto, tão aberto que você aceite as opiniões alheias mesmo que no fundo não concorde. Isso não será um atentado ao seu direito de escolher ou de pensar livremente, mas um exercício para escapar dessa cilada e colocar sua vida nos eixos. Os Eclipses agravaram uma situação que precisava mudar. E envolvido com Áries, ele costuma solapar justamente a base das suas vidas: liberdade de agir e opinião própria. Infelizmente terá de se abrir e deixar o fluxo de ambas livre recebendo mais do que de dando. A mente nos aprisiona no mundo que criamos, o seu entrou em colisão com novas perspectivas e terá de mudar. Meus Deus! Se pudesse imaginar o que posso falar sobre isso, caro ariano, mas há outros horóscopos. Portanto serei rápido nas últimas considerações: Marte (Luta) e Saturno (Obstáculos) estão juntos na casa 09 em sagitário (fé, viagens e estudos superiores). Eles são negativos: cobrarão, imporão, chamarão à luta e ao desvelamento de ideais e antigas crenças! Lua (Mãe e emoções) na 10 em Capricórnio com Plutão (Poder): situações profissionais com jogos de poder e sensação de divisão, perda ou sequestro de emoções. Elas estarão mergulhadas de tensão, tente relaxar fazendo algo realmente que lhe tire do centro dos problemas. Quanto á relacionamentos… Hunf, que mané relacionamentos! Muitos de vocês não estarão nessa vibe sequer para ouvir os problemas amorosos dos outros. Tenha calma e siga os conselhos dados. Nos vemos em maio.

Touro:

Touro Tempo de sublimar! Vesta está em Touro ocasionando um recolhimento interno para alguns, para outros de vocês será físico. Isso é uma medida para reavaliação e busca de novas atitudes. Existem coisas das quais você, faz tempo, não consegue se livrar e Vesta fala da necessidade de foco e recusa ou abandono de algo. Há aquela sensação de dejá vu desgostosa, ou então algo semelhante ao gosto da ressaca no dia seguinte, quando parece que você engoliu um pano sujo. Você está vivendo e tem coisas que estão em seu lugar, mas na composição do tudo, parece que ainda não há combinação. Meus Deus! Você luta tanto e não vê o alcance! Mas é porque há coisas que não dependem de você. Justamente por isso devem seguir como são ou não podem e nem devem ser mudadas. E você que já é tão lento para construir, moroso para decidir ainda fica lutando contra um temporal para manter de pé um castelo de areia. Deixe ir, recuse, abandone. Muitas vezes perdendo algo é que nos encontramos. Pense que você nasceu para algo melhor, porque há tanta coisa no mundo que obviamente sempre há algo melhor. Assim, se você está numa situação limite, aproveite pois este mês oferece a oportunidade de se livrar de algo ou de ter forças para finalmente sublimar algo, alguém ou alguma circunstância da vida. Assim você pode “recomeçar” e fazer melhor.

O Eclipse Solar de 08 de março ocorreu na sua casa 11 (projetos, méritos, amizades e grupos com os mesmos ideais). Imagine que o eclipse foi como um apito de aviso, que pretendia lhe preparar para voltar a buscar seus antigos projetos e sonhos deixados de lado, reavaliar amizades e lutar por merecimentos. Sua regente, Vênus (facilidades, beleza, valores) começa o mês dentro da casa 11, conjunta com o Nodo Sul (recrudescimento). Esse posicionamento não está bom para Vênus, mas em poucos dias ela estará livre tanto do Nodo quanto de Quíron que tende a criar paliativos para resolver coisas provisoriamente. Assim assuntos da casa 11 que você tem “dado um jeitinho” perderão valor e serão entraves. Assim você deve mudar ou abandonar ideais, amizades e alguns projetos em prol de coisas melhores. Tudo ia bem nesses assuntos até Vênus conjuntar o Nodo Sul e Quíron. Há um trígono entre Vesta e seu companheiro de signo, o grandioso e plácido Júpiter. Infelizmente ele ainda está retrógrado em Virgem na casa 05 (criatividade, diversão e filhos), e portanto oferece mais promessas do que realmente cumpre. Se você e sua esposa (ou marido) querem ter um filho aconselho a esperar a saída de Júpiter dessa retrogradação. Aqueles que possuem filhos estejam atentos, pois devido a diversão ou alguns exageros que você permite, eles podem adoecer de alguma moléstia inflamatória. Virgem fala sobre intestinos, assim junte os significados do signo e da casa para entender que: você deve ter cuidado com a alimentação das crianças, pois ela não pode ser apenas divertida ou prazerosa (comer porcarias). Isso vale também para você cuidado com lanchinhos gostosos e pouco saudáveis, Júpiter retrógrado em Virgem pode presenteá-lo com uma visita ao pronto socorro por falta de regramento alimentar. Na área da economia doméstica esse é um mês para economizar! Vocês devem se perguntar: “Caracas! Ele nunca diz que o tempo está bom para gastar! Sempre nos manda economizar e diz que o mês será apertado”. Bem obviamente se você é um taurino consciente, deve saber que o país está em crise e taurinos adoram gastar para o próprio conforto. Portanto, eu não tenho culpa, apenas estou interpretando o horóscopo. O regente da sua casa 2 é Mercúrio e ele começa o mês conjunto com Urano, daí fique atento para gastos inesperados, absurdos e esquisitos aos quais você será OBRIGADO a gastar, portanto economize e evite gastar por prazer. Assim você pode terminar abril sem estar confortavelmente sentado em dívidas.

Gêmeos:

Gêmeos Será um mês estranho, coisas inesperadas e bem diferentes daquilo que você encontra no seu cotidiano vão acontecer. Seu regente, Mercúrio está no meio de uma conjunção entre Urano e Éris. Éris é o novo planeta que causou uma grande confusão e obrigou a Ciência a refazer conceitos do Sistema Solar. Éris exige adequações e confrontamentos de temas espinhosos, bem como abre ocasiões para situações vexatórias; isso inclui vexames. Já Urano provoca quebras e guinadas repentinas, fazendo as coisas mudarem de direção num átimo. Como Mercúrio fala sobre mente e comunicação CUIDADO com a sua língua rápida e bem articulada para não começar o mês dizendo coisas que causarão problemas enormes e de resultado perigosos e inesperados. Urano e Éris causam revoluções e sem dúvida você não deseja ser o próximo Robespierre que vai perder a cabeça na guilhotina, certo?

Você estará ingressando em um projeto novo, algo de cunho profissional e bastante divertido, porque trabalho sem diversão não rola pra você! Nem precisa se preocupar com dinheiro, não vai ver a cor dele… ainda. Contudo, você mesmo está abrindo as portas para outras formas de lucro.  Isso é efeito do eclipse do dia 8 de março, veja a data e procure saber se você começou algo novo profissionalmente dias depois deste Eclipse solar. De certo modo ele é positivo, já que aconteceu na casa 10 (carreira). Ele ocasiona mudanças de esfera mas exige que você abra espaço na sua vida para essa coisa nova que está fazendo e que terá amplo alcance. Mesmo assim há coisas que você precisa acertar: as últimas tempestades familiares e emotivas passaram há pelos menos três meses e tudo está mais calmo, então pare de colocar a culpa de certas incapacidades em questões de cunho emotivo. Da mesma forma, assuma as posições que lhe são dadas, mesmo que num primeiro momento não seja o que você está esperando. Essa mania de só fazer o que gosta ou o que você entende é a pior maneira de mostrar seu lado profissional. O mundo tem mudado, as pessoas estão sendo obrigadas a se tornar factótuns. Assim duas regras das quais eu já falei anteriormente: Cresça e tome as rédeas de sua vida, não só para os momentos bons, quando você manda no seu direito de ir e vir, mas também para enfrentar obrigações consigo e com os outros. E seja realmente flexível ao invés de fazer isso só quando quer. Ninguém que conhece o signo de Gêmeos acredita quando você diz de forma engraçadinha: “Gente não consigo fazer isso ou aquilo!” Essa é a mentira mais descarada do geminiano, porque ele nasceu para conseguir fazer tudo.

No campo emotivo, alguns de vocês sentirão alguma pressão que vem se desenvolvendo desde o mês passado. Marte ingressou em Sagitário, na sua casa 07 (relacionamentos). Ele logo encontrará com o enfadonho Saturno que está retrógrado. Isso é sinal de discussões à vista e certo entraves na esfera de Saturno retrógrado: medo da maturidade que as relações exigem ou então necessidade de aceitar certos aspectos pouco coloridos da vida a dois. No âmbito da economia doméstica, Mercúrio e a Lua estarão regendo sua casa 02 através de Gêmeos e Câncer, que está todo dentro da casa 02. Como já disse Mercúrio está no meio de uma conjunção so crazy de Urano e Éris e a Lua está exilada em Capricórnio, conjunta a Plutão na casa 08 (perdas). Cuidado para não gastar errado, veja o valor dos bens que for adquirir ainda mais se forem de grande valor, pois o preço pode ser duplo e você pode pagar mais quando deveria pagar menos. E mantenha sua carteira do lado do coração, pois você pode vir literalmente a perder dinheiro na rua ou ser roubado.

Câncer:

CâncerAi amigo canceriano, as estrelas Menkalian e Betelgeuse continuam ascendendo na mesma latitude da entrada da sua casa 1, portanto vá aos dois últimos horóscopos e leia o que foi dito. Assim você poderá se precaver dos efeitos dessas duas estrelas. Ademais, o mês começa com tensões, Já que a Lua está exilada no signo oposto, Capricórnio conjunta com Plutão (que nunca é tranquilo). Há tensões advindas do seu mundo social imediato e também estão acontecendo dentro do seu relacionamento. Plutão sempre fala de jogos de poder. Como a Lua é praticamente refém dele então, você pode estar se sentindo refém do relacionamento ou refém do seu parceiro(a). Situações estranhas se desenrolarão durante abril, mas são apenas “onda de propagação” de algo que aconteceu no dia 31 de março.

O Eclipse do dia 08 passado também tem responsabilidade nisso já que andou afetando a natureza das suas crenças: o eclipse aconteceu na sua casa 09 (Fé, Filosofia, Universidade). Se você faz faculdade, obviamente consegue perceber as tensões ao redor que envolve aquilo que você realmente deseja fazer ou ser.  Para muitos o Eclipse deixou a sensação do tipo: “Sou uma fraude”, estou fazendo algo porque os outros querem e não porque quero. Ou então: estou acreditando porque querem que eu acredite e viva isso. Este mês será importante para os assuntos da casa 09, porque há muitos planetas complicados dentro da casa. Netuno (ilusões, decepções, entregas sem julgamento), Ceres (senso crítico), Quíron (paliativos) e Vênus (valores e prazer). Aproveite o mês para refletir se está seguindo o caminho certo, isto é: naquele em que realmente deseja seguir. Porque há uma necessidade imensa de mudar e crescer, mas você anda sufocando esta voz.

Não será este um daqueles momentos em que a Vida nos coloca numa encruzilhada, ó canceriano, não murmure nem fuja pelos lados. Tem coisas que temos decidir, o tempo de decidir já está escoando, mas ainda pode rever.  A Lua está no signo oposto, junta com Plutão, então você todo um Mundo de tensões sociais que querem algo de você que talvez você não queira. O modo como sua vida social gira ao seu redor e seu relacionamento, vão acabar mudando, de acordo com sua escolha. Isso é inevitável, e você pode perder muito com isso, mas no espaço deixado por este “muito” perdido, muita coisa nova e boa vai caber também. Ou então permanecerão os mesmos: continuando a lhe sufocar. É tempo de buscar equilíbrio emocional para se livrar de algo que está lhe consumindo e para isso deve pensar bastante, mas não se recuse a fazer isso, não fuja mais. Faça as perguntas para si mesmo: É nisso que você acredita? É neste lugar que (fisicamente) você deseja estar? Não precisa mudar de paisagem? Está obtendo o que deseja? Alcançou o que pretendia? Isso lhe agrada? Você realmente tem um porto seguro? Isso é o que você deseja para sua Vida?

Este processo será longo, mas precisa ser iniciado, pois muita coisa deverá mudar. O que você não pode é deixar o barco seguir sem comandar. Mercúrio faz uma conjunção com Urano e Éris, dois planetas rebeldes e que provocam mudanças, aproveite isso (claro que com cuidado) para pensar sobre: oportunidades novas, nova hierarquia de interesses e valores da sua vida, mudança de filosofia, mudança do lugar onde vive. Pode parece que pouca coisa mudará até o início de maio, mas não! Planejar e tomar decisões já é muito. Contudo, só da metade de abril para maio é que você se sentirá forte e decido para agir.

Leão:

LeãoAmigo leonino o Eclipse de 08 de março é o que tem movido e alimentado este pequeno temor que você tem sentido. Mesmo começando o mês de abril de forma animada e bem disposta, essas ondas de medo têm batido contra seus pilares de segurança e o instinto lhe obriga a pensar que mesmo estando tudo tranquilo algo vai mudar, se é que já não mudou.

Todavia sua vontade não se atenuará ou dará lugar ao medo pleno. Afinal de contas o trânsito de Mercúrio por Peixes já passou e a comunicação vaga e intermitente dá lugar a um discurso assertivo, forte e posicionado, como é comum a Mercúrio em Áries. Além disso, haverá um aprofundamento incomum da busca de autoconhecimento que você já estava vivendo. Mas agora se volta para o horizonte ao alcance das mãos e o horizonte que a vista alcança. O que quero dizer é: Mercúrio agora está em Áries na casa 09 (fé, filosofia e ensino superior) provoca essa busca de conhecimento para conhecer a si mesmo, só que além: numa universidade, numa nova crença, numa viagem distante. Se você tem planejado uma faculdade ou uma nova faculdade, essa é a melhor ocasião. Muitos estão planejando uma viagem já faz tempo, porque esta vontade tem sido crescente e exigente. Este Mercúrio fará trígono ao Sol de muitos leoninos durante metade do mês alimentando esse desejo de Cons-Ciência.

 O Eclipse em Peixes incide justamente sobre a casa 08 (perdas, cobranças) e agora em abril a casa 08 está cheia de planetas. Deve-se observar principalmente Vênus, Netuno e Quíron. Vênus ocasiona a perda de facilidades, um desequilíbrio ético e até a perda de um amor. Cuidado com a forma como conduz sua vida, seja ético para que as portas continuem abertas para você. Vênus facilita tudo quando bem colocada, mas nesta posição fica bastante aflita. Já Netuno e Quíron parecem inofensivos, mas podem ser bastante perigosos. Neste caso Netuno ocasiona um desencanto de alguma fantasia que você estava vivendo, como a casa 08 representa o produto resultante das coisas feitas na casa 07, e também pode significar o uso dos bens de um parceiro. Se você goza dos benefícios dos bens de outro, isso pode acabar. Quíron não está muito distante, já que na casa 08 ele ocasiona o desengano de coisa que você usava para resolver provisoriamente uma situação.

Desde 05 de março Marte ingressou em Sagitário, ocasionando a partir deste signo uma reação positiva do Sol de alguns leoninos, assim como Mercúrio em Áries. Todos são signos de fogo e daí é que vem o ânimo e o gás que você sentirá este mês. Fazia bastante tempo que você não se sentia assim. E como foi dito anteriormente o início de 2016 seria bem diferente do final de 2015 quando suas forças, emotividade e bem estar pessoal foram minados durante vários meses. Marte e Mercúrio estão realizando um posicionamento interessante. Cada um está no signo de fogo que rege a casa do outro. O trânsito de Marte em Sagitário estimulará sua criatividade o desejo de ser feliz e de se divertir. Muitos (os casados) terão o desejo poderoso de ter filhos com base na vontade de “ensinar” a outrem como é a vida ou simplesmente porque chegou o momento de prolongar sua existência na vida de outro. Esse desejo vibrante e ansioso, que é comum a Marte pode ser utilizado por aqueles que têm dons artísticos para produzir bem e rápido em grande escala. Falando assim até parece que arte é algo industrial, mas a força de Marte se revela sempre como o disparo de um gatilho.

Virgem:

VirgemOlá amigo virginiano! Você tem vivido desde março uma situação íntima bastante paradoxal: de um lado o recrudescimento ocasionado por Júpiter exilado e retrógrado em Virgem e do outro a força propícia e positiva da estrela Regulus no Ascendente – casa 01 (o Eu e a Saúde) Se você está por fora desses efeitos, recomendo que leia antes o horóscopo de março, pois as situações descritas nele se prologarão até maio. No caso da retrogradação de Júpiter, só irá até 11 de maio, mais precisamente. E não bastando o que já está acontecendo, agora você deve encarar os efeitos de um eclipse solar que ocorreu em 08 de março. Soma-se ao conflito provocado por Júpiter retrógrado e Regulus uma mudança comportamental exigida de fora, isto porque o eclipse aconteceu na sua casa 07 (mundo social e os outros). Agora você se sente abalado nas suas ambições e sofrendo da falibilidade da fé em si mesmo.

Essa alquimia pesada e irreversível levará obviamente a algumas mudanças que você desejava e outras pelas quais não esperava. O eclipse provoca uma alteração de status quo dentro de seu mundo social, assim como de várias reconfigurações nas suas relações. A amorosa principalmente, por seu caráter mais íntimo, mostrará isso mais rápido. Desde de 08 de março você já percebeu isso. E de muitas maneiras tem sido incômodo, já que desde o último semestre do ano passado você navegava numa ascendente profissional e econômica. Pode não ter acontecido em maio, mas agora, com Vênus em aspecto com o Nodo Sul nos primeiro dias do mês, você também sentirá um abalado econômico, mas nada que adie seus planos de voar alto. O caráter desses acontecimentos econômicos também está relacionado com a casa 07, onde está Vênus. O conselho a seguir é: aquilo que você juntou do seu rico dinheiro, deve ficar guardado até a segunda quinzena do mês. Portanto, só faça gastos necessários. E se você tem projetos profissionais que envolvam dinheiro, esperar, senão vai gastar desastrosamente. Evite sociedades, sociedades com o parceiro (a) amoroso! Mas se não conseguiu evitar e já está numa sociedade, segure seu capital.

Não precisa temer o fim de suas realizações como já disse, mas você precisará ser cauteloso, pois seu mundo social e suas reações e ações dentro dele estão se alterando. Peixes possui uma tônica forte de sacrifício e abnegação. Talvez você precise servir a alguém ou algo antes de alcançar suas pretensões.

No âmbito familiar, cuidado com Marte, dentro de Sagitário na casa 04 (família). Sagitário é o signo mais violento do zodíaco e agora alberga o planeta mais violento. Soma-se a isso Saturno, velho e rabugento! Ele está retrógrado, portanto deu uma pausa nos obstáculos que estava suscitando no seio familiar, mas a proximidade de Marte ocasiona novas oportunidades de desacordo e aborrecimentos. Seja prudente e use isso a seu favor: se você está numa situação de abnegação e sacrifício em prol dos outros, comece pela família. Não se sinta o chefe, líder e dono de tudo, ainda mais porque pode haver outro acima de você na hierarquia familiar. Use a força de Marte para obter mais independência e maturidade (Saturno) aos olhos dos demais parentes. Saturno retrógrado na casa 04 pode indicar uma debilidade ocasional de seu pai, portanto você talvez tenha que assumir seu papel temporariamente, então não vire um déspota ou um ditador. Isso é ajuda e não entrega de domínio.

Libra:

LibraMeu caro libriano, as estrelas fixas Menkalinan continua conjuntas com a entrada da casa 10 (carreira, sucesso e o que você mostra ao Mundo). Portanto olhe o horóscopo de março e relembre seus efeitos, pois eles perdurarão durante todo abril. Mas não bastando Menkalinan agora há também a vermelha Betelgeuse, estrela do onde de Orion, brilhando também na entrada da casa 10. Betelgeuse também é poderosa e perigosa como Menkalinan devido ao seu brilho ígneo, contudo, bem posicionada como está ocasiona: autoconfiança e arrogância; certa inconstância emocional. Ela concede muita prosperidade no comércio e em particular quando se faz viagens ao exterior. Culminando, como faz agora, ocasiona fortuna vinda da vida militar, comando, invenção, criatividade. Aos artistas ajuda na perfeição das artes, aos sábios enriquece com mais ciências.

Após essa introdução, vamos discorrer sobre seu mês. É tempo de escolhas (na verdade sempre é tempo de escolha!), mas agora situações bem significativas se apresentarão. A mais importante será escolher abdicar um pouco do seu protagonismo. Antes do fim de 2015, houve oportunidade de você ganhar mais independência no seio familiar, no trabalho e na sua vida social. Crescer como pessoa e ter liberdade de ir e vir, todavia agora é hora de frear um pouco. Isso deve acontecer para que você mantenha a flexibilidade mental e ganhe flexibilidade entendendo que a Vida é como um jogo de partidas: Numa partida começamos com a bola e na outra não. Isso é muito importante porque o Eclipse Solar de 08 de março aconteceu dentro da sua casa 06 (mordomia e cotidiano). Mas o que quero dizer com mordomia? Bem, ela é uma coisa pouco entendia hoje tem o significado de ficar por conta, “numa boa”, mas também quer dizer originalmente a arte de servir aos outros por vontade própria. Na Antiguidade e Época da Escravidão a casa 06 falava sobre escravos e escravidão, ela ainda preserva este significado, mas hoje a escravidão não é algo evidente nas grandes culturas ocidentais. Um novo modo de trabalho surgiu com o proletário que é o servidor pago. Assim este eclipse solicita sua mordomia. Como Vênus está na casa 06, aflita por uma conjunção com o Nodo Sul, talvez ocorram problemas de saúde com seu parceiro (a) e seja necessário a você dedicar-se com bastante mordomia. Entretanto muito deve se preparar para alguns abalos na vida social e nos relacionamentos. O Sol inicia o mês na sua casa 07, e além dele há Mercúrio conjunto com Urano (reviravoltas) e Éris (imposições e controvérsias). Junto com estes planetas lentos Mercúrio pode ocasionar uma comunicação confusa. Você pode dizer coisas sem pensar, desdizer, entrar em controvérsias se obrigado a se retratar, então seja pudente e fala pouco na primeira semana do mês.

Contudo o mês inicia com estimulo à criatividade e a diversão com seus amigos, pois a Lua está na entrada da casa 05 e há nisso até a possibilidade de uma gravidez para quem anda planejando um filho! Esta Lua também sugere que você encontrará diversão entre crianças e nessa ocasião a mordomia pode estar envolvida num trabalho assistência com crianças. Dedique-se você só tem a ganhar. Geralmente quando servirmos de boa vontade, fazemos terapia e limpamos corpo e alma. . Pode não ser o que você queria este mês, tantos planos né! Mas com essas pequenas desilusões de casa 07 também virão satisfações! Só esteja atento para o dia 08 e o dia 09 quando o Sol obriga Urano a uma combustão, podendo fazer de você um déspota social com comportamentos inconvenientes.

Escorpião:

EscorpiãoÉ caro escorpiano, houve algumas turbulências no discurso da páscoa, não é? Marte está esquentando as coisas em Sagitário, signo que segue o seu e mesmo distante, provocou momentos de puro stress. Mas passou, pois realizando uma tênue conjunção com a entrada da casa 01, o Ascendente, está na estrela Miaplacidus, cujo nome quer dizer “águas calmas”. O novo tempo pelo qual você tanto ansiava chegou e os eclipses do mês passado foram significativos nessa mudança. O de 08 de março aconteceu dentro da casa 05 alterando bastante o modo como você encontra prazer na vida. O mês inicia com Vênus aflita pelo Nodo Sul dentro da casa 05, ocasionando alguns dias de tensão e aborrecimento, mas isso é por causa das novas coisas que entraram na sua vida e você ainda não se adaptou. Convenhamos, escorpianos e taurinos não gostam de mudanças abruptas e ter que se adaptar ao novo é um saco! Mas será rápido.

Aproveite para um filtrar energias (dita por mim essa frase parece patética, pois detesto jargões new age), mas é verdade, é momento de fazer novas interações e você deve deixar de lado certos padrões de comportamento e começar a criar outros. A vida como você conhecia mudou e não era o que você desejava? Bem, sempre estamos presos às escolhas que fazemos e junto com o bônus vem o ônus. Contudo a vida que você vivia já estava no limite e um novo e imenso horizonte de abre, principalmente na vida profissional. O momento é de mudanças na área profissional, novidades e você está buscando isso há meses. Será um mês de trabalho extra e você deve estar aberto a isso, e prepare-se também para trabalhar um pouco mais utilizando conhecimentos que você achava que não serviriam para nada! Vesta inicia o mês na casa 07 indicando recolhimento e sublimação dentro da vida social e de seus relacionamento. Recolha-se mas não abandone seu parceiro (a), para essa nova fase que começa na sua vida é importante purgar o convívio social.

É um período de novas provas e desafios da vida, nos quais você terá de descobrir novas capacidades, como se fosse um tipo de “jornada do herói” só que bem prosaica e proletária. Marte na sua casa 02 iniciou um trígono com o Sol que vai durar até a primeira metade da segunda quinzena do mês. Ambos em signo de fogo produzem ânimo e energia mental e física. E você vai precisar, pois o Sol está na casa 06 (servir). Há um ditado chinês que diz: “quando pequeno senta-te no banquinho que eu mandar, pois sendo grande sentará no trono que quiser”. Assim, se disponha a fazer tudo e aprender de tudo, pois há chances de mudar muito seus horizontes e amadurecer. Marte colocará seus valores em ação, tanto físicos quanto subjetivos, assim evite gastar. Mas trabalhe sua ética. Saturno está retrógrado na casa 02 sinal de recrudescimento. Na economia doméstica evite gastos desnecessários para conseguir poupar um pouco este mês. Na medida em que os dias seguirem, também haverá um trígono de Marte com Éris, Urano e Mercúrio, colocando você em situações externas positivas para mostrar seus talentos, mas evite falar muito para não ser incoerente nem controverso; Éris não é benéfica para Mercúrio numa conjunção na casa 06.

Sagitário:

Sagitário Eitá sagitariano! O Eclipse do dia 08 passado deu uma remexida significativa na sua vida familiar e na visão que você tinha sobre seu lar, pois ele aconteceu na sua casa 04 (Lar, Família). Se você é casado, obviamente consegue perceber as tensões ao redor que envolve o SER casal com o SER família. Para os solteiros com relacionamento isso ocasionará um descompasso entre o seio familiar e o seu relacionamento, e como o Eclipse é solar, os problemas demorarão a se resolver. Talvez a sua família não esteja satisfeita com seu namoro ou noivado. Se você e solteiro o resultado do eclipse é uma cobrança excessiva da família para que você conheça alguém (talvez imposto) ou saia a caça de alguém para constituir família. No caso dos cancerianos solteiros como há um problema familiar, talvez seja o momento de sair de casa e ter o seu canto ou conhecer alguém ou finalmente se casar com seu parceiro(a) possa ser a solução para os tormentos da vida familiar.

Tudo dentro de um horóscopo sempre tem dois lados, a casa 10 (carreira) ficou oposta a 04, local do Eclipse. Você viu oportunidade de mudar e até crescer, mas ficou “preso”, isso aconteceu porque Júpiter está exilado e retrógrado em Virgem, justamente na casa 10. Portanto você só tem expectativas, mas não consegue levar os projetos a cabo. Este posicionamento irritante de Júpiter ocorrerá até 11 de maio, assim paciência. Pelos menos no campo da carreira, seus problemas terão uma solução mais demorada. Todavia, fique atento a oportunidade e promessas, o fato de não se realizarem agora não significa que estão perdidas.

Será um ano rápido mesmo com Saturno em seu signo e acontecimentos profissionais e familiares podem deixa-lo confuso. Use o bom-senso, reflita antes de falar e confie em seus instintos.  Palas inicia o mês na entrada da casa 04, portanto, ficará sob sua responsabilidade resolver alguns problemas de família, talvez como intermediador, seja paciente e use de seu conhecimento adquirido recentemente, os velhos conselhos e experiências passadas não podem ser muito útil agora. Júpiter retrógrado rege sua casa 02 (valores) e você pode querer facilitar as coisas usando a mesma fórmula de sempre, não faça isso. Veja como Saturno tem amadurecido sua vida. E Como Marte lhe dará dinamismo mesmo usando recursos diferentes e tomando decisões novas no lugar daquelas que você já estava habituado, verá como novas oportunidade se abrirão. No seio familiar as coisas ficarão mais tranquilas e você será mais respeitado. No trabalho haverá mais acréscimo de confiança e até oportunidades de subir.  Ademais, uma falta de rotina, coisa que você não gosta muito, mas sente falta quando não tem, estava incomodando desde o início do ano, você está sentido que tinha algo ano passado que está faltando neste e ao olhar seu horóscopo é notável que isso tenha a ver com coisas do coração. Não falo de grandes amores, mas você estabeleceu um ritmo com alguém, uma vida cotidiana, e isso está fazendo muita falta. Maaass… mesmo assim você está meio desconectado, vivendo muito uma vibe só sua e mesmo com o Mercúrio na casa 05, e regendo a casa 07 (relacionamentos), sugerindo oportunidades de amor este mês, será difícil e frustrante para o seu novo amante tentar alcança-lo, entendê-lo e agradá-lo. Há indicativo de pessoas com atitude e personalidade que aparecerão, dê uma colher de chá e não fique fazendo aquele jogo “me prove que você é bom”. Talvez quem você estava esperando há tanto tempo finalmente apareça. Isso costuma acontecer quando não estamos nem aí. “O amor fica dando voltas ao nosso redor como um pássaro, quando não estamos interessados nele”, diz a cigana Carmen da ópera de Bizet. Enquanto essa pessoa não pintar, supra a necessidade de um cotidiano afetivo com seus amigos. Eles têm muito a lhe oferecer agora, pois Mercúrio o regente da casa 11 (amigos) estará este mês na casa 05 (diversão) conjunto com Urano (revoluções e coisas novas). Cuide apenas daquilo que você fala, pois nessa conjunção está também Éris (controvérsia).

Capricórnio:

CapricornioO mês de abril terá trinta dias de oportunidade para estabilizar os muitos projetos pessoais e profissionais que você tem posto em prática no momento. Será um mês muito ativo, do mesmo modo que o anterior, portanto prepare novamente o fôlego.  Isso é a prova de que aquilo que andava desejando está se realizando. O mês é especialmente seu, pois dia 1º começa com Capricórnio no Ascendente, assim será um mês de planejamento, estudo organização e alcance de objetivos para muitos capricornianos e pessoas de outros signos. O Sol levará luz aos assuntos da casa 04 (família e mãe) e durante este mês é provável que um de seus pais ou ambos sejam no foco de suas preocupações. Calma! Quando eu digo ‘preocupação’ vocês capricornianos tem mania de achar que ‘preocupação’ é um sinônimo estrito de ‘problema’, mas se enganam! Estou apenas dizendo que a família terá importância.

Mas agora falando realmente sobre problemas, vamos abordar a posição de Saturno retrógrado na casa 12. Seu regente está passando por uma aflição (retrógrado) com certa positividade, pois a casa 12 é um bom lugar para Saturno. Os problemas que surgem dessa retrogradação especial, numa casa de natureza sutil, são certos temores quanto à própria identidade e autoestima. Questões como: o que estou fazendo realmente é o que desejo? Estou agindo conforme minha natureza? Estou bem diante dos outros? Gostam de mim como sou? Bem isso é apenas um período, contudo Saturno tem mania de solidificar as coisas e pode fazer dessas impressões verdadeiras realidades. Lembre que quanto mais forte a sua identidade, e quanto melhor você se cuida, mais a vida flui a seu favor, mas os amigos lhe desejam o melhor e a vida amorosa e sexual será satisfatória. Deixe de ser duro consigo mesmo, suas cobranças pessoas podem ser a raiz dos problemas que muitos capricornianos estão vivenciando em suas relações amorosas. Eu já disse isso anteriormente: faça aquilo que lhe dá prazer, pois reafirma seus interesses e suas vontades. Se quiser, divida isso com seu parceiro (a), pois pode reorganizar sua vida íntima. Aqueles que estão sozinhos devem refletir da mesma maneira, quem sabe não está sozinho porque não aposta em si mesmo???

Especialmente este mês, além de Saturno retrógrado, Vênus começa o mês de abril, com uma aflição devida a uma conjunção com o Nodo Sul, entretanto estará também conjunta à entrada da casa 04 e novamente podemos ver a ênfase na família, mas com a acrescência das relações amorosas. Pode acontecer um afastamento emocional do seu parceiro (a). Isso pode ser interesse real dele (a) como também pode ser ocasionado pelo agravamento das suas demais necessidades para as quais você pode estar se dedicando ao máximo.  Aqueles que estão solteiros devem esperar pela segunda semana de abril para começar um namoro ou buscar um relacionamento, pois Vênus como está não oferece proveito algum para relações. Fique atento, pois não é o momento certo para deixar de lado sua vida relacional, há encontros muito positivos no horizonte para você neste mês, que se tornarão apoios indefectíveis no plano dos amores tanto quanto das amizades, pois Vênus estará regendo a casa 11 (amigos e méritos).

Para aqueles que estão fazendo faculdade ou envolvidos com universidade, a retrogradação de Júpiter na casa 09 (ensino superior) trará alguns atrasos e revisões indesejadas e exaustivas, pois o planeta segue aflito nesta casa até dia 11 de maio. Mas algo pode ser aproveitado dessa retrogradação joviana em Virgem: a importância de detalhar e organizar. Sem dúvida o efeito ‘ruim’ de Júpiter em virgem pode enriquecer sua vida academia, pois tem a capacidade de dividir e multiplicar as mesmas coisas, muito projetos parecidos e ao mesmo tempo diferentes podem ser colocados a seu dispor para movimentar ou dar continuidade.

Aquário:

AquárioCaros aquarianos o prazer pessoal que vocês têm de agir sempre com a razão  será colocado de lado neste mês, não por vontade própria, já aviso, mas por causa do potente eclipse do dia 08 de março, que se realizou na sua casa 02 (valores e dinheiro). Ademais muitos planetas estão reunidos ao redor do grau do eclipse fazendo reverberar a força mutável que este evento possui. Muitas das suas reações serão impulsivas contrastando com o que a ocasião realmente pedirá de você. No fundo estará o vislumbre claro de que você poderia fazer de outra forma ou poderia dizer de outra forma e que não está parecendo a “pessoa de sempre”.  É interessante que vocês aquariano tem a oportunidade de passar por isso, pois é justamente assim que os enxergamos daqui, do lado de fora.  Para o resto da Humanidade, vocês parecem agir de forma excessivamente intuitiva, quase como Peixes, com a diferença de que há uma lógica interna surpreendente, além de uma bela análise das situações. Emoções e irritações podem causar verdadeiras tempestades durante abril, se você não respirar fundo e pensar duas vezes.

 No âmbito da vida economia, o horóscopo deste mês é sumamente importante, há muito tempo, você não corre o risco de amealhar dívidas grandes ou de usar seu dinheiro de forma errada e excessiva! Sempre digo para terem cuidado. Aviso quando se deve gastar pouco ou economizar. Mas vocês aquarianos devem ficar muito atentos este mês, mas até do que os outros signos. O Nodo Sul (recrudescimento) está dentro da casa e com ele transitam planetas perigosos para o mundo da economia doméstica. Netuno e Quíron são verdadeiros escoadores de capital e Vênus está aflita já no começo do mês, mesmo que seja por pouco tempo. Ceres, que está bem pela casa, está aflita pelo signo, pois Peixes é seu exílio, daí que a organização e o método estão defasados. Seja cauteloso com seus planos e gastos.

No campo sentimental você pode ficar bastante defensivo e sensível e justamente por isso recomendo calma para tomar algumas decisões que exigirão de você um voto de Minerva. Mas se algo estava incomodando há algum tempo, este mês definitivamente trará soluções e respostas. Há algo irritante este mês, algo que você sabe que deve fazer, mas está adiando! Há muitos aquarianos, portanto, não posso dizer objetivamente o que é, mas posso direcionar e você perceberá do que estou falando. Há conflitos relativos à família, amigos e relações profissionais que são a raiz de muitas irritações e desse estranho comportamento irrefletido. Nos próximos dias oportunidades de tratar o problema de frente serão dadas a você, então aproveite e livre desse peso.

Com relação aos temas afetivos, você provavelmente se sentirá privado de expressar afetividade, obviamente por conta de toda a tensão que já vem vivenciando desde o dia do eclipse passado. O curioso é que nessas circunstâncias as pessoas que amamos acabam fazendo em público coisas que nos tiram do sério, mas dificilmente um aquariano perderá a paciência em publico, assim, você deixará para ferver dentro de casa, na intimidade do lar. Seja sutil como geralmente é comum à sua natureza e lembre-se que já anda irritado por força das circunstancias, e tente não ficar dando lições de moral no parceiro (a). Você já estará mais frio e distante do que é natural e brigando só vai piorar as coisas. Para os solteiros o mês está a favor de novas parcerias, mas deve-se esperar a segunda semana, quando Vênus estará bem distante do Nodo Sul, contudo o planeta entrará em seu signo de exílio – Áries, signo da impulsividade. Assim, reflita antes de tomar atitudes. Se deseja noivar, não faça uma grande festa gastando muito dinheiro. Se quiser sair para conhecer alguém não gaste com noitadas de marajá para causar boa impressão. Lembre-se é um mesmo de cautela monetária.

Peixes:

Ai ai ai… Estamos vivendo os dias pós PeixesEclipse Solar! É caro pisciano, o último eclipse total aconteceu no seu signo, isto é, dentro da sua casa 1 (Eu, saúde, vontade). Justamente no mês do aniversário de muitos piscianos ocasionando abertura para um novo ordenamento vital. Mês passado as coisas andaram mais orientadas para alguns de vocês. Essa turma verá uma oportunidade muito positiva no eclipse de enfim fazer engrenar a vida. Já os totalmente à deriva estão vivendo a sensação de vagar a ermo num barquinho no vasto oceano sem direções claras, assim como aconteceu com Ulisses na Odisséia e com Pi em As Aventuras de Pi.

É desconcertante observar que praticamente o que eu disse no mês passado serve para este mês também. Questões sobre identidade e direito de ir e vir estão colidindo com a situação e o valor do Outro na sua vida. Não é fácil começar este mês com tantos planetas. Dois dos seus regentes estão em Peixes: Vênus (regente da exaltação) e Netuno (regente do signo). Netuno está muito bem colocado e para muitos o eclipse só trará uma confirmação de rumo certo e uma grande mansidão e abertura de fluxo. Os peixinhos “perdidos” no meio da jornada que estão sendo batidos pelas ondas do Eclipse, mesmo assim podem usar os auspícios positivos de Netuno. Mas porque isso não está acontecendo? Em parte esta confusão é a falta de coragem para tomar as rédeas da vida!

Uma quadratura de Marte vinda da casa 10 pode afetar de forma relevante sua identidade profissional. Há em Marte uma exigência por iniciativas mais profundas e fundamentadas. Logo ele fará conjunção com Saturno que está retrógrado e pode ser que algo tenha que ser refeito ou projetado do início. O importante é que você precisa tomar a iniciativa. Marte segue em frente sempre e até retrógrado ele parece não recuar facilmente. Ele impõe-se a Netuno e estando este domiciliado, apesar das subjetividades, é capaz de corresponder, mas o esforço será grande. Será necessário expor-se ao chefe ou a alguma hierarquia de poder seja você do setor particular ou público e algo será colocado em suas mãos para manutenção, mas já sabemos que está ‘manutenção’ é na verdade fazer outro vez, novo e melhor. Este eclipse deixou sua intuição gritando, então a siga e aproveite que o Sol está na casa 02 (recursos e valores) e no dia 08 de abril fará conjunção com Urano e Mercúrio permitindo um vislumbre de formas originais para aplicação da inteligência. Contudo cuidado no setor da economia doméstica, este Urano pode dar reviravoltas com seu dinheiro. Se suas contas estão um bagunça, aproveita o Sol até dia 08 para organizar, pagar, negociar. Quando chegar dia 08 pare, pois Urano estará combusto. Só lá pelo dia 12, volte a fazer isso, para evitar problemas quanto a medidas pouco ortodoxas para resolver problemas financeiros.

Este Mercúrio vem de Peixes, onde as emoções eram a forma de comunicação, e agora em Áries ele está a disposição de Marte. Marte terá função importante em seu horóscopo este mês, pois dará o tom da forma de comunicação, que estará mais objetiva, prática e rápida, aproveite para desenrolar e conseguir se expressar claramente e organizar a mente. É possível que você posse planejar uma pequena viagem para casa de amigos íntimos numa cidade próxima em um dos fins de semana de abril e obter um refresco e quem sabe conversar com alguém que estar em melhor  sintonia que você. Está pessoa poderá ajudar trocando experiências.