Search
terça-feira 20 novembro 2018
  • :
  • :

19 de Março – Dia Nacional do Artesão! Parabéns aos mestres do encantamento!

O dia 19 de março é considerado no Brasil o dia nacional do artesão. 

Artesão é um profissional que fabrica produtos através de um processo manual ou com auxílio de ferramentas. Sua profissão usualmente requer algum tipo de habilidade ou conhecimento especializado na sua prática.

No período que antecede a Revolução Industrial a profissão está associada a produção artesanato ou em pequena escala de bens e produtos.

Neste período os artesões podiam se  associar em Guildas ou a Corporações de Oficios para assim obter vantagem competitiva sobre suas vendas.

No contexto contemporâneo, o artesão é aquele que produz itens de carácter funcional ou decorativo, conhecidos como artesanato, seja de maneira capitalista ou por hobby.

Considerando a forma de produção, o artesão pode ser:

Artesão-artista: é aquele que por sua criatividade, originalidade, graciosidade e perícia produz peças que provocam profundo sentimento de admiração naqueles que as observam. Exemplos: talhadores, gravadores, escultores, pintor, etc.

Artesão-artesão: é aquele que trabalha em série, muitas vezes com ajuda de ferramentas e mecanismos rudimentares, produzindo dezenas de peças, centrado mais no aspecto utilitário das peças que produz que em despertar no observador o sentimento de beleza. Cerâmica ornamentada produzida manualmente com ou sem torno de pé.

Artesão semi-industrial: é aquele que trabalhando a partir de moldes ou e de outros processos semi-industriais reproduz dezenas de peças iguais. Ex: peças utilitárias de cerâmica produzidas de forma semi-industrial (tigelas, jarros, jóias, potes etc).

Seja qual for o artesão a realidade é que muitos desses trabalhos manuais e minuciosos nos encantam de diversas formas.

A todos os artesões de Palmas, do Tocantins, do Brasil e do Mundo  o mais profundo respeito do site TOCult pelo seu oficio e pelas maravilhas nos enchem os olhos.

Sobre São José e o dia do Artesão.

Os artesãos comemoram sua data no dia de São José, padroeiro da categoria. A Bíblia usa a palavra tekton, que quer dizer “aquele que trabalha com as mãos”, para descrever a atividade do pai de Jesus Cristo, e que ele ensinou ao filho. De acordo com a tradição cristã, eles eram marceneiros. Naquela época, praticava-se o ofício de maneira artesanal, por isso a escolha do seu nome para proteger os que exercem essa profissão.