Search
sábado 18 novembro 2017
  • :
  • :

Samba de Roda! Grupo Angoleiros do Samba apresenta Samba Chula e de Viola – Sábado em Taquaruçu

Angoleiros do Samba de Goiânia e Samba de Roda em Taquaruçu!!!!

O Samba de Roda é uma tradicional e importante expressão cultural da cultura afro brasileira e é reconhecida como patrimônio oral e imaterial pela UNESCO desde 2005.

Resistente principalmente na Bahia,  existem diferentes modalidades como o Samba Chula, Samba de Viola e Samba do Reconcavo, entre outros.
Neste sábado dia 09/04, Taquaruçu receberá o grupo Angoleiros do Samba de Goiânia, que existe desde 2011 e foi fundado por Mestre Vermelho, também fundador do grupo de capoeira Só Angola e presidente da Associação de Capoeira Angola do Estado de Goiás.
O grupo Angoleiros do Samba se dedica ao Samba Chula e ao Samba de Viola, composto por atabaques, pandeiros, cantores, cavaquinho e viola caipira, o ritmo e a energia das batidas somadas a interação dos cantos garante uma experiencia emocionante.
Se apresentam em Taquaruçu, no Circo Social Os Kaco que realiza um trabalho social, cultural e artístico com a comunidade.
Quando: 09 de Abril de 2016.
Onde: Circo Social Os Kaco (Antiga sede dos Pioneiros Mirins de Taquaruçu).
Horário: a partir das 19 horas.
Colaboração: R$ 5,00

Sobre o Samba de Roda:

É uma variante musical mais tradicional do samba, originário do estado Brasileiro da Bahia, surgindo provavelmente no  século XIX. O estilo musical normalmente é o afro-brasileiro , que é associado a uma dança, que por sua vez está ligada à capoeira. É tocado por um conjunto de pandeiro, atabaque, berimbau, viola e chocalho, acompanhado principalmente por canções e palmas. Possuí variações com cavaquinho. A manifestação cultural, na sua forma contemporânea, está presente em obras de compositores baianos como Dorival Caymmi, João Gilberto e Caetano Veloso. O Samba de Roda é patrimônio imaterial da UNESCO.

Sobre o 3ª Festival de Circo de Taquaruçu:

O Circo Social Os Kaco realiza o Festival de Circo de Taquaruçu e sua 3ª edição acontecerá de 23 a 29 de Maio no Distrito. Participem!
.
Fonte: Os Kaco.