Search
terça-feira 16 janeiro 2018
  • :
  • :

Dia Internacional da Mulher

Em 8 de março comemora-se o da Internacional da Mulher e além de flores e cartãozinho de empregadores, filhos, irmãos e maridos, é um dia que deve ser lembrado pelas mobilizações para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países.

8 de março é um dia para lembrarmos da luta pelos direitos da mulher, aos longos dos séculos e, principalmente, no século de XX, no qual as mobilizações de diversos grupos, tanto fora quanto no Brasil permitiram diversas conquistas, como: melhores condições de trabalhos, direito ao voto, dentre outros.

Logo, neste oito de março, a equipe do TO Cult parabeniza a todas mulheres guerreiras deste estado e país, que lutam rotineiramente contra a violência, abusos, assédios e as diversas agruras sofridas em um país extremamente machista e conservador e que, infelizmente, ainda é um bebê na valorização e garantia de direitos para a mulher.

Esta é reportagem especial para você, mulher, na qual lembramos todas as grandes mulheres, que assim como você, enfrentaram e enfrentam a violência do mundo.

Grandes mulheres brasileiras

Dandara (1664 – 1694)

reproducao_destaque_dandara

Esposa do Zumbi dos Palmares, foi uma guerreira feroz e brava defensora do quilombo. Suicidou-se para não voltar à condição de escrava.

 Chiquinha Gonzaga (1847 – 1935)

images (1)

Autora da primeira marcha carnavalesca, Ô Abre Alas, em 1899, primeira pianista de chorinho e primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, além de ter sido ativista do abolicionismo e do movimento republicano.

Aracy de Carvalho Guimarães Rosa (1908 – 2011)

 images (3)

Única brasileira homenageada no Museu do Holocausto, segunda esposa de Guimarães Rosa, salvou mais de 100 judeus na segunda guerra emitindo passaportes para entrada ilegal dos refugiados no Brasil.

Maria da Penha (1945)

download

A lutadora Maria da Penha foi vítima de violência praticada por seu ex-marido. Sua vida e luta inspiraram a lei de proteção das mulheres em casos de violência doméstica.

Tarsila do Amaral (1886 – 1973)

tarsila-do-amaral-3

Uma das maiores pintoras brasileiras, chocou na inauguração do movimento antropofágico com seu quadro Abaporu de 1928.

Orides Fontela (1940 – 1998)

images

Foi uma poetisa brasileira de tendência contemporânea. Publicou trabalhos no O Município, periódico de sua terra natal e no Suplemento Literário do jornal O Estado de S. Paulo.