Search
terça-feira 12 dezembro 2017
  • :
  • :

400 Anos sem Shakespeare e o Dia Mundial do Livro

Hoje hoje é uma data cheia de significado, pois se comemora o Dia Internacional do Livro e se completa o IV centenário de Shakespeare. Por isso o TOCult lança uma bela campanha sobre sete peças clássicas de Shakespeare, que são também livros clássicos do teatro universal. Há quatrocentos anos nasceu o maior teatrólogo do Mundo e um dos maiores nomes da Literatura Universal. Visite nossa página no Facebook e escolha uma das gravuras cujos temas são o teatro de Shakespeare. Ela foram criadas por grandes nomes da pintura como Sir Lawrence Alma-Tadema, Henry Fuseli (Fusli) e Gustav Pope. Nós as escolhemos porque foram inspiradas em sete peças magistrais do autor. Participe escolhendo uma e compartilhando no seu Face.

Romeu e Julieta – Nem precisa dizer muito todos conhecem a trágica e bela história de amor que é considerada a mais bonita da Literatura Universal;

Romeu e Julieta Tocult

Antônio e Cleópatra – Assim como Romeu e Julieta, está peça épica de Shakespeare fala sobre um dos maiores amores de Elizabeth Taylor Cleópatra, a mais fascinante rainha do Egito. Cheias de belíssimos diálogos e frases de amor primorosas, Antônio e Cleópatra mostra como é difícil decidir entre o Amor e o Poder. (como uma deusaaa…)

Antonio e Cleópatra shakespeare tocult

Um Sonho de Uma Noite de Verão – escrita como uma peça de núpcias, este clássico de Shakespeare é um clássico cujos personagens fazem parte da Mitologia Grega e do Folclore Inglês. As aventuras e desventuras de dois casais que decidem fugir para alcançar a felicidade conduzem ao mundo maravilhoso do rei e da rainha das fadas, Oberon e Titânia.

A Tempestade – Considerada por muito críticos a obra-prima de Shakespeare, A Tempestade fala da terrível vingança de Próspero conde italiano contra quem tramou-se a morte. Após escapar para uma ilha misteriosa e lá viver por muitos anos com sua filha Miranda e criaturas fantásticas como o elfo Ariel e o deformando Caliban, Próspero encontra uma oportunidade de se vingar, provocando uma tempestade que conduz o barco de seus inimigos à naufragar em sua ilha. Mal sabia ele que estaria ajudando sua filha Miranda a conhecer o verdadeiro amor.

Miranda_-_The_Tempest_John William Waterhouse

Otelo – O mouro Otelo é um homem feliz e rico, que é respeitado pelos cristãos. Contudo seu melhor amigo (e inimigo) Iago tem profunda inveja de sua felicidade e sorte. Para destruir a vida de Otelo, Iago o faz acreditar que sua fiel esposa Desdêmona não passa de uma adúltera. Com poderoso diálogos e profundas reflexões sobre a natureza humana, Otelo finda de maneira magistral e terrível.

Adolphe Weisz Otelo 2

O Rei Lear – Velho e tolo, Lear não consegue perceber que suas filhas mais velhas Goneril e Regan não passam de aduladoras interessadas e repartir seu reino. A mais nova, Cordélia demonstra toda o seu amor e sinceridade através da simplicidade, mas acaba sendo expulsa pelo pai. No fim Lear descobre como tudo teria sido diferente se tivesse entendido e acredita nas palavras de Cordélia, a única filha que o amava.

MacBeth – Considerada a peça maldita, que muitos companhias de teatro teme reproduzir, MacBeth é uma das mais sombrias e terríveis histórias de Shakespeare. Fala sobre a ambição destrutiva de MacBeth e sua esposa, nobres ingleses que trama para alcançar o trono e matar o rei. Após encontrar-se, numa noite tempestuosa, com três bruxas que preveem o futuro, MacBeth passa a acreditar piamente que se tornará rei. Mas ao invés de deixar que a vida siga seu caminho, ele incia uma série de crimes terríveis para realizar o destino.